Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

“Adote um avô”, ação que leva amor e alegria aos asilos da Espanha

Jovens dedicam  tempo em trabalho voluntário com idosos

adote
Foto: Divulgação

Imagine você passar a sua vida cercado de pessoas, desfrutando de independência, criando seus filhos e netos. Agora, pense como seria chegar aos 70 anos e ser abandonado por todas as pessoas que ama para morar em um lugar onde não conhece ninguém. Infelizmente, o que mais vemos acontecer dia após dia, é o crescimento do número de idosos que passam a morar em asilos. Abandonados pelos familiares, esses velhinhos são obrigados a se acostumar com a solidão.

Para levar um pouco de amor, alegria e companhia às casas de repouso, foi criada a campanha Adopta Um Abuelo, ou “Adote um avô”, na Espanha. A ideia é envolver os jovens na causa para que visitem esses lares e “adotem” centenas de idosos.

adote
Foto: Divulgação

Sem fins lucrativos, a ação se espalhou pelo país desde 2014 e hoje virou uma instituição que conta com o apoio de 204 voluntários, distribuídos em sete clínicas em cinco cidades espanholas.

“Sabia que atualmente na Espanha há mais de 329 mil idosos vivendo em mais de 5 mil asilos?”, é o que diz Aberto Cabanes, um dos fundadores do projeto.

Ao El Mundo o, ele disse que a iniciativa nasceu em Madrid e depois foi implementada em outros municípios. “Tive a sorte de ser criado pelos meus avós e de aprender com eles valores impagáveis. Ninguém merece estar só. E nos lares há muita solidão”, explicou.

adote
Foto: Divulgação

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site da instituição.

Já imaginou que bacana nos inspirarmos nessa ideia e começarmos a implementá-la nos asilos aqui no Brasil? Em 2011, um estudo realizado pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgou que há mais de 20 milhões de idosos no país. São mais de 3 mil e 500 asilos, entre públicos e privados, que funcionam por aqui. Um sinal de que gente para ajudar é o que não falta.

Com surgiu o projeto “Adote um avô”?

adote
Foto: Divulgação

Tudo começou com Alberto Cabanes ao visitar seu avô em um lar de idosos. Lá, ele conheceu um senhor chamado Bernardo, que não tinha filhos e ansiava por companhia. Ao perceber quantos outros velhinhos se sentiam solitário, Cabanes lançou a ideia para que os jovens possam desfrutar da amizade e experiência das pessoas mais velhas.

“O objetivo de criar Adote um avô não é apenas para aliviar as horas solitárias dos nossos idosos, mas também para destacar a figura de todos os avôs e avós do mundo. Lembre-se que, graças a eles, hoje vivemos em um país desenvolvido em que podemos servir um copo de água da torneira, ligar a luz ou viajar confortavelmente de trem”, diz Alberto.

adote
Foto: Divulgação

E ainda completa: “Qualquer um que ler estas linhas, encorajo-vos a oferecer-se para fazer parte desta aventura, que não só tenta acompanhar os nossos idosos, mas para recuperar o valor e a dignidade da vida desses professores merecem.

Gostou? Deixe o seu comentário para sabermos a sua opinião. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo.

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99944-8609

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top