Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Como Vencer na Vida e Superar as Adversidades

Hoje quero falar sobre a adversidade, e como a gratidão é uma ferramenta efetiva para superá-la e aprender como vencer na vida. E começarei contando uma história real, de Emma Rothbrust.

adversidade-1

 

Uma história real

Emma, uma garota de 16 anos, estava no carro com sua amiga, quando este foi atingido por um carro de polícia que atravessou o sinal. Chegou ao hospital com fraturas na pélvis, tíbia e tornozelos; útero e trompas  perfurados. Seus ovários, bexiga e um rim  foram destruídos, além de lesão no fígado, perfurações no diafragma e pulmão direito. Sua internação durou mais de um mês. Os médicos tinham um prognóstico bem pessimista para Emma. A fratura do quadril poderia significar a vida numa cadeira de rodas, e seus ferimentos, a esterilidade.

Como vencer na vida mesmo na adversidade

Esta jovem estudante, excelente filha, bonita, teve sua trajetória de vida bruscamente alterada pela imprudência de um motorista. Ela, porém, no seu período de recuperação, não se revoltou. Não culpou ninguém, nem reclamou das dores terríveis que sentia cruzando seu corpo. Questionada sobre o ocorrido, Emma respondeu:

Estou viva. Deveria estar morta e não estou. Imagino  que tem algo que preciso fazer.

banner_a-gratidao-transforma

Ela tinha uma atitude que era uma aliada para ajudá-la naquele momento de adversidade. Falava:

“Não foque em si mesmo. Se concentre no amanhã e saiba que de algum jeito tudo vai ficar bem. Viva o momento e agradeça às coisas pequenas.”

Hoje Emma ainda não está totalmente recuperada, mas continua com sua forma proativa de lidar com a adversidade e soube como vencer na vida. Ela presta atenção e agradece por cada pequeno acontecimento, desde o lanche que vai comer, a visita que recebe, sublimando a dor e as dificuldades com coragem e gratidão.

adversidade-2

No olho do furacão

Quando estamos no “olho do furacão”, nem sempre temos esta mesma atitude e sabemos como vencer na vida. Existe uma forma negativa e outra positiva de resignação ante as adversidades. Resignar-se é suportar um mal sem se revoltar. Se o fazemos de forma negativa, recebemos o que nos acontece como fardos, nos tornando pessimistas, reclamões, depressivos, Nos sentimos vítimas da situação.

Porém, se usamos a resignação de maneira positiva, fazemos exatamente o que a palavra significa: damos um novo sentido para os acontecimentos: resignificamos e aprendemos como vencer na vida. Desta forma continuamos controlando a situação e nossas emoções, tomando decisões e atitudes que nos ajudem a passar pelo momento difícil. Passamos pela situação com otimismo, garra e disposição. Nos tornamos os protagonistas de nossa história.

E uma das atitudes que podemos tomar é simples e eficaz: agradecer, como fez Emma. Por cada pequeno detalhe, por cada avanço, pelo momento presente. Focar no que há de bom, e não na adversidade que ocorreu conosco. Se quiser saber como a gratidão alivia mesmo as dores físicas, clique neste artigo.

adversidade-3

A gratidão vence a adversidade

Muitos são os estudos feitos na atualidade sobre a Gratidão e seus efeitos. O psicólogo e pesquisador Philip Watkins, da Universidade de Eastern Washington, nos Estados Unidos, concluiu em seus estudos que a gratidão neutraliza a adaptação e a habituação. Ele percebeu que o nosso sistema emocional aprecia mudanças.

As circunstâncias positivas da vida logo deixam de ser excitantes e motivos de alegria, depois que nos adaptamos ou nos habituamos a elas. Podemos ver isto claramente nas crianças, que ao receberem um brinquedo novo se excitam e não o largam. Passadas algumas horas ou alguns dias, o esquecem num canto solicitando uma novidade. Nós, adultos, fazemos o mesmo com carro novo, roupas, aparelhos e até mesmo com nossos relacionamentos afetivos! Quando a novidade perde o frescor, comumente paramos de exaltar seu valor.

Gratidão para melhorar de vida

O que Watkins constatou foi que as pessoas que são gratas conseguem apreciar a cada momento o valor de alguma coisa, o que é essencial para aprender como vencer na vida. Isto as torna menos propensas a desmerecerem o que tem, mesmo adaptadas e habituadas à situação, pessoa ou bem material. Ficou curioso? Falo também sobre isso neste artigo.

Se extrapolarmos esta descoberta para as pessoas que sofrem uma adversidade, conseguimos entender o mecanismo da gratidão. O indivíduo grato reafirma o valor de tudo que o cerca, não se tornando um “consumidor voraz” de objetos e relacionamentos e retardando a sensação de habituação. Da mesma forma, quando alguém sofre uma revés na vida, se praticar a gratidão diária conseguirá adaptar-se à situação desagradável. Resignifica a adversidade, ao dar-lhe menos importância do que aos acontecimentos diários pelos quais agradece.

 

Por que adversidades acontecem com pessoas boas?

A resposta para a pergunta acima é que coisas ruins também acontecem com pessoas boas. Podemos não gostar de ler isto, mas é a mais pura verdade. Doenças, acidentes, assaltos, perda de pessoas queridas, tudo isto pode acontecer conosco, mesmo que não queiramos lembrar ou aceitar este fato. Aprofundo este tema neste artigo. (artigo do vídeo 48)

Gosto de pensar que Deus, ou a Força Criadora, ou o Universo, como quer que você chame, sabe o que faz. Tudo acontece com todo mundo, bom ou mau, porque temos que aprender uns com os outros. Uns ficam indignados, xingam e reclamam das desgraças que o acometeram. Outros parecem enxergar acima da situação, verificando os pontos positivos e negativos de tudo o que ocorreu. Estes últimos são mais propensos a ter gratidão pelo que estão passando e conseguem vencer na vida. Eles percebem que são iguais a qualquer outro ser humano, e sujeitos a estas intercorrências.

 

Agradecendo diariamente

Silvia, professora de ioga há mais de 30 anos, sofreu um acidente há 15 anos atrás. Seus órgãos foram gravemente afetados, devido à uma hemorragia interna, descoberta quase uma semana após o acidente. Entrou no centro cirúrgico desenganada, mas sobreviveu. Convive diariamente com as sequelas do acidente, e uma delas é uma neuropatia, devido à diabetes que se desenvolveu pela má função do pâncreas. Quando percebeu que havia passado por aquela adversidade, determinou-se a fazer sua vida valer a pena. Desde então, aprendeu como vencer na vida.

Agradecer para vencer na vida

Ela continua a dar aulas diariamente, mesmo na cadeira de rodas. Agradece a cada manhã por estar viva e lúcida, com seus 70 anos, e poder transmitir tudo o que sabe às suas jovens alunas. Agradece também à todos que a auxiliam, e mesmo com dificuldades, tenta ser o mais independente possível. Desafia seus limites, comemorando cada vez que ainda consegue ter autonomia. Sua neuropatia não progrediu para os membros superiores, e ela diz, singelamente:

-“Como agradeço diariamente, acho que meus braços foram poupados para que possa fazer ao menos as saudações ao Sol e à Lua, como todos os iogues antes de mim fizeram.”

 

Fortalecendo a gratidão

Como você pode perceber, a gratidão é mais do que uma palavra, é um hábito constante. Ela não tem nada a ver com o conformismo, mas sim com a valorização de pequenos detalhes no nosso dia a dia. Fazermos isso quando nosso dia a dia está perfeito é simples. Mas o nosso desafio é manter este comportamento quando passamos por alguma dificuldade.

Te proponho agora que pense em algum adversidade que já aconteceu ou que está acontecendo e que tira o seu sono, te limita ou te entristece. Saía de dentro desta situação e tente vê-la como se estivesse vendo um filme, ou um capítulo de novela, procure vencer na vida. Se fosse com outra pessoa, e precisasse ajudá-la a ver o lado positivo da situação, o que você falaria para ela? O que você sugeriria para ela agradecer?

banner_a-gratidao-transforma

Anote o que você pensou. Agradeça diariamente. Faça da gratidão um hábito, como Emma e Miriam. Crie raízes profundas de gratidão, para que nasçam bons frutos! Assista o vídeo sobre este assunto e se gostou do conteúdo deste artigo, ajude outras pessoas e compartilhe! Gratidão!

E se quiser receber mais conteúdos como este para manter-se alinhado com a energia da Gratidão, clique no botão abaixo!

BT_RECEBER

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top