Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Como virar um expert: 10 mil horas de treino

Deixe-me contar algo interessante que aconteceu comigo este fim de semana: estava eu na praia com o meu marido num desses restaurantes que tem toda a estrutura de que você precisa para curtir um dia de sol: cadeiras de praia, guarda-sol, bebida geladinha e alimentação bem feita por um preço justo. Acontece que o estabelecimento resolveu oferecer um agrado extra: música ao vivo. Adorei… Até que o músico começou a cantar e juro para você que não estou sendo rigorosa, mas realmente as habilidades musicais do profissional eram tão sofríveis que fiquei com dor de ouvido. Graças a Deus a cantoria começou apenas no fim da tarde, pois não tivemos outra opção além de levantar o acampamento e ir para casa.

Antes disso, porém, decidi dar um feedback para o dono do restaurante informando que o músico não agradou. Ao fazer isso descobri que vários outros clientes também haviam reclamado e que a contratação não iria se repetir. Nesse momento meu lado “boa samaritana” se sentiu muito mal por prejudicar o pobre homem, impedindo-o de conseguir o seu ganha-pão. Mas em seguida recobrei a lucidez e lembrei-me dos estudos feitos por Karl Anders Ericsson, professor de psicologia da Universidade da Flórida, que afirma que são necessárias pelo menos 10 mil horas de treino para que um profissional, seja ele da área que for, inclusive no âmbito empresarial, consiga se destacar.

É o que eu ensino no vídeo de hoje do Marcia Luz TV. Confira aqui:

As 10 mil horas funcionam da seguinte forma: quando cai aprendendo a andar de patins ou é criticado pelo seu chefe por causa de um relatório malfeito, vai se esforçar em dobro para não cometer a mesma gafe duas vezes.  Ao mesmo tempo, quando você erra e tenta de novo, seu cérebro produz mais mielina, ou massa branca, o que aumenta sua capacidade de aprendizagem.  Isso é visível em ressonâncias magnéticas. Músicos, escritores e crianças que tiram notas altas têm muito mais massa branca do que seus pares “comuns”, com menos empenho. Quem, aliás, você imagina que era recordista em massa branca? Se respondeu Albert Einstein, acertou. Quando o cérebro do físico foi dissecado, notou-se uma quantidade duas vezes maior de mielina em relação à média das pessoas.

O treino é responsável por boa parte do sucesso de quem triunfou na vida. E estou falando de 10 mil horas. E para facilitar suas contas 10 mil horas significam: 7 dias por semana, 8 horas por dia, 3 anos e meio no total. John Lennon e Paul Maccartney só deram o salto criativo com os Beatles depois de dez mil horas tocando num strip club em Hamburgo nos anos 60; Mozart tocava música desde os 4 anos de idade, aos 17 era considerado bom, mas só depois dos 23 é que virou um fenômeno. Nos dois casos, esses profissionais acumularam dez mil horas para o salto de performance. Esta teoria foi testada com jogadores de xadrez e adivinhe? O “talento” para jogar xadrez como um mestre “aparece” depois de anos de prática.

E agora vamos voltar a nosso músico desafinado do restaurante do meu fim de semana. Posso apostar que ele não treinou 10 mil horas, nem perto disso. E aí você pode me dizer: “Mas se ele não se apresentar, nunca completará as 10 mil horas, Marcia”. Isso é verdade.  Porém ele que pratique na solidão do próprio quarto, numa festinha entre os amigos, na garagem de casa. O que não é justo é utilizar o ouvido dos outros como “penico” e ainda cobrar por isso. Ser muito bom no que faz exige empenho e determinação.

DETERMINAÇÃO é a palavra-chave.

A determinação é capaz de te levar para novos patamares de resultados. Para provar a sua importância, foi feito na Universidade Stanford na década de 1960 o teste do marshmallow. O teste funcionava da seguinte forma: Psicólogos ofereciam a crianças um grande marshmallow e davam a elas a opção de comê-lo imediatamente ou esperar um tempinho enquanto os psicólogos saíssem e retornassem para a sala. Se as crianças esperassem, ganhariam de recompensa um segundo marshmallow. Apenas um terço das crianças aguentava esperar, o resto comia o doce imediatamente. Vale à pena conferir a experiência nesse vídeo aqui. É evidente o desespero das crianças tentando resistir ao doce, mesmo sabendo que a recompensa pela determinação seria ganhar mais um doce além daquele.

Agora o mais impressionante é que os pesquisadores acompanharam o desempenho dessas crianças nas décadas seguintes. Aquelas que haviam esperado pelo segundo doce, ou seja, aquele um terço das crianças que resistiram à tentação tinham tirado notas mais altas no vestibular e possuíam mais amigos. Depois de anos estudando esse grupo de voluntários, concluiu-se que a capacidade de manter o autocontrole potencializava a ocorrência de sucesso e socialização – isso independentemente de qualquer exame de QI ou condição social.

Aprender a segurar os impulsos e até passar vontade, fazendo alguns sacrifícios imediatos, pode trazer muitos benefícios para sua vida no longo prazo. Posso lhe assegurar que nem sempre você terá vontade de praticar suas 10 mil horas. O mundo vai ter oferecer prazeres instantâneos. Possivelmente você vai achar mais agradável tomar um choppinho gelado com os amigos no final da tarde do que dedicar-se a se aprimorar em sua profissão, mas daqui a alguns anos suas histórias sucesso serão infinitamente superiores a de toda a turma do bar.

Quer ver um exemplo de como isso funciona? Acompanhe essa breve história que segundo contam as lendas, aconteceu com a figura de Niccolò Paganini, um dos maiores violinistas de todos os tempos.

“Certa vez, depois de um grande concerto realizado por um dos maiores violinistas do país, uma mulher se aproxima do grande artista e diz a ele:

– Eu daria a vida para tocar violino assim como o senhor!

E o violinista então responde para a mulher:

– Minha senhora, foi exatamente isso que eu fiz”.

Se você está motivado, a determinação aumenta.

E agora aqui vai o pulo do gato. Ninguém tem determinação a toda prova o tempo todo. E você pode dar um empurrãozinho para o seu sucesso. O segredo para isso é escolher tarefas que te dão prazer como sua fonte de renda, como o trabalho ao qual você se dedica. Quem ama o que faz entra em estado de flow, ou fluxo total e não vê o tempo passar.  Preparei uma série com sete pequenos vídeos onde eu ensino como entrar em estado de flow ou fluxo e você pode conferir em meu canal do Youtube.

Quando você faz o que ama, encontra motivação para resistir aos prazeres imediatos e a determinação aumenta. Você já viu quantas horas seguidas as crianças da geração Z são capazes de ficar em seus computadores, celulares ou tablets sem demonstrar nenhum desinteresse ou cansaço? Aliás, aqui vai um alerta aos pais: tecnologia não é babá e exposição excessiva a jogos e outras distrações na internet podem trazer prejuízos para o seu filho. Por mais atarefado que você esteja, reserve em sua agenda tempo de qualidade para interagir com seu filho. No entanto, ainda vale o exemplo da paixão por eletrônicos que as crianças manifestam e que possui o efeito de aumentar a determinação. E quem provou isso foi a Media Contacts Brasil repetindo o teste do marshmallow, mas agora disputando o espaço com um computador. Olha que curioso a diferença no comportamento das crianças.

Fica então a dica: motivação aumenta a determinação.

E Quando não souber qual direção escolher, siga o seu propósito de vida.

O motivo para escolher o caminho que se aproxima do seu propósito de vida é simples: sempre que você se dedica a atividades que estão alinhadas com o seu propósito, nas ocasiões em que você percebe que está cumprindo a sua missão, naturalmente terá mais energia e desejo de se dedicar mesmo às tarefas mais rotineiras e desagradáveis. Você enxerga lá adiante, imagina seu objetivo se materializando, e tudo adquire um novo sabor, a parte chata do caminho assume outro significado. Assim, quando estiver cansado e pensando em desistir, e isso mais dia, menos dia ocorrerá, você lembrará que existe um propósito a cumprir, e encontrará motivação para seguir em frente.

E se você ainda tem dúvidas sobre qual realmente é seu propósito, posso te dar uma mãozinha com a ajuda deste vídeo aqui.  Você não só vai ter acesso a informações importantes sobre o assunto, mas também terá a oportunidade de realizar um teste prático e objetivo para identificar qual é o seu propósito.

E então? Agora já não existem mais desculpas para deixar de praticar as suas 10 mil horas e tornar-se um grande expert na área que você escolheu para se destacar. É hora de escolher o caminho que seu coração e sua motivação estão apontando. Trabalhe comFOCO e DETERMINAÇÃO e o triunfo é garantido.

O músico desafinado do restaurante da praia que me perdoe, mas o sucesso é reservado para quem faz por merecer. E eu torço, de verdade, para que este seja o seu caso.

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve. A vida é muita para ser insignificante”. (Charles Chaplin)

Um abraço

Marcia Luz

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top