Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Acredite nos sonhos de seu filho, mesmo que mude diariamente.

E se eu te disser hoje: “acredite no sonho de seu filho, ainda que ele mude todos os dias.” Você vai achar que eu estou ficando louca? Como assim, Márcia? Se fiar no que diz uma criança? Vou te mostrar que sei muito bem do que estou falando. Me acompanhe.

filho-1

 

Este artigo hoje e para quem tem filhos, ou para quem tem crianças sob sua responsabilidade, seja seu papel de pai, educador ou cuidador. Todos, tenho certeza, estão acostumados a ver a criança mudar de opinião a cada cinco minutos. Muitos acabam não levando a sério o que eles falam, fazem brincadeiras até. E eles ficam muito zangados, não é verdade? O motivo para isto é que para uma criança o que ela vivencia em seu imaginário é tão importante quanto o que ela vivencia no mundo real.

 

 

O que você quer ser quando crescer?

Se você perguntar a uma criança: “o que você quer ser quando crescer?”

A resposta da criança irá variar conforme o dia, a hora, o lugar aonde ela está. Criança é assim mesmo! Vivem entre a realidade e a fantasia, e creem que tudo é possível. A cada dia seu filho fala: quero ser médico, ou jogador de futebol. Quero ser bailarina, professora, cientista…

filho-0

As respostas mudam mesmo! Por toda a infância, eles vão querer experimentar tudo o que admiram, e este é um dos motivos desta volatilidade de ideias. Faça um esforço e tente se lembrar de si mesmo nesta fase. Você era muito diferente?

 

E na adolescência?

Outra fase em que este turbilhão de ideias se apresenta é na adolescência. O papel deste jovem ser humano está mudando, tanto quanto seu corpo,  seus amigos e a forma de ver e se relacionar com o mundo. É compreensível que suas ideias mudem também. Na juventude, ao ter que escolher um curso superior e até mesmo quando entrar numa faculdade, seu filho pode querer parar de estudar e mudar do curso anteriormente escolhido, se descobre que o caminho não era aquele antes imaginado.

filho-4

Independente do sonho de seu filho, ou da idade que ele tenha, ou mesmo de quantas mudanças ele apresente em suas ideias e convicções, acredite nele! É essencial para um filho/ jovem ter pais, educadores e cuidadores que apostem nos sonhos deles, que acreditem e o validem. Expresse sempre, e a qualquer momento: Seja qual for a trajetória eu confio e acredito em você! Isto faz toda a diferença entre o sucesso e a autoconfiança que ele terá em todas as situações que enfrentar, no presente e no futuro.

 

A lição do filme “Mãos Talentosas”

Aprendi com o filme “Mãos Talentosas, a verdadeira história de Ben Carson” que expressar aos filhos que acredita neles é uma atitude poderosa. Esta história é verídica, e me marcou muito. Ben era de família muito pobre, e ele queria ser médico. Sua mãe era faxineira, analfabeta, e ele tornou-se um grande neurocirurgião. Em vários trechos do filme a mãe, apesar de todas as dificuldades, demonstrava que acreditava ardentemente nos filhos. Desde que Ben era pequenino, ela dizia:

tudo o que um ser humano é capaz de fazer, você também é capaz. Só que melhor!”

filho-6-1

Ela repetia esta frase a cada novo desafio de Ben, até mesmo na vida adulta, quando ele já cursava medicina. Ao sair da primeira neurocirurgia que o tornaria conhecido, sua mãe disse-lhe: “eu não falei? Tudo o que um ser humano…” e ele completou: “… é capaz de fazer, você também é capaz, só que melhor!”

 

Por que eu devo acreditar em meu filho?

Acredite nos seus filhos, alunos, tutelados, e ensine a eles a acreditarem em si mesmos. Somos a referência mais forte que eles tem nesta época de formação. Tudo o que falamos é lei aos olhos deles. Pense nisto sempre que dirigir-se a eles.

filho-2

Como referências, podemos marcar a vida deles de forma positiva ou negativa. A negativa é quando não acreditamos em seus sonhos. Desta forma nós os fazemos crer que não são capazes de realizá-los. Imagino que você não queira implantar isto na cabeça de ninguém, muito menos de um filho ou criança/jovem sob sua responsabilidade.

Podemos, entretanto, marcar suas vidas positivamente quando validamos seus sonhos, quando dizemos que eles são capazes, e quando damos ferramentas para que possam realizar seus sonhos com mais facilidade e segurança em si e no mundo que os rodeia.

 

A gratidão como uma ferramenta para o jovem e a criança

Pensando nisto, minha aluna do curso A Gratidão Transforma, Viviane Bonotto,  está ensinando ao filho a agradecer diariamente. Como aluna do curso, uma das atividades que proponho aos membros da comunidade secreta é fazer o Pote da Gratidão. Ao iniciar a prática, ela quis ensinar seu filho pequeno também. Resolveu que ele treinaria desde cedo a agradecer, acreditando nele mesmo e em suas potencialidades. Ele está crescendo já acreditando que o universo é sábio e próspero.

Diariamente, quando ele chega da escola, ela pergunta ao que ele quer agradecer. Como ele é muito pequeno, ela escreve para ele num papelzinho o que ele agradeceu verbalmente. O menino dobra o papelzinho e coloca no pote da gratidão dele, enquanto ela coloca seus agradecimentos no dela mesma. Para ele é uma diversão, e a mãe sempre o incentiva.

 

A nossa maior responsabilidade com um filho é o nosso legado

É responsabilidade dos pais apostar em seus filhos. É nobre da parte dos educadores e cuidadores incentivarem e validarem crianças e jovens sob sua tutela. Este fato faz uma enorme  diferença na trajetória deles. E se você puder ensiná-los desde muito cedo a agradecer, será um grande presente, um grande legado para a vida destes futuros adultos.

A gratidão é um comportamento que aprendemos com outras pessoas. Mas para que se torne um hábito, precisa ser praticado diariamente. Podemos criar este hábito com nossos filhos, ensinando-os a agradecerem por tudo o que tem,  tudo o que são e por tudo o que acontece.

filho-3

Por exemplo: levou lanche para a escola? Agradeça. Tem amigos para brincar? Agradeça. Foi elogiado pela professora? Agradeça. Chegou em casa e foi descansar? Agradeça.

Com adolescente não é diferente. Eles estão na fase de discordar, contestar, descobrir novos caminhos. Mas se você o ensina a acreditar em si mesmo, e agradecer a tudo o que tem – até mesmo a todos seus questionamentos, como uma mostra de que é inteligente, criativo etc- você consegue dar-lhe uma ferramenta para a vida, que lhe proporcionará uma abertura de caminhos impressionante!

Como um jovem adulto, seu filho pode também se deparar com mudanças de ideias e rumos. Mas será muito mais fácil se agradecer, por exemplo, por conseguir perceber naquele momento que aquele não era o caminho, e ainda poder alterar sua trajetória para algo com que se identifique mais. Acredite nele, mostre que a escolha faz parte da vida, e que devemos ser gratos por podermos escolher, e termos discernimento quanto ao que queremos ou não queremos para nossas vidas.

banner_a-gratidao-transforma

A gratidão como legado

Com a Gratidão em nosso dia a dia, conseguimos perceber que a vida é generosa. Se  passarmos isto para nossos filhos, eles estarão sendo treinados para verem a vida pelo lado otimista, compreensivo, usando seus recursos internos com potencial pleno.

Institua com eles, na rotina diária, escrever diariamente o que eles podem agradecer. Eles preencherão seus potes da Gratidão e criarão o hábito. Até o dia em que agradecer será tão natural quanto respirar, pois estará internalizado.

Pense no seu papel como pai ou mãe. Acredite em tudo o que seu filho disser, incentive-o a realizar bem aquilo que propuser. E dê-lhe uma ferramenta poderosa para atravessar períodos de adversidade. Dê-lhe de presente o hábito da Gratidão! Foi o que fez minha aluna do curso  A gratidão Transforma, para ajudar seu filho.

 

E neste mês teremos o Primeiro Congresso Mundial da Gratidão, totalmente gratuito, que eu criei pensando em cada um de vocês que me seguem aqui no blog, no meu canal do Youtube, nas lives do Facebook, seja meu aluno ou não. Veja agora o vídeo que preparei sobre este tema.

Se quiser receber mais textos como este, inscreva-se na nossa newsletter, clicando no link abaixo. Compartilhe com quem precisa, e vamos fazer juntos um mundo melhor!

BT_RECEBER

 

 

Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top