Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Aproveite o caminho: viva o aqui e agora

Se há algo que sempre falo, é sobre a importância de saber aonde se quer chegar, e traçar  um caminho para alcançar suas metas. Explico sempre como é necessário planejar cada passo para chegar aonde se quer. Caso contrário pode-se chegar perto, em algum lugar semelhante, mas não exatamente aonde se queria. Mas sempre explico que precisamos evitar excessos.

aproveite-o-caminho-0

Tenho muitos alunos (as) em meus cursos que chegamaté mim com uma reclamação mais ou menos assim: “estou esgotado(a), não sei nem mais por que trabalho tanto. Sei que preciso mudar/ descansar/ viajar com a família/ dar atenção para meu amor, mas agora não tenho tempo. Quando alcançar (e aqui vem o grande objetivo), aí vou fazer isso.”

O que eles não percebem é que estão tão fixados no objetivo que esquecem do que lhes cerca. Sua própria saúde, seu lado emocional, familiar, convívio com amigos… desta forma ao chegarem em seus objetivos estarão sozinhos.banner_a-gratidao-transforma

Por isso preciso deixar bem claro que não é preciso ser radical e só viver para suas metas. Ainda que se saiba que com vinte por cento de esforço se alcança 80 por cento de resultado, temos que ter equilíbrio. Caso contrário, você alcança sucesso numa área mas perde em outras.

Tenha suas metas claras, seu caminho traçado com alguns passos definidos (outros ficarão mais claros a medida que se age), mas saiba aproveitar o caminho.

Veja que interessante este texto de W. Beran Wolf:

“Se você observar um homem muito feliz, encontrá-lo-á construindo um barco, escrevendo uma sinfonia, educando seu filho, cultivando dálias ou procurando ovos de dinossauros no deserto de Gobi. Ele não estará procurando a felicidade como se ela fosse um botão da camisa que tivesse rolado para baixo do armário tentando desesperadamente pegá-lo como se esse fosse o objetivo. Ele saberá que é feliz ao viver vinte e quatro horas cheias a cada dia.”

aproveite-o-caminho-1

 

Seu caminho é uma opção, não obrigação

Perceba que suas metas e objetivos são definidos por você, para fazer algo que ama na vida, em qualquer área: trabalho, relacionamentos, saúde física ou mental, lazer, etc. você opta por fazer determinadas ações, ter determinadas atitudes, adquirir alguma rotina que te coloca rumo ao que você almeja.

Mas se isso se torna algo vazio, sem um “para que” que te agrade, você não será feliz. E isto é sério. Há muitas pessoas ao nosso redor que assumiram algum roteiro de vida que não queriam, na falta de algo melhor. Sem objetivos próprios, assumiram sonhos alheios – dos pais, do cônjuge, da empresa, dos amigos. Elas acabam tendo a sensação de obrigação de fazer o que precisam, porque o objetivo não é delas.

Seu caminho é opção. Tem que satisfazer você até o fundo da alma. Diz uma outra frase  que “se você fizer o que ama não terá que trabalhar um dia sequer em sua vida.” E é isto que Beran Wolf quer nos dizer. Quem faz o que ama, vive satisfeito e feliz, por isto não precisa procurar a felicidade. Faça o que ama e viva a felicidade diariamente!

aproveite-o-caminho-2

 

Viva  o aqui e agora

Como isto acontece? O que estou te dizendo é que quando você escolhe um objetivo e só fica olhando para aquele “pontinho” ao longe em seu horizonte pessoal, você não enxerga o que ocorre a cada momento. Deixando de aproveitar cada minuto, de ver a beleza do caminho que está trilhando, você se desmotiva.

A vida é para ser vivida diariamente. Não adianta você, por exemplo, se “matar de trabalhar” para ter aquela casa dos sonhos, se no caminho para conseguí-la sacrificar o convívio com seus filhos, destratar seu cônjuge, não ver a luz do sol por passar mais de 12 horas num escritório…

Em meu curso A Gratidão Transforma, um dos exercícios que ensino é exatamente o de “viver o aqui e agora.” E eu quero compartilhar com você este exercício eficaz.

 

Um exercício de gratidão

Tire um minuto de seu tempo hoje para saborear o que está a sua volta. Dê uma olhada à sua volta, no que está no seu campo de visão. Escolha algo que veja dentro deste campo de visão, e diga por qual motivo é grato por aquilo. Eu, por exemplo, neste momento sou grata pelo computador em que estou digitando este texto. Afinal é com ele que posso alcançar e auxiliar centenas ou milhares de pessoas com este texto.

 

Já brincou de estátua? Pois é o que você fará ao longo de seu dia: pare, identifique o que está acontecendo em sua volta, ou a ação que está fazendo no momento. Pode ser o cafezinho gostoso que está tomando; ou o sol aquecendo sua pele. Pode ser uma conversa gratificante que está tendo com um amigo. Estes são os momentos que você tem que curtir e valorizar do caminho que traçou.

 

A mágica da vida

A mágica da vida mora nos pequenos detalhes. Se compreendermos que pequenos milagres ocorrem a todo o momento e agradecermos por eles, treinamos o nosso olhar. Com o olhar treinado, veremos cada vez mais detalhes positivos no nosso dia a dia. Duvido que você não comece a saborear seus momentos e viver com um sorriso no rosto! Se quiser saber mais sobre isto, leia este artigo.

O que você acha de hoje sentar com quem gosta e compartilhar suas impressões sobre o seu dia, os pequenos bons detalhes que fizeram a diferença? Fazendo disto uma prática diária, você contagia quem convive contigo. A vantagem é que terá mais pessoas para aproveitar o caminho junto com você.

aproveite-o-caminho-3-1

 

 

Escolha seu caminho primeiro, aprecie em seguida

Posso estar sendo repetitiva, mas o ser humano adora ser levado pelos acontecimentos. Quem não me deixa mentir é o Zeca Pagodinho, que faz o maior sucesso com sua música: “deixa a vida me levar, vida leva eu!” A multidão canta a plenos pulmões, sem perceber que a vida não tem que te levar, não! Você que tem que decidir o teu rumo.

Por ter esta convicção sempre digo e repito esta frase: “para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”. Quem leva a vida desta forma tende a girar em círculos, e nunca ter progressos significativos. Fica esperando um vento levar o seu “barco da vida”, sem perceber que ele tem remos e você, braços. E se for mais atento, verá que tem até motorzinho na popa, pronto para te levar na direção que escolher.

Portanto, defina o que quer em todos os aspectos: afetivo, profissional, financeiro, etc. Por exemplo, se você for um professor estadual e quiser ser diretor da escola, o que precisa? Estudar, passar num concurso, ter algum tipo de pontuação? Estes são seus pequenos objetivos, para alcançar o maior. Escolhido o caminho, aproveite a convivência com os colegas, a evolução dos alunos, o presentinho que ganhou de cada um, o obrigado de um responsável pelo seu esforço…

banner_a-gratidao-transforma

Faça a cada dia o seu melhor. Faça de cada experiência um aprendizado ou um exemplo a ser seguido. Seja grato por servir a muitos e por receber tanto da vida. Eu sou diariamente grata por poder ajudar a tantas pessoas com meu trabalho! Espero ter podido te ajudar hoje. Assista o vídeo que fiz sobre este assunto.

E se quiser receber mais conteúdos como este, inscreva-se na nossa newsletter clicando no botão abaixo. Gratidão!

BT_RECEBER

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top