Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Ansiedade Social, você sabe o que é?

Já falei algumas vezes por aqui sobre ansiedade. Esse estado emocional é dividido em algumas ramificações, como crises e transtornos, ou dos estados normais até os mais graves. No entanto, nunca postei nada a respeito da ansiedade social e formas de tratamento, e é sobre isso que eu quero conversar com você hoje.

ansiedade social

A ansiedade social está muito mais relacionada ao medo de exposição em público. Essa “fobia” social pode ser expressada em algumas situações, como: falar em público, ir a algum evento com muitas pessoas, fazer entrevistas de emprego ou até mesmo encontrar conhecidos na rua.

Não sei se você sofre com algo do gênero, ou conhece alguém que tem esse medo. Geralmente, essa ansiedade ocorre quando a pessoa se sente observada e exposta pelos os outros. Dentro dela há um tipo de insegurança e preocupação por cometer algum erro, e principalmente um grande receio ao imaginar o que pensarão a seu respeito. A ansiedade social é muito mais do que um desconforto de estar no meio de uma multidão.

A ansiedade social também pode ser dividido em dois grupos:

  1. Subtipo generalizado, onde a pessoa tem medo de diversas situações onde precisa interagir com outros indivíduos.
  2. Subtipo restrito, onde a pessoa tem fobia de algumas situações mais específicas, como falar em público.

Claro que em algum momento da sua vida você poderá sentir algo do gênero. Seja receio de falar para muitas pessoas, como em uma palestra, ou de puxar assunto em um novo ambiente, isso faz parte de nós. Os sabotadores internos trabalham para que tenhamos visões e pensamentos negativos a respeito de quem somos. Por isso, é muito importante identificar qual distorção você está passando pela sua mente.

Por exemplo, há uma série de pensamentos exagerados que podem estar influenciando a ansiedade social que você possui:

  • Achar que está sendo o centro das atenções, quando as pessoas não estão olhando para você
  • Imaginar que estão te olhando criticamente, quando não estão. Geralmente, isso ocorre quando vamos falar em público.
  • Pensar que os outros conseguem perceber o seu estado interior, quando na verdade não estão.

 

A ansiedade social é um transtorno, uma fobia que afeta mais pessoas do que você imagina

ansiedade social

Deu para perceber? A  ansiedade social é uma fobia que está inteiramente relacionada com as lentes pelas quais você mesmo se vê. São seus próprios pensamentos que criam situações, muitas vezes, inexistentes.

É o resultado de um excesso e acúmulo de pensamentos ruins a respeito de quem você é e o que os outros podem achar de você. Quando na verdade ninguém ao seu redor está de fato prestando atenção em qualquer coisa a seu respeito.

As situações sociais são evitadas pela preocupação diária, e por você temer coisas que ainda nem aconteceram. É um comportamento que pode estar te afastando de muitas pessoas importantes e o pior, de oportunidades que poderiam transformar a sua vida.

 

A ansiedade social não está diretamente relacionada com a timidez

ansiedade socialEla representa do medo de situações hipotéticas.

Você pode muito bem ser uma pessoa tímida e introvertida, mas não ter nenhum problema relacionado a ansiedade. Simplesmente, você pode preferir a sua própria companhia do que qualquer tipo de interação com outras pessoas.

No entanto, se há alguma pré-disposição ao perfeccionismo, pode ser que você sofra com esse tipo transtorno de ansiedade. Isso, pelo simples fato de manter um padrão de expectativa muito alto. Você acha que pode ser o homem ou a mulher maravilha, que dará conta de fazer uma lista interminável de tarefas com a mais extrema aptidão, quando na verdade isso é impossível. Até mesmo os super-heróis falham. As pessoas erram.

Preciso que você entenda que esse padrão de comportamento tende a dar um foco excessivo as nossas falhas. Você já reparou que presta mais atenção aos seus defeitos do que suas qualidades? Tá certo que uma vez ou outra pisamos na bola, mas não é sempre.

 

Há tratamento para essa “fobia social”?

A ansiedade social pode fazer com que seja muito difícil estabelecer e até mesmo manter relações saudáveis. Ela pode afetar vários níveis de relacionamento e interações não só com estranhos, como também com familiares e amigos. Será que há tratamento para ela?

Também é preciso lembrar que alguns fatores podem influenciar esse estado. Se você foi ridicularizado, humilhado ou sofreu bullying na infância, é possível que desenvolva esse transtorno.

dois tipos muito comuns para o tratamento da ansiedade social, o primeiro é através do uso de medicamentos e o segundo pela psicoterapia. Ou, como em alguns casos, os dois métodos podem ser utilizados juntos, isso vai depender de médico para médico e a forma que ele deseja tratar a sua fobia.

Entretanto, eu acredito que há outro ponto que devemos analisar quanto ao tratamento da ansiedade social. Como eu falei acima, muitos casos ligados a essa fobia estão relacionados a fatores externos, como até mesmo a sua genética. E há diagnósticos marcados principalmente por situações que abalaram a forma como você se enxergam, por exemplo.

Você que me acompanha, sabe que sou uma disseminadora do hábito de gratidão e de como ele pode mudar a nossa vida se firmamos o acordo de o colocarmos em prática. Por isso, quero propor que você coloque este costume na sua vida.

 

Agora, você pode estar me achando louca e perguntando o motivo. 

ansiedade social

Eu simplesmente creio que quando somos gratos pelo que temos mudamos automaticamente a nossa forma de pensar. Se há insegurança pelo seu corpo, jeito de agir ou falar, o hábito da gratidão te ensina a valorizar tudo que você possui.

Ele não é nenhuma cura milagrosa para os seus problemas, mas sim uma fórmula para mudar o seu comportamento que influência diretamente todas as outras áreas da sua vida.

Vou deixar aqui o link de uma palestra online que eu fiz onde eu falo sobre três verdade a respeito da gratidão que mudarão a sua vida. Se você quer ter uma atitude diferente, eu peço que assista o que eu tenho para te falar.

abraço

Se  você curtiu o desafio de hoje, deixe o seu comentário para sabermos a sua opinião. Não esqueça de compartilhar com seus amigos. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo.

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99944-8609

 

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top