Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Dica 3: Planeje seu tempo e pare de procrastinar

Vamos para a nossa terceira dica poderosa para vencer a procrastinação. Hoje vou te ensinar a como planejar o seu tempo. Se você ainda não leu as dicas anteriores,  dá uma chegadinha na dica 1 e dica 2, para entender o passo a passo que estou proporcionando.

tempo-5

Dica de hoje: planeje seu tempo

Planejar o tempo parece uma tarefa difícil, não é mesmo? Quantas vezes você termina o seu dia com a sensação de que não conseguiu fazer tudo ao que havia se proposto? E o pior: quantas vezes você terminar seu dia vendo que realmente não realizou tarefas necessárias, que estavam até na agenda?

A desculpa mais comum são os imprevistos que aconteceram ao longo do dia. Mas você verá a seguir que o tempo pode ser melhor usado se  aplicar um pouquinho de disciplina no uso de redes sociais e outros meios de comunicação.

Imprevisto podem ser bem administrados se conseguimos controlar estes nossos “devoradores de tempo”.

f2f9221ffcd4de1f166091e73e185b5fd536b36978d1e2c5e7pimgpsh_fullsize_distr

Refém das redes sociais

Pode ser que muitos achem o termo forte, mas as redes sociais são grande “devoradoras de tempo”. Tem gente que antes de falar bom dia já pega o celular para ver o que está acontecendo no facebook, ou se tem mensagem no whatsapp, no Messenger ou Instagram.

A frase “ foi só cinco minutinhos” deve estar na ponta de sua língua, mas não se esqueça que é de grão em grão que a galinha enche o papo! Cinco minutos mal usados podem comprometer sua produtividade e até mesmo seu lazer!

Veja como você pode contornar estas armadilhas virtuais, para usar produtivamente as horas de trabalho.

tempo-3

 

O whatsapp

Quantos grupos você tem ou de quantos participa no whatsapp? Quantas vezes aquele toque te chama a atenção e você pega o celular para ver se é uma mensagem relevante?

Minha sugestão é:

  • Silencie aqueles grupos em que as pessoas a-do-ram enviar vídeos, piadas, posts de bom dia, boa tarde e boa noite, e correntes de oração. Se elas não tem nada o que fazer, você tem. Nossa, Márcia, mas eu não posso interagir? Calma, vá para o item seguinte!
  • Estabeleça 10 minutos pela manhã, 10 minutos após o almoço e outros 10 á noite, para você poder ver as mensagens destes grupos de amigos e família, e interagir rapidamente.
  • Mantenha sem silenciar aqueles que são extremamente relevantes: chefe e subordinados no trabalho, filhos e cônjuges, se for o caso. Estabeleça que este canal de comunicação só servirá para assunto rápido, importante ou para emergência.
  • Não perca tempo procurando vídeo motivacional ou post com florzinha para enviar. Não tome o tempo dos outros, assim como você não quer que tomem o seu!

 

 

A caixa de email

Muita gente já abre e-mail diretamente no celular. E o abençoado aparelho fica apitando e avisando a cada 10 minutos que tem e-mail novo na caixinha. E aí os dedinhos nervosos já clicam em cima, e você fica perdendo tempo com um monte de mensagem de spam. Vamos acabar com isto já.

  • A primeira providência é ir nas configurações de teu celular e tirar o som de notificação para sua caixa de email. Aliás, e todas elas. Assim você acaba com um fator de distração.
  • Se houver e-mails importantes ou que devam ser respondidos de imediato que você esteja esperando, combine com o remetente que comunique o envio pro whatsapp ou SMS.
  • Para todos os outros casos, estabeleça uma rotina de horário para verificar tuas caixas de e-mails. Meia hora pela manhã e meia hora a noite é o suficiente, para jogar fora spams, responder as mensagens realmente importantes.

tempo-1

 

Facebook

Este aqui é outro amigo da procrastinação. Atire a primeira pedra quem nunca foi ler uma postagem e ficou meia hora rolando a página e dando “likes” ou coraçõezinhos, como é moda agora.

Também para o Facebook é necessário estabelecer horários. Eu uso de forma pontual, para entrar em contato com meus alunos e com minha audiência, para postar o material gratuito que produzo e os cursos que dou on-line. O que significa que é uma boa ferramenta se corretamente usado.

  • Se você usa como ferramenta de trabalho, estabeleça no máximo 2 horários por dia para postar o material que te divulga (link para youtube, blog ou site, cursos ou eventos que você promove ou dos quais participa)
  • Ainda como ferramenta de trabalho, responda aos comentários somente num determinado horário, não fique entrando e saindo do facebook. Faça o mesmo e com critério, para divulgar parceiros e amigos. Networking é fundamental, mas sua página não é anúncio de jornal.
  • Verifique uma vez ao dia se há mensagens inbox e as responda.
  • Se acessa o aplicativo do celular, retire o som de notificação.

6fd2fb765473347f231f463663276b020b0ebd8c4b99527c79pimgpsh_fullsize_distr

Telefones

O telefone, tanto fixo quanto o celular, são instrumentos de comunicação, e muitas vezes de trabalho. Mas com os celulares modernos, virou mesmo é instrumento de distração. A regra é:

  • Anotar as ligações realmente necessárias que precisa fazer, com o assunto ao lado.
  • Seja objetivo. Fale o que precisa e passe para a próxima ligação.
  • Deixe para falar com a família e amigos quando seu expediente tiver acabado. Não arranje desculpas para empurrar sua obrigação com a barriga. Se você ligou e ficou uma hora pendurado no telefone, isto não é imprevisto, é sabotagem.

 

Televisão,  netflix, youtube e afins

Você tem aquele relatório para fazer, mas lembra que está passando o Vale a Pena Ver de Novo, ou o seriado que você ama. No meio da tarde. Esquece o relatório “porque vai dar uma descansadinha”, e acaba emendando uma programação na outra.

Ou quer estudar para passar num concurso público, fazer aquela caminhada, e no final fica é no sofá ou na cama, assistindo TV, seriado, youtube. Por favor, criatura! Se você quer atingir seus objetivos, não procrastine! Estabeleça também um horário para ver a TV, que não prejudique seu rendimento.

 

Acabou o dia, e não produzi nada!

Esta continuará sendo sua frase de cabeceira se não tomar as atitudes acima para eliminar as distrações à sua frente. Tomadas as atitudes que te recomendei, o passo seguinte é organizar como realizar as tarefas do dia.

 

 

 

Como organizar seu dia

tempo-4

No artigo anterior, falei sobre dividir uma tarefa grande em várias menores, e ir realizando 3 tarefas por dia. Pois bem,   cada uma destas tarefas pode ser subdividida novamente em 3 etapas.

Quanto tempo você leva para realizar a tarefa 1? Duas horas? 120 minutos, correto? Divida por 3.  Você realizará em 3 etapas de 40 minutos cada, com um intervalo de descanso de 10 minutos.

Faça o mesmo com a tarefa 2 e 3, e você terá tudo realizado e se sentirá capaz e satisfeito, com a sensação de dever cumprido ao final do dia.

O período de descanso de 10 minutos é fundamental, pois você precisa se alongar, descansar a vista, ir ao banheiro ou comer alguma coisa. Também é o período aonde você pode verificar seu telefone e ver o movimento das redes sociais. Mas não esqueça, 10 minutos!

Desta forma você não procrastina e nem  é desagradável fazer o necessário. E após os 10 minutos de descanso, volta energizado. Estas são as dicas poderosas de hoje, para que você comece a cuidar de seu tempo.

Assista agora ao vídeo referente ao assunto. E me conte depois como foram teus resultados!

Se você gostou, comente, curta e compartilhe, e assine nossa fanpage, clicando no botão abaixo, para receber mais material como esse. Até a próxima dica. Gratidão!

BT_RECEBER

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top