Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Como Controlar a Ansiedade: Dicas Simples e Efetivas

Excesso de controle:

excesso de controle-1

Hoje eu quero te ajudar fazendo um alerta muito importante: cuidado com o excesso de controles ou mais especificamente de autocontrole.

Deixa eu te explicar do que estou falando porque você pode até estranhar; justo eu que vivo estimulando a ter metas, objetivos, a escapar da armadilha da onda do Zeca Pagodinho do “deixa a vida me levar”, justo eu que vivo alertando as pessoas que deixam a vida solta esperando para ver o vento que bate para decidir o lado para qual vão, de repente estou te dizendo que você tem que cuidar para que metas em excesso não te transformem numa pessoa neurótica, ou pior.

Excessos de controle ou amarrações exageradas acabam gerando quadros como ansiedade, síndrome do pânico, TOC, depressão, e várias outras cobras e lagartos que vão aparecendo aí pelo meio do caminho em seu dia a dia.

banner_a gratidao transforma

Quando queremos controlar demais, acabamos adoecendo.

Ah, então o negócio é deixar a vida solta para ver pra onde o vento nos leva Marcia?

Não, também não é assim. Nem 8 nem 80; nem um extremo, nem outro. É importante ter metas, saber onde quer chegar, mas não faça disso uma marcha, de tal forma que sua vida fique engessada e que não tenha espaço para mais absolutamente nada.

Agora eu quero te explicar porque nós adoecemos quando temos excesso de controles, para que você entenda o que te pega aí nesse funcionamento engessado e te prejudica de alguma maneira. Se você já leu alguma coisa sobre o Anthony Robbins, que eu considero o maior profissional de Desenvolvimento Humano de todos os tempos, já deve ter ouvido falar do que eu vou te apresentar agora. Ele é autor dos livros “O Poder sem Limites”, “Desperte o seu Gigante Interior”, entre outros, livros esses muito interessantes que aconselho que você leia. E é exatamente nessa bibliografia que ele aborda o conteúdo da Pirâmide das Necessidades Humanas e de que maneira essas necessidades precisam ser atendidas para você ter qualidade de vida, equilíbrio, harmonia.

excesso de controle-2

Nessa pirâmide, identificamos em sua base, a primeira necessidade que move o ser humano, que é a necessidade da CERTEZA.

Como funciona a necessidade da certeza

A pessoa precisa ter certeza do que ela vai fazer, de que terreno está pisando, do que vai acontecer, de que maneira ela deve agir, então muitas vezes nós nos cercamos de informações à nossa volta porque nós queremos ter certeza de como se comportarão todas as variáveis em cada situação.

A próxima etapa na pirâmide das necessidades humanas, subindo um degrau do desenvolvimento é a necessidade de INCERTEZA ou VARIEDADE.

Parece até estranho: quer dizer que o ser humano tem necessidade de certeza de um lado e do outro tem também necessidade de incerteza? É isso mesmo. Vemos esse fenômeno acontecer bem claramente nas crianças. Você deve ter observado que seu filho pequeno assiste ao mesmo vídeo, o mesmo desenho animado várias vezes seguidas. Ele já sabe cada coisa que vai acontecer, o que o personagem vai dizer, ele chega a gravar as falas e mesmo assim continua querendo ver. E não é só na tenra infância que esse processo é observado não. A minha filha de 12 anos faz a mesma coisa. Ela é apaixonada pelo filme “Maze Runner: correr ou morrer”, e já viu o filme mais de 50 vezes. Ela sabe dizer o texto inteirinho, cada fala dos personagens, em inglês e em português, e mesmo assim não enjoa do filme. Isso tem a ver com a necessidade da certeza.

E onde que entra a incerteza? O ser humano também precisa de variedade. É por isso que a gente viaja para lugares que não conhece, é por isso que buscamos fazer coisas novas, aprender um hobbie diferente, dominar até um ofício novo, porque se as atividades do dia a dia ficam muito monótonas, se você só se sente rodeado de certezas o tempo todo, começa a ter desesperos do tipo: “Meu Deus, a minha vida é previsível, é todo dia do mesmo jeito, e nada muda”. Então para quebrar isso o ser humano busca também a incerteza e a variedade.

Pirâmides das necessidades para saber como controlar a ansiedade

A próxima etapa da nossa pirâmide de necessidades é a significância. Para o ser humano é muito importante saber que ele tem significado para o outro, que está agregando valor para o mundo, e que as ações que o outro está fazendo por ele tem importância. É por isso que não gostamos de estudar para provas onde é necessário decorar coisas que não se sabe exatamente onde se vai aplicar e de que forma. O desconforto ocorre porque a significância é muito poderosa e necessária.

excesso de controle-3

Na próxima etapa da evolução encontramos a necessidade de amor e conexão. As pessoas sentem necessidade de serem amadas e mais, sentem a necessidade de se conectarem com outras pessoas, de serem compreendidas, entendidas, aceitas, de fazer parte, e aqui já se pode observar uma etapa evolutiva em relação as necessidades anteriores.

O pensamento de crescimento

Já na próxima etapa vem a necessidade de crescimento. Nós seres humanos precisamos sentir que estamos crescendo, aprendendo mais, que estamos aprendendo coisas novas, que hoje eu sou uma pessoa melhor do que aquela que eu era antes, e isso constitui-se numa busca incessante que está presente em todos nós, em maior ou menor escala.

E finalmente existe a necessidade de contribuição: de que maneira o meu trabalho, a minha vida, a minha missão no mundo, as coisas que eu faço estão contribuindo com o planeta, com as pessoas, com a sociedade, com o meu bairro, com a minha comunidade, com a minha família. A necessidade de contribuição é muito importante.

E conforme você vai evoluindo, vai saindo do degrau da necessidade da certeza, subindo para a incerteza e variedade, depois para a significância, para o amor e conexão, para o crescimento e finalmente para a contribuição.

Acontece que se você está neuroticamente querendo controlar tudo a sua volta qual é a necessidade básica que está te movendo, de qual você está refém? Isso mesmo, do primeiro degrau, da necessidade da certeza. Você quer ter certeza de tudo. E aí surgem as doenças oportunistas, os quadros psicológicos, e psiquiátricos, que fazem você adoecer.

O TOC, por exemplo, transtorno obsessivo compulsivo, que você identifica quando encontra aquelas pessoas que lavam as mãos milhares de vezes, que checam se fecharam a porta 15 vezes seguidas, que precisam que cada objeto esteja no mesmo lugar onde foi deixado, que precisam repetir, falar 3 vezes a mesma coisa, ele é um quadro que tem por trás destes comportamentos uma grande necessidade da certeza. Você quer ter certeza que a porta está fechada, você quer ter certeza que se você fizer os mesmos gestos repetitivos vai ter total controle da situação e vai alcançar os mesmos resultados que aconteceram antes.

excesso de controle-4

 

Controle da Ansiedade

Agora vamos avaliar a ansiedade. A ansiedade nada mais é do que uma grande angústia porque você não sabe o que virá pela frente e você quer ter o que? Certezas. Então você fica ansioso porque não está conseguindo ter as certezas que deseja.

Vamos pensar então na síndrome do pânico; o mundo ficou tão assustador, tão cheio de incertezas, tão cheio de variedades, que você vai se tolhendo, diminuindo as coisas que dá conta de fazer. Primeiro não dá conta de entrar no elevador, depois de subir uma escada, a seguir de sair do seu prédio, depois de sair do próprio quarto e os sintomas de pânico vão ficando cada vez maiores. Por quê? Porque o mundo é incerto e você quer ter certezas, surgindo a necessidade de como controlar a ansiedade.

Enquanto você não experimentar o “eu não sei”, “eu não tenho a mínima ideia”, “eu não imagino o que vai vir pela frente”, “eu não sei o que vai acontecer”, “eu não calculo qual é a variável”, enquanto você não experimentar a incerteza, não vai evoluir. Enquanto você quiser ter tudo absolutamente controlado, você vai ser a mesma pessoa, do tamanho que você é hoje, e pior, adoecendo, adoecendo, adoecendo cada vez mais.

Qual é a dica então para sair do degrau da certeza e experimentar a variedade, a incerteza, que é o segundo grau da necessidade no nível do crescimento humano: faça coisas onde você possa experimentar a incerteza. Vamos ver algumas sugestões:

Saia da zona de conforto e experimente coisas novas na sua vida

– Assista um estilo de filme diferente, que você nunca viu. Se você é do tipo que sempre assiste drama, experimente ver uma comédia; se você sempre vê comédia, experimente um filme de ação, assista a um filme cult, ou um filme estrangeiro, enfim, assista um filme no estilo diferente do que você está acostumado.

– Se você faz sempre o mesmo tipo de viagem, experimente viajar para um lugar que você não conhece, de preferência que fale uma língua que você não domina, que é a melhor maneira de vivenciar a incerteza e a variedade e de testar os seus limites.

excesso de controle-5

– Faça um passeio diferente para um lugar que você nunca fez e que tenha coisas exóticas, curiosas, que você não está acostumado a ver. Se tem o hábito de ir para a praia, vá para um passeio no campo. Veja coisas diferentes que você nunca viu. Se você costuma estar sempre em grandes centros urbanos, atreva-se indo para um local no meio do mato, onde não pegue internet, que seja totalmente diferente para experimentar realmente a variedade.

– Estude uma nova língua, uma língua que não tenha semelhança com o que você estudou até então, diferente do português, do inglês, procure uma língua pouco comum para estudar.

– Aprenda um novo esporte que você nunca praticou, para desenvolver novas habilidades e porque aí você vai experimentar a incerteza.

– Converse com pessoas diferentes que você nunca conversou e se não souber o que falar, invente, faça perguntas, deixe a outra pessoa falar, escute o inusitado, conheça realidades diferentes da sua e isso vai te permitir relaxar, diminuir a ansiedade, afugentar qualquer sinal de algum transtorno obsessivo compulsivo que esteja tentando aparecer em sua vida.

 

Mude a sua mente e acabe com os sintomas da ansiedade

Permita-se ser mais leve, mais feliz, deixar o Universo agir também, não ficar tentando resolver a tua parte e a parte de Deus e do planeta, e aí tudo vai se encaixar, e a sua vida vai ficar muito mais abundante, próspera, muito mais em fluxo, e você vai ver o quanto pode ser feliz com coisa muito simples.

Então essa é a dica de hoje para aprender como controlar a ansiedade. E sabe quando você deve começar a praticar esses ensinamentos? Adivinha. Hoje mesmo. Melhor ainda, agora. Faça algo diferente. Experimente a mudança, experimente a incerteza. Se não der para fazer uma coisa muito grande nesse exato momento, troque o relógio de pulso. Coloque no outro braço para saber como que é a incerteza de quando olhar as horas, ter que olhar diferente, num novo ângulo.

excesso de controle-6

Experimente e veja o que isso provoca em você.

E aí, você topa? Se topar o desafio de experimentar a incerteza, de fazer algo novo hoje, ou até este final de semana fazer algo um pouquinho mais complexo, que pode ser por exemplo ver um filme de outro estilo, ou ir num passeio diferente, eu quero que você escreva embaixo deste artigo “eu topo o desafio”.

Vamos ver quem está comigo e tem coragem de ir para a próxima etapa da evolução e do desenvolvimento humano.

banner_a gratidao transforma

E agora confira tudo isso no vídeo de hoje:

E para continuar recebendo artigos e vídeos de qualidade cadastre-se em nosso site aqui.

botão laranja call to action blog

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top