Brinque.
19/04/2016
É possível viver de Magic!
19/04/2016

Alegre o dia das pessoas.

Hoje vamos tratar de um tema muito especial. Vamos falar da importância de ALEGRAR O DIA DAS PESSOAS, que é o terceiro ensinamento do livro Peixe! Como motivar e gerar resultados, de autoria de Stephen LUNDIN.

alegre-o-dia-das-pessoas-1

Esse livro é baseado em um lugar real que é o Mercado de Peixe de Pike Place, em Seattle, EUA e que funciona de uma maneira muito diferente.

Sabe por quê?

Simplesmente porque os peixeiros descobriram a Filosofia do Peixe, perceberam que podiam trabalhar e se divertir, embora trabalhem em um lugar que não cheira exatamente a flores, cheio de escamas e tripas de peixe para todos os lados; ainda assim decidiram que a vida deles iria ser boa e que todos os clientes que passassem pelo Mercado de Peixe ficariam felizes também.

Toda Filosofia do Peixe se baseia em quatro princípios, que são os ensinamentos do Peixe os quais estou ensinando nessa série de artigos que comecei há 3 dias.

1 – O primeiro princípio é ESCOLHA A SUA ATITUDE;

2 – O segundo princípio é BRINQUE;

Se você não viu esses conteúdos volte aos artigos ou vídeos anteriores e confira.

E o princípio de hoje é:

3 – ALEGRE O DIA DAS PESSOAS.

Para ilustrar o que significa exatamente alegrar o dia das pessoas quero te contar sobre uma tradição que existe em uma tribo da África do Sul; eles se utilizam de um ritual poderoso que se chama Sawabona.

alegre o dia das pessoas 2

E o que quer dizer?

É um cumprimento onde se coloca a mão sobre o coração e o mais interessante é saber em quais contextos Sawabona é utilizada.

Nessa tribo, sempre que alguém, por algum motivo, comete alguma gafe, algum erro, faz alguma coisa que não deveria fazer, essa pessoa é colocada no meio de uma roda com todos em volta e com a mão no coração, praticando assim o Sawabona.

E com que intenções fazem isso?

É o seguinte: todos da tribo começam a dizer para aquela pessoa que está no meio da roda as qualidades que ela possui. No lugar de dar bronca, de julgá-la ou dizer que ela agiu errado, começam a falar: “Você é um excelente filho, um ótimo pai, uma pessoa trabalhadora, tem ajudado a nossa tribo em vários momentos, feito várias coisas corretamente” e lembram aquela pessoa de que ela é uma pessoa boa.

Por que eles fazem isso?

Porque todos nós, sem exceção, temos um lado bom e um lado ruim em nosso interior e se aquela pessoa cometeu alguma coisa que não deveria, significa que o seu lado ruim prevaleceu por alguns momentos.

Essa tribo entende que é preciso praticar o Sawabona para lembrar a essa pessoa que ela tem um lado bom muito melhor do que o ruim, sendo assim eles alimentam o lado bom e com isso a pessoa se recupera da falha que cometeu.

alegre o dia das pessoas 3

E o mais bonito de tudo é que o que eles querem dizer nesse momento é: “Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante para mim.”

E o nosso princípio do livro Peixe hoje é ALEGRE O DIA DAS PESSOAS.

Ao fazer isso, é como se você dissesse a elas “Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante para mim.”

Veja se esta não é uma forma encantadora de se relacionar com as pessoas que a vida colocar em seu caminho.

Então vamos recapitular a Filosofia do Peixe:

Primeiro princípio ESCOLHA A SUA ATITUDE, segundo princípio BRINQUE, ou seja, não leve a vida tão a sério e terceiro princípio ALEGRE O DIA DAS PESSOAS. Lembre-se: esses pequenos ensinamentos podem fazer a diferença na sua vida, dos seus familiares, dos seus amigos, dos seus colegas de trabalho e dos seus clientes.

Sawabona para você. “Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante para mim.”

E agora confira tudo isso no vídeo:

E para continuar tendo acesso a meus artigos e vídeos, inscreva-se agora na área vip de meu site.

botao-blog

 

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.