Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Dica 2: Dividir tarefas ou divida o touro em bifes!

Hoje eu vou apresentar a dica número dois para vencer a procrastinação: dividir.   Eu sempre brinco com minha audiência que quando não damos conta de uma grande tarefa, devemos pensar: “Que venha o touro! Mas que venha em forma de bifes”. Brincadeiras à parte, explicarei como dividir dividir 1 tarefas para facilitar a execução das mesmas.

 

 

Neste artigo falei que um dos motivos pelos quais procrastinamos as ações é o medo de falhar. Muitas vezes a tarefa nos parece grande ou complexa demais e desistimos antes de começar, ou adiamos até o limite de prazo imposto. Se  você achar que pode falhar ou não dar conta, tende a não fazer para evitar a frustração.

Já no artigo Inevitabilidade: dica 1 para vencer a procrastinação, mostro como tornar impossível não realizar uma ação necessária e que você vem empurrando com a barriga há tempos.

Hoje, continuando com as dicas, quero mostrar como nós podemos resolver o dilema de realizar tarefas assustadoras ou grandes demais aos nossos olhos. Eu chamo de “dividir em pedacinhos”. Vou começar a te explicar como funciona isto.

 

Dividir o touro em bifes

No artigo anterior dei como exemplo uma viagem. Se você imaginar que quer viajar para a Europa, por exemplo, isto pode parecer algo assustador ou quase impossível a seus olhos. Vou te pedir para fazer um exercício quase que de imaginação.

6fd2fb765473347f231f463663276b020b0ebd8c4b99527c79pimgpsh_fullsize_distr

Ao invés de olhar a atividade como um todo enorme, você primeiro terá que  imaginar o cenário macro. O que é isto? imagine-se preparando a viagem. Qual é a primeira providência a tomar? E a segunda, e a terceira?

Vá listando as tarefas. Depois é só fazer um passo de cada vez. De preferência, coloque 20 tarefas imediatas a vá fazendo de 20 em 20, para você dar conta delas. Mas 20 tarefas, Márcia? Não é muito? Calma.

dividir-tarefa-4

Vamos ver o exemplo da viagem para a Europa, que você vem adiando com várias desculpas: falta de dinheiro, passaporte expirado, não saber nem para onde quer ir, não ter ideia de quanto custa, nem a quantas anda o câmbio do euro, ou qual o melhor período para viajar.

 

 

Enxergando a cena do macro para o micro

Veja primeiro a viagem como tarefa em macro. Frente a tudo o que você não sabe sobre ela, elabore as dúvidas que você tem. A partir delas, divida em 20 etapas/ações iniciais, menores, que vão começar a te dar um panorama mais real desta aventura. Quer ver?

Ex.: Viagem para a Europa

Que roteiro eu gostaria de fazer na Europa?

– visitar a agência de turismo para ver os pacotes de viagem oferecidos

– ver sites e blogs de viagem para escolher o que me agrada mais.

Quanto custa passar 15 dias neste passeio? será que posso parcelar o valor?

– pesquisar na internet  e agência de turismo preços de passagens para a Europa

– pesquisar na internet e agências de turismo preços de hotéis e opções

– pesquisar quanto custa em média cada refeição

– pesquisar quanto custam os meios de transporte- trens e ônibus

Como faço para renovar meu passaporte e quanto custa?

buscar informações sobre valores e aonde faço, pela internet

– dar entrada no pedido do passaporte

dividir-tarefa-3

Qual é a estação mais agradável para viajar, e quanto custa nesta época?

– falar com amigos e pesquisar em sites de viagem qual é a melhor época

– pesquisar na internet e agências o custo por temporada alta ou baixa

Aonde eu posso trocar reais por euros? Será que é melhor levar cartão?

– buscar dicas de casa de câmbio, e como utilizar o cartão do banco na Europa

O que devo levar numa mala para a Europa?

– falar com amigos e xeretar nos sites de viagens como montar uma mala prática

De que aeroporto eu saio?

– pesquisar se sai voo de minha cidade ou tenho que ir para outra para o embarque

 

Dividir mais um pouquinho

Perceba que da forma como te expliquei, já conseguimos achar 13 tarefas para fazer a viagem acontecer (e nem coloquei aí todas as perguntas possíveis!). Tenho certeza que você deve estar pensando que é muita coisa. Mas não será muito, pois mesmo sendo de 20 em 20, você pode selecionar 3 tarefas para cada dia.

 

Digamos então que subdividiu em 3 tarefas para hoje. Voltemos ao exemplo da viagem. No primeiro dia você pode escolher:

– ver sites e blogs de viagens para conhecer os roteiros oferecidos

– pesquisar na internet o valor do passaporte e como é solicitado

– ver qual é a época mais gostosa de viajar (e se você pode tirar férias neste período)

f2f9221ffcd4de1f166091e73e185b5fd536b36978d1e2c5e7pimgpsh_fullsize_distr

Daí fica mais fácil. Ao terminar o dia com estas tarefas feitas você vai se sentir poderoso, capaz e competente. Mas calma lá! Um bife de cada vez. Amanhã você tem que dar conta de mais 3 tarefas e assim sucessivamente. E quando você perceber, vai ter comido o boi inteiro! Ou, no caso aqui, já estará com o passaporte e passagem em mãos, com hotel reservado, roteiro feito e mala planejada!

 

Por que dividir tarefas é tão eficaz?

Quando você dividir uma grande tarefa, começará a focar nas microações que deve realizar, para concretizar a ação maior. As ações pequenas são mais acessíveis, mais fáceis de fazer, e você percebe que é capaz de seguir aquele passo a passo. A sua confiança aumenta, e paralelamente, você perde o medo de falhar. É quando pensa: “procrastinação que nada! O meu negócio é fazer acontecer agora!”.

dividir-tarefa-5

Outra vantagem é que quando você foca na pequena ação, a ação grande é esquecida (e junto com ela, o medo do que é desconhecido). Também ocorre que a grande ação, que antes era assustadora, vai diminuindo a cada pequena ação resolvida.

 

Agora divida o SEU touro em bifes

Agora é com você. Escolha uma tarefa que vem protelando, deixando sempre para amanhã. Comece seu projeto. Levante todas as questões que precisa responder, as etapas necessárias para ver aquilo pronto, e estabeleça ao menos 3 atividades por dia. Tenho certeza que em breve você verá os resultados.

Depois conte aqui nos comentários do blog como foi a sua experiência  e o que você conseguiu realizar com esta técnica de produtividade. Desta forma você poderá ajudar outras pessoas a realizarem suas ações em dia também!

Assista agora o vídeo relativa a este artigo. Aproveite para se inscrever no meu canal do youtube!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos. Acompanhe por aqui as próximas cinco dicas para eliminar a procrastinação de sua vida. E se quiser estar sempre atualizado quanto ao conteúdo do blog, assine nossa newsletter, clicando no botão abaixo.

BT_RECEBER

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top