[Evento] Marcia Luz promove palestra gratuita ao lado de Marcos Rossi
01/08/2017
[21ª Lição] Aprenda a Respeitar Opiniões Diferentes
03/08/2017

Apesar de escrever e fazer dezenas de vídeos sobre o poder da gratidão, percebo que muitas pessoas ainda não acreditam na influência positiva desse sentimento. Por isso, decidi vir aqui te mostrar que a ciência comprova: dizer um simples ‘obrigada!’ pode melhorar a sua saúde.

O ato de agradecer já traz por si só diversos benefícios, afinal, ele é um atestado de reconhecimento por algo que foi bom para você. E além disso, já percebeu que quando você agradece as situações fluem melhor? Isso porque você não responde com raiva, ódio ou agressividade, e sim com amor, e nada é mais poderoso do que emanar sentimentos positivos.

Quando agradecemos descartamos os pontos negativos da nossa vida, focamos a nossa atenção e energia para o que há de bom. E o mais bacana é que a gratidão não exige nada de nós, ela pode ser exercida através de coisas simples como agradecer pelo dia de sol ou chuva, por terem aberto a porta para você, pela sua saúde e pela sua vida.

 

Segundo a psicóloga Luciana Paiva, “Pessoas gratas tendem a ver a vida de uma forma mais positiva, o que proporciona uma tranquilidade revigorante. Além disso, possuem menor índice de ansiedade e agressividade“.

 

Quer saber como a ciência comprova os benefícios da gratidão? Confere só:

 

1 – Melhora a saúde do seu corpo

gratidao

Estudos comprovaram que pacientes que demostravam mais gratidão indicavam níveis menores biomarcadores inflamatórios, responsáveis por mostrar os níveis de inflamação no organismo. Além disso, foram analisados a melhora na qualidade do sono, bom humor e menos cansaço. A pesquisa foi realizada com 186 homens e mulheres pela Associação de Psicologia Americana, sendo publicada em abril de 2015.

 

2 – Melhora a saúde mental

 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade para Mulheres do Mississipi e da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, comprovaram que quando nos sentimos gratos pelas pessoas próximas a nós e por seus gestos de carinho, nossa saúde mental apresenta grandes quadros de melhora.

O estudo foi feito com pacientes que receberam algum tipo de transplante de órgãos. Essas pessoas foram dividias em dois grupos, onde o primeiro deveria escrever em um caderno os efeitos colaterais dos medicamentos que estavam tomando, sobre como se sentiam e o que esperavam do futuro. Já o segundo grupo respondeu as mesmas questões com o diferencial que tinham que listar cinco coisas ou pessoas pelas quais agradeciam todos os dias e o motivo.

Foi concluído após 21 dias de estudo, que os pacientes que listaram as razões pelas quais eram gratos simplesmente apresentaram uma melhora na saúde mental e bem estar geral. No entanto, os pacientes do primeiro grupo apresentaram queda na vitalidade.

 

3 – Ser grato te ajuda a fazer amigos

gratidão

A Universidade Australiana realizou um estudo que contou com a participação de 70 alunos. A tarefa de cada um deles era simples: aconselhar estudantes do ensino médio e dar dicas para que eles ingressassem na faculdade.

Os universitários então receberam de presente cartas desses supostos alunos os quais estavam ajudando, e grande parte delas estavam escritas palavras de agradecimento pela ajuda.

Através disso, os pesquisadores analisaram que os estudantes da faculdade estavam dispostos a passar o número de telefone e e-mail para manter contato com os alunos que lhes mandaram cartas simpáticas. Já os que receberam a mensagem sem as expressões de gratidão mostraram mais resistência ao passar seus dados.

Isso nos mostra que a gratidão facilita o começo de novos relacionamentos entre pessoas que jamais se viram.

 

4 – A gratidão deixa as pessoas felizes

gratidão

Como você se sente quando alguém que te agradece por algo de bom que você tenha feito? É um sentimento gostoso esse, não é mesmo? O de ser reconhecido e valorizar. Uma pesquisa realizada pela Universidade George Mason, nos Estados Unidos, observou que essa emoção gerada pela gratidão desperta o bem estar das pessoas e que é um ingrediente essencial para se ter uma vida feliz.

Para concluir a pesquisa, foram entrevistados universitários idosos e lhes foi pedido para descrever um episódio onde receberam um presente. O fato curioso é que as mulheres que participaram do estudo responderam sem ponderação se comparada aos homens.

Quando presente era dado por outro homem, os idosos entrevistados mostraram níveis mais negativos de emoções. O motivo? Nossa vida adulta é apenas um reflexo da nossa criação na infância e os homens são ensinados a controlar e esconder as emoções, ou seja, isso acaba influenciando na capacidade deles de se expressarem sem medo.

Homens vocês são livres para liberar essas emoções, ein?

 

5 – A gratidão pode ajudar a manter relacionamentos amorosos

gratidão

Você sabia que a gratidão pode ser utilizada até mesmo para esquentar o seu relacionamento? Tá precisando apimentar o namoro ou o casamento? Então olha só o que a Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos EUA, descobriu:

Foram selecionados 65 casais que estavam em relacionamentos duradouros, satisfatórios onde ambos eram comprometidos. Os pesquisadores então passaram a analisar os altos e baixos de cada par. O que constataram? Eles constaram que as alegrias e tristeza eram muito influenciadas pelo sentimento de gratidão de cada parceiro.

Para eles, o sentimento de gratidão, quando transmitido nas situações mais conflitantes, tem o poder de regenerar e dar manutenção aos relacionamentos amorosos.

 

6 – Agradecer combate a depressão

gratidão

Você sabia que a gratidão pode reduzir uma infinidade de pensamentos e emoções tóxicas que contaminam a sua mente? Inveja, raiva, rancor, magoa, tristeza, frustrações e arrependimentos. A lista é interminável e só de escrever esses nomes eu me sinto pesada. Agora, imagina sentir tudo isso de uma vez? Não há saúde que resista.

Robert Emmons, um dos maiores pesquisadores sobre o poder da gratidão, constatou que ser grato é um antídoto que pode ser utilizado na luta contra a depressão.

Praticando o ato de agradecer diariamente você trabalha o seu cérebro para que ele foque em pensamentos positivos que exalem amor, alegria, perdão e respeito.

 

7 – Dá um UP na sua autoestima

gratidão

Em 2004, o Journal of Applied Sport Pyschology realizou uma pesquisa onde a gratidão aumentou a autoestima de diversos atletas. Afinal, acreditar no próprio potencial influencia diretamente no desempenho de cada um.

Outros estudos apontam  que a gratidão reduz as comparações sociais. Sabe aquela história que a grama do vizinho é mais verde? Pode esquecer!Pessoas gratas sabem como apreciar as conquistas dos outros, dessa forma, sentimentos mesquinhos como a inveja, os ciúmes e a cobiça não ganham mais tanta evidência.

Se você saber mais sobre o que a gratidão pode fazer pela sua SAÚDE e pela sua vida, então eu recomendo que você acesse essa página. 

Curtiu o artigo de hoje? Então deixe o seu comentário para sabermos a sua opinião. Não esqueça de compartilhar com seus amigos. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo.

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99944-8609

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.