Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

#5 Assimile as críticas

Não é agradável ser criticado. O ser humano se tem em alta conta e sua intenção sempre é acertar. No entanto, quando estamos envolvidos na situação dificilmente temos isenção para olhar de fora e identificar onde estamos acertando ou errando. É nesse momento que as críticas alheias são fundamentais.

E como você pode aproveitá-las? Assimilando-as.

Você recebe críticas, e quando eu falo críticas não necessariamente são críticas negativas. Estou me referindo ao feedback. As pessoas dão feedback pra nós, falam se elas gostaram da nossa atitude, se não gostaram; se lhes agradou ou não aquele serviço que você prestou, se gostaram da maneira que você interagiu com o mundo, se não gostaram e nós precisamos assimilar as críticas.

Todas elas? Claro que não.

As pessoas falam muita porcaria, tem muita coisa que deveria entrar por um ouvido e sair pelo outro.

Então vou te ensinar uma técnica poderosa de saber diferenciar que crítica é interessante, qual feedback é importante você aprender, assimilar e utilizar na tua vida e mudar algumas coisas e qual feedback você tem que jogar no vaso sanitário e dar descarga, deixar ir embora.

Sabe como a gente diferencia um feedback interessante de outro improdutivo? De um jeito muito simples: dormindo uma noite com o feedback.

Como que é isso? Vamos lá.

Alguém te deu um feedback e na hora incomodou muito. Aliás, se acertou num ponto nevrálgico, numa ferida, incomoda mais ainda. E a tendência na maioria das pessoas e provavelmente essa tendência é sua também, é se justificar, explicar, dizer que está errado, que não é bem isso, que o outro não entendeu sua intenção, que não era nada disso. E quando você explica, justifica, responde, você joga fora o feedback. Isso não é legal, porque de repente no meio daquilo que foi dito, tem coisas até que não era bem assim, mas haviam coisas que você precisava aproveitar.

A dica é: incomodou? Então você precisa pensar sobre o feedback.

pensando critica

De que maneira?

Você vai dormir uma noite com aquele feedback; estou falando em 24 horas. Então se você recebeu um feedback as 5 da tarde, se alguém apontou alguma coisa que você precisa melhorar, você só pode se explicar as 5 da tarda do dia seguinte. Antes disso passe uma noite com aquele barulho. E é barulho mesmo, porque fica entalado na garganta, dá a impressão que você engoliu um sapo e tem até as perninhas atravessadas.

Acontece mais ou menos assim: você vai pra casa morrendo de raiva e diz “Que idiota aquela pessoa, como é que ela me diz uma coisa dessas, que imbecil, ela não entendeu nada.” Então você vai tomar um banho, aquela água quentinha caindo sobre você, vai te fazendo relaxar e aí você diz: “Que pessoa idiota aquela, mas pensando bem, até que tem um fundo de verdade naquilo que ela disse”. Aí você vai jantar, e enquanto janta a comida vai ajudando a empurrar o sapo que estava na sua garganta entalado, então você pensa, e aí diz: “Pensando bem, não é só bem no fundo; se eu avaliar, faço isso em algumas situações”.

Aí a raiva vai baixando e você pensa mais um pouquinho. Então assiste televisão, vai ler um livro, vai dormir, a raiva já diminuiu, você pensa de novo no feedback que recebeu e diz: “Olha posso confessar, pra dizer a verdade, não é que ela acertou na mosca? Continua sendo uma idiota, não tinha nada que ficar me provocando, mas tem razão.”

O que aconteceu?

A raiva diminuiu, e você conseguiu tirar o que tinha proveito e assimilar pra tua vida. Agora está preparado para fazer alguma mudança a partir do que ouviu. Agora se tem uma parte que não serviu ou até se nada serviu e você já passou uma noite com o barulho e viu que realmente não tem sentido, jogue fora, deixe ir embora o que foi dito. Que vá com Deus; descarte da sua vida, mas não antes de pensar por uma noite.

Porque se você ficar sendo reforçado no que é hoje e só tem amigos que dizem “Que legal o que você faz, muito bem, parabéns, você é ótimo, maravilhoso,” nunca vai mudar.  Se você não melhorar, a tua vida vai ficar do tamanho que ela está hoje e se por acaso você não está feliz com o tamanho que alguma área da tua vida tem hoje, você precisa ouvir coisas desagradáveis, para ver o que pode aproveitar e pular para um novo patamar. Simples assim.

É importante assimilar as críticas, as que podem somar para a sua vida e as outras, descartar. Isso vai te levar para um novo patamar de resultados, de sucesso e você vai ver o seu sonho se transformar em realidade.

Lembre-se de praticar o que estou ensinando; talvez hoje alguém te faça uma crítica e você vai ter que dormir com o barulho para poder separar o joio do trigo e ver o que é interessante. Assimilar não significa aceitar tudo. Tem muita gente sem noção que só produz lixo como feedback. Então a grande sacada é aproveitar as úteis e descartar as inúteis depois de uma noite dormindo com o barulho.

Assista aqui ao vídeo e relembre os principais pontos de hoje:

Cadastre-se em nosso site fique por dentro de dicas e aplicações incríveis!

Até á próxima!

 

Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top