Exercício Simples e Prático para Sentir Gratidão
25/07/2017
compartilha
[Marcia Luz TV] Cuidado com o que você vê e compartilha
01/08/2017

Tem gente por aí que morre de medo de admitir que não conhece determinado assunto. É aquela famosa conversa: “Ah sabe aquela matéria que passou na TV?”, e mais que prontamente o indivíduo diz: “Seii, sim. Claro!”. Quando na verdade, não assistiu nada a respeito.

Parece uma tortura ter que dizer um simples – eu não sei –  ou um – não, eu não conheço. Pessoas que tomam essa atitude se acham muito espertas, quando na verdade estão perdendo uma oportunidade de conhecer algo novo.

Nenhum de nós sabe o suficiente sobre determinado assunto, e é isso que eu vim aqui te dizer através da 20ª Lição do Mestre Yoda.

paciência

 

– Abra a sua mente –

 Em outras ocasiões já conversamos sobre o quanto Yoda sempre insistiu em falar a respeito da importância do aprendizado. Para um dos seus grandes pupilos, Luck Skywalker, ele disse: “Em um lugar escuro nos encontramos e um pouco mais de conhecimento ilumina nosso caminho”.

Leia mais: Desapegue do velho e viva o novo 

Engraçado como muitas vezes nos sentimos donos da verdade. E quanto mais espertos achamos que somos, mais ignorantes nos tornamos. Não sei se você é esse tipo de pessoa, mas algumas tem a cabeça tão fechada que não conseguem aceitar novos princípios. E sabe por quê? Simplesmente por achar que já sabe o bastante ou por ser orgulhosa demais para admitir alguma maneira nova de pensar.

É mais ou menos assim: se eu não vi, não toquei, não escutei é porque não existe.

Resultado de imagem para GIFs luke skywalker

Isso me faz lembrar O Mito da Caverna, de Platão, que é uma das passagens mais famosas da história da Filosofia. Através dessa história ele faz um paradoxo sobre certos prisioneiros que, desde o nascimento, encontram-se acorrentados no interior de uma caverna. Essa possui uma pequena entrada por onde passa pouca luz, vinda de uma fogueira. Dessa forma, sobras são projetadas para dentro desse local, e é apenas isso que esses encarcerados conseguem ver.

Do outro lado da caverna se encontram pessoas que manipulam estatuetas de homens, plantas e animais. Como os prisioneiros não tem a mesma percepção de quem há fora do ambiente em que estão, imaginam que as sombras projetadas na parede são, de fato, as coisas em si. Assim, as sombras dos animais, para os prisioneiros, são de fato os animais.

mente

Ilustração – Mito da Caverna

É assim que você gostaria de viver? Como um preso que acha que conhece a realidade, quando na verdade vê apenas a sobram das coisas. Você deseja permanecer na escuridão da ignorância?

Lembre-se do que Yoda nos ensinou:

“Em um lugar escuro nos encontramos e um pouco mais de conhecimento ilumina nosso caminho”.

Seja humilde! Busque ampliar o seu conhecimento, permita-se descobrir coisas novas e entender mais a respeito do que já conhece. O mundo está sempre mudando. O que você achava certo em 1980 já não cabe mais nessa época que vivemos. Seja firme com seus princípios, mas não seja tolo ao ignorar essas transformações tão próximas e reais de todos.

Gostou do tema de hoje? Então, complemente seus novos conhecimentos dando play no vídeo abaixo:

Se  você curtiu o artigo de hoje, deixe o seu comentário para sabermos a sua opinião. Não esqueça de compartilhar com seus amigos. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo.

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99944-8609

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.