Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Autodisciplina: 5 Passos Infalíveis para Desenvolver

Você se considera uma pessoa disciplinada? Ou é do tipo que age de acordo com seu humor, sua boa vontade, para que lado sopra o vento ou a força das marés?
Ninguém pode torná-lo disciplinado. A disciplina é um presente que damos a nós mesmos. A disciplina é o preço que a vida cobra pela felicidade.

A autodisciplina é a chave da liberdade. É fácil ceder ao apelo dos prazeres momentâneos que este mundo oferece com tanta facilidade, mas todos os grandes homens e mulheres conhecem o valor de adiar as gratificações imediatas. Os heróis, líderes, campeões e santos que povoam os livros de história souberam adotar a disciplina muito bem.

Se você quiser medir seu nível de felicidade, meça o nível de disciplina em sua vida. Deixar-se levar pelo caminho dos prazeres imediatos é uma grande ilusão. É como construir um castelo de areia na beira do mar e precisar torcer para que nenhuma onda bata mais forte.

Algumas pessoas não gostam de agir com autodisciplina porque se sentem tolhidos, abrindo mão da liberdade. O que elas esquecem é que a verdadeira liberdade é a capacidade de escolher a cada momento o que é bom, verdadeiro, nobre e certo, para ir se tornando a melhor pessoa que você pode ser.

 

O que é Autodisciplina?

Cientificamente, a autodisciplina é definida como a habilidade de obrigar a si mesmo a tomar atitudes proativas independente do seu estado de espírito. Pense que você tem o poder de conquistar o que quiser, bastando colocar os seus planos em ação, aconteça o que acontecer. Por exemplo, diga para você mesmo ‘’Você está acima do peso e a sua saúde está piorando. Emagreça saudavelmente’’. Para alcançar esta meta é necessário ter autodisciplina para sair desta situação.

A partir do momento em que você tem autodisciplina, metade do seu objetivo já está alcançada. O topo da autodisciplina é quando a pessoa consegue fazer uma escolha consciente, o que gera um padrão de vibração que garante que você a siga até conseguir o que deseja. A autodisciplina é considerada uma dos vários recursos usados para o desenvolvimento pessoal. Apesar de não ser milagrosa, ela é capaz de resolver problemas importantes de forma mais rápida e ágil.

Com a ajuda a autodisciplina, você tem em suas mãos o poder de superar qualquer vício ou atingir qualquer objetivo, te ajudando a acabar com a procrastinação, com a falta de organização e de conhecimento. A autodisciplina funciona ainda melhor se for combinada com planejamento, objetividade e paixão pelo o que se faz.

 

Qual é a Importância da Autodisciplina para a sua Vida

Você não está satisfeito com o seu trabalho ou com as condições da sua vida na atualidade? Então, é preciso ir em busca da mudança e para mudar é de fundamental importância ter autodisciplina, autoconsciência e autocontrole. Para que você consiga construir uma reputação sólida com você mesmo e com quem está ao seu redor, para atingir os seus objetivos, você precisa tomar as seguintes atitudes:

  • Procurar encontrar soluções, em vez de focar somente nos problemas;
  • Ir além dos seus limites e superar as expectativas;
  • Adicionar valor às pessoas que fazem parte dos seus objetivos como, por exemplo, clientes;
  • Ter uma alimentação saudável para que a sua nutrição seja adequada às suas necessidades;
  • Se prepare de forma detalhada para atingir os seus objetivos;
  • Poupe e invista mais do que gasta para alcançar as suas metas;
  • Administre melhor o seu tempo e seus compromissos;
  • Seja grato as pessoas que fazem parte do seu cotidiano;
  • Dê mais do que está recebendo;
  • Honre os seus compromissos;
  • Pague as suas contas em dia;
  • Mante as suas promessas;
  • Diga a verdade;
  • Tente exercer o autocontrole;

A grande vantagem da autodisciplina é que quando você age com esta atitude, para cada ação, você terá uma recompensa. Veja como usar a autodisciplina para melhorar a sua vida:

  • Para cada falha que você tiver na vida, você precisa encontrar novas lições e conhecimento;
  • A cada sucesso alcançado, você aumenta a sua autoconfiança;
  • Ao superar um novo desafio, você ganha uma nova compreensão;
  • Para cada assunto ou livro pelo qual você se interessou em conhecer, você melhora a sua percepção e conhecimento;
  • A cada perda sofrida, você ganha empatia e humildade;

 

Como desenvolver a Autodisciplina

Embora algumas pessoas tenham mais facilidade para ter autocontrole, a autodisciplina não é uma característica que já nasce com a pessoa, mas que pode se trabalhada ao longo do tempo até que se torne um hábito contínuo. Aprenda como desenvolver a autodisciplina:

 

1- Seja verdadeiro consigo mesmo

O desenvolvimento da autodisciplina só será possível a partir do momento que você conseguir ser sincero consigo mesmo. Em primeiro lugar, você precisa ter consciência o suficiente para reconhecer qual é a área da sua vida em que você precisa ter mais disciplina. Pense sobre o que é que está te impedindo de realizar o que você deseja nessa área. Por exemplo, você pode ter dificuldades para se dedicar mais ao trabalho e isso consequentemente adia aquela promoção de cargo que pode mudar a sua vida.

Pense em como disciplina na área que você mudar pode afetar a sua vida de forma positiva. Tentar na sua vida sem estes problemas, e lembre-se que está nas suas mãos se livrar deles, basta trabalhar continuamente para aumentar a sua autodisciplina.

2- Faça um planejamento

Assim como para qualquer coisa na vida, para desenvolver mais autodisciplina no seu dia a dia, você também vai precisar fazer um bom e detalhado planejamento. Portanto, pegue papel e caneta na mão e comece a pensar sobre quais são as ações que você precisa tomar para ter mais disciplina na sua vida.

No papel, você deve colocar qual é a sua meta maior. Em seguida, descreva quais são as metas menores para que seja possível atingir a maior. Feito isso, planeje detalhadamente quais são as ações que você precisa colocar em prática para que consiga atingir todos os seus objetivos.

3- Faça um cronograma

Para que seja possível colocar a autodisciplina em prática, você deve montar um cronograma que garanta que todas as atividades sejam executadas dentro do prazo. O seu cronograma deve conter desde as datas mensais até os horários diários que você cumprir para ter mais disciplina. Por exemplo, se a sua meta é render mais no trabalho, o ideal é fazer uma listagem, especificando os dias da semana e o horário em que precisa fazer e entregar cada tarefa. Aos poucos esta obrigação vai se tornar um hábito e você terá mais disciplina.

4- Espante a preguiça para ter mais disciplina

Para ter mais autodisciplina é necessário deixar para trás a preguiça que te faz procrastinar. A preguiça é uma grande inimiga da autodisciplina, logo é preciso saber controlá-la através de métodos que sejam eficazes para o seu tipo de comportamento. Pense no que você tem que fazer como algo que é responsável pelo o crescimento do seu futuro e que é inegociável. Para que você se sinta mais comprometido e tenha prazer em executar as suas tarefas, procure dar recompensas para si mesmo sempre que atingir um objetivo.

5- Evite os pensamentos negativos

Os pensamentos negativos podem acabar com a sua disciplina. Por isso, é necessário acabar com qualquer voz negativa. Sempre que pensar em desistir, você deve se lembrar das coisas boas que vão vir para a sua vida quando conseguir atingir os seus objetivos. Também é indicado se livrar das situações e pessoas que só te trazem negatividade e impedem que você mantenha o seu foco.

No programa de hoje do Marcia Luz TV você vai aprender como utilizar a disciplina a seu favor, inclusive para fazer com que seus relacionamentos floresçam e sua vida prospere.
Confira!

 

E lembre-se de deixar seus comentários logo abaixo do vídeo e compartilhar com seus contatos.

Agradeço antecipadamente por você ler, assistir e compartilhar!

Acredito que estamos construindo um espaço rico em aprendizagens para todos nós.

Estarei de volta toda terça-feira com novos episódios do Marcia Luz TV.

Mande suas dúvidas para [email protected] e obtenha suas respostas aqui no programa.

Um grande abraço e até semana que vem!

Marcia Luz

Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top