Acredite em você: Sétima Lição do Mestre Yoda
16/03/2017
propósito de vida
Propósito de vida: procure sentido em seu trabalho
21/03/2017
crise de ansiedade

Enfrentamos uma verdadeira epidemia de pessoas que sofrem com crise de ansiedade. O século XXI trouxe para nossas vidas a facilidade e agilidade na troca de informações, trouxe os avanços tecnológicos e as grandes descobertas científicas, no entanto, também chegou a nós o estresse, nervosismo e medos gerados por conta de toda essa modernidade.

crise de ansiedade

Não preciso ir muito longe para citar exemplos. Olhe para sua vida, se assim como eu você é usuário de inúmeras redes sociais, sabe do que estou falando. É aquele descontrole de atualizar a página minuto a minuto. Ficar por fora das novidades parece uma tragédia, então quando a internet fica lenta e demora para carregar o conteúdo que queremos sobe o sangue e aí deixamos aflorar a raiva e angústia por não conseguir acessar o que queremos. Resmungamos, queremos xingar todo mundo, a crise se instala e vira um caos danado. A pressa é tanta que esperar um elevador durante trinta segundos parece uma verdadeira eternidade.  Nem isso conseguimos fazer mais.

Como já falei algumas vezes por aqui, é normal sentir ansiedade. Afinal, ela é apenas a resposta do seu corpo a algum evento futuro. Como a sensação que você sentiu na primeira aula de direção, primeiro dia em um novo trabalho e curso. É toda expectativa e torcida para a concretização de um objetivo mediada pela adrenalina. Esse feedback do seu organismo é perfeitamente aceitável e até mesmo bom para o corpo e para a mente. A ansiedade dá a energia necessária para corrermos atrás das nossas necessidades momentâneas e nos ajudar focar no que queremos.

Identificando crises e transtornos de ansiedade

A crise de ansiedade se estabelece quando você passa a sentir esse medo e euforia fora de hora. É como se qualquer coisa começasse a te perturbar sem motivação real. Você passa a sofrer antecipadamente e sai do controle com facilidade. Vive tenso, preocupado, nervoso e aí o resultado de todo esse transtorno começa a aparecer. Insônia, perda ou ganho de peso, pensamentos negativos, é como se um bichinho estivesse percorrendo o seu corpo e sugando toda energia dele.

Identificar se você sofre com essa ansiedade em excesso não é muito difícil. Fala rápido demais e atropela as próprias palavras? Sente o coração pulsar muito mais rápido sem motivação aparente? Começa a suar frio, sente o corpo formigar e a tremer? Bem, esse pode ser uma forma do seu corpo te pedir implorando: “hey colega, está na hora de relaxar!”.

Muitos me dizem que não sabem o motivo pra tamanha ansiedade, mas eu acredito que no fundo tenha alguma explicação para tudo. Pode ser algum atrito que você teve no trabalho e a situação ficou mal resolvida, preocupação com o salário e as contas, relacionamentos e amizades. A verdade é que não faltam motivos para que a gente perca o controle nos dias de hoje. Sem contar que esses momentos mais difíceis podem ficar no seu subconsciente, ou seja, existe a motivação mas você não consegue identificar. Um véu passa a cobrir os seus olhos e você não enxerga que seu comportamento está diferente.

Sabe quando alguém chega e diz: “nossa, como você está agressiva. O que está havendo?”. E você fica fula da vida porque acha que está tudo perfeitamente normal e começa a achar que todos estão errados? Porque geralmente é assim né, a gente pensa que todo mundo a nossa volta está equivocado e nós estamos certos.

Santa paciência.

O que a crise de ansiedade pode causar?

Como eu disse acima, os maiores problemas começam a aparecer na cabeça e no corpo.

O cérebro costuma pregar peças e ele sempre vai agir de um jeito para nos proteger de possíveis situações de risco. Quando a gente não consegue se desvencilhar da ansiedade ela começa a afetar o nosso emocional. Prejudicando  a opinião que temos de nós mesmos. Passamos a olhar para situações diárias colocando nelas grande sobrecarga. Duvidando de tudo e todos.

É como se a todo o momento estivéssemos carregando um fardo gigantesco nas costas que não conseguimos tirar. Ele fica ali nos ombros, pensando mais dia após dia e causando sensações cada vez piores. A crise de ansiedade pode atrapalhar o seu relacionamento no trabalho, sua vida social. Ela pode ser o motivo para as angústias e o vazio que você pode estar sentindo nesse exato momento enquanto lê meu texto em busca de ajuda.

A crise de ansiedade também pode ser uma das causadoras da síndrome do pânico, quem é um transtorno causado por medo recorrente e inesperado de que coisas ruins estão para acontecer. Na minha visão, todos esses sintomas e problemas são desencadeados através dos nossos pensamentos. Quanto mais negativamente pensamos, mais ansiedade, mais medo e mais angustia sentimos. Uma pessoa otimista e feliz de verdade sabe dosar as preocupações e nervosismo. Não que a sua vida seja perfeita, mas ela sabe que não adianta perder noites de sono por conta de algo sobre o qual ela não pode mudar.

Como tratar uma crise de ansiedade

crise de ansiedade

Há vários tratamentos e remédios específicos que podem ajudar a controlar o problema. E quero deixar bem claro aqui que não sou contra a nenhum desses medicamentos. Mas, com tantos anos de trabalho e ajudando centenas de pessoas, vejo que a maior mudança deve partir de dentro de nós. Quando nós mudamos a nossa forma de pensar, mudamos automaticamente a nossa forma de agir e nossa forma de lidar com acontecimentos.

Eu quero te ajudar a mudar a sua vida através de um ato simples e que pode ser praticado todos os dias.

Descubra como a gratidão pode mudar a sua vida

crise de ansiedade

Com a correria do dia a dia nós esquecemos de agradecer por todas as bênçãos que temos. Na verdade, muitas vezes parece que o mundo nos deve algo e achamos que quando somos presenteados é merecimento nosso. A gradecer é um ato de humildade. É saber reconhecer e valorizar tudo que acontece ao nosso redor. Sejam coisas boas ou não.

Agradecer te faz lembrar que não se pode viver no futuro, mas sim no presente e que cada sementinha plantada com carinho dia após dia, regada com amor e atenção fará diferença. Por isso hoje quero compartilhar com você o depoimento de uma aluna do meu curso a Gratidão Transforma.

A Sonia Maria Bravo contou nesse vídeo como a vida dela mudou radicalmente através do curso A Gratidão Transforma. As mudanças foram tantas que ela diz que se pudesse colocar o nome de: chuva de benção, de tantas coisas boas que aconteceram para ela. A melhora no relacionamento com as filhas, no casamento e até mesmo a libertação da ansiedade e da compulsão alimentar.

Não é balela não. Assim como a Sonia muitos dos meus alunos que praticam a gratidão dia após dia, estão sabendo lidar com os problemas através do autocontrole e conhecimento. Cliquem no vídeo e confiram:

Curtiu o conteúdo de hoje? Então deixe um comentário para a gente saber a sua opinião e compartilhe com seus amigos. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo.

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99135-1146

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.