Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Dica 4 contra a procrastinação: declare publicamente

Hoje quero apresentar a dica número quatro, declare publicamente, contra a procrastinação. Esta sequência de sete dicas sobre vencer ou manter sob controle a sua procrastinação está imperdível. Se você perdeu as anteriores, clique nos links:

dica 1: inevitabilidade

dica 2:  dividir tarefas

dica 3: planeje seu tempo

declare-4

 

Declare publicamente as suas decisões

Se existe uma coisa que faz um ser humano realizar coisas é o medo de “pagar mico”, virar assunto na roda de amigos ou ganhar apelido devido a algum fracasso. Quando um objetivo é só seu, não sendo compartilhado com os outros, você está na sua zona de conforto. Se você não conta para ninguém, também não precisa prestar contas do assunto, não é mesmo?

Olhando com mais profundidade, podemos perceber que quando não compartilhamos nossos objetivos é porque, na verdade, não estamos comprometidos com ele. Outra possibilidade é que estejamos com medo de não sermos capazes de conseguir realizá-lo. Seja por qual motivo for, sem os outros conhecerem, você pode carregar sozinho o peso de não ter conseguido concretizar este ou aquele sonho.

 

Não estar comprometido com o objetivo

Quando temos um sonho ou objetivo guardadinho conosco e sem realizar por muito tempo, um dos motivos pode ser a falta de comprometimento. Antes de sair fazendo tudo o que está guardado na gaveta há tempos, pergunte-se:

  • Há quanto tempo você tem este objetivo? Ele é importante, essencial ou você somente está acostumado a ter esta ideia e nem sabe mais o motivo?
  • Este objetivo ainda faz sentido para sua vida no momento atual?
  • Às vezes procrastinamos por tanto tempo realizar alguma coisa, que passado um período este objetivo não faz mais sentido algum no momento em que está vivendo. É como alguém que quer passar um final de semana romântico na Serra com o parceiro, mas sempre protela, pensando: “daqui há um mês nós vamos” ou “quando tiver um feriado nós viajamos.” De repente o parceiro termina o relacionamento, e um dia a pessoa se pega pensando: “nossa, eu sempre quis ir para a Serra passear”. Aí ela se dá conta que só fazia sentido ir para a Serra acompanhada, comer fondue a dois. Pronto. Este objetivo pode ser cortado da lista no momento, pois não faz sentido agora.6fd2fb765473347f231f463663276b020b0ebd8c4b99527c79pimgpsh_fullsize_distr

 

Medo de não dar conta da tarefa

O outro motivo pode ser realmente o medo de não dar conta da tarefa, de fracassar. Eu adoro a frase: “se estiver com medo, vai com medo mesmo!”

Ela significa que perdemos mais tempo pensando no que pode acontecer do que o tempo que gastaríamos realizando a tentativa. Lembre-se que o objetivo deve ser relevante e fazer sentido para você, e não para os outros. Dos outros, o que você vai pedir é apoio à sua causa, não opinião ou validação, ok?

Pergunte-se: o que de pior pode acontecer se eu tentar e não der certo? E o que melhor pode acontecer se eu tentar e der certo?

 

Declare e realize

Se você quer parar de procrastinar, agora, te dou a primeira solução. Tudo que você está adiando e sabe que é importante fazer, você irá anunciar. Isto significa que você falará para os amigos, com convicção, que irá fazer o que estava procrastinando. Declare sua intenção para sua família. Conte para o desconhecido na fila do ônibus. Imagine que cada vez que falar, está fazendo uma promessa a cada uma dessas pessoas.

declare-1

Por exemplo: você não está estudando para um concurso público e sabe como isso é importante para seu futuro. O que você vai fazer? Vai se inscrever e avisar aos amigos que está estudando para o concurso. “E se eu não passar? Vai ser um vexame…”  Para evitar o vexame, você terá que estudar.  Afinal, você contou para todos, praticamente prometeu que desta vez faria o concurso.

Há outro motivo. Quando  declaramos algo que queremos, isto ganha força. O nosso cérebro escuta a nossa voz proferindo aquela afirmação uma vez, duas, três, várias. E entende que aquilo é uma ordem. Ele tem que trabalhar para você, para que  atinja aquele objetivo. É desta forma que o nosso subconsciente nos ajuda.

Outro exemplo: se quiser parar de fumar, avise ao máximo possível de pessoas que convivem com você. Quando quiser fumar, além das pessoas à sua volta, terá a sua voz interna dizendo que é para resistir à vontade!

 

Pagar para ver acontecer

Existe uma outra possibilidade também: colocar dinheiro em jogo. Use quando você realmente sente que precisa de algo além da ajuda dos amigos te cobrando o resultado esperado.

Tenho certeza que mexer no bolso irá ser um grande incentivo para que você pare de procrastinar. Faça uma aposta com os amigos, um “bolão”.

Exemplo: você promete que vai emagrecer. Para se comprometer, coloque o dinheiro num bolão, com amigos. Se não conseguir até uma certa data, o dinheiro deverá ser distribuído entre os seus amigos.

Há até aplicativos para isso, aonde você coloca a atividade a ser realizada, e qual será sua punição se não fizer no prazo.

banner_a-gratidao-transforma-1

Declare nas redes sociais

Você pode pensar que eu estou exagerando, mas não estou não. Tenho alunos cheios de ideias e projetos, e alguns queriam desenvolver vídeos para ajudar pessoas, artigos, atividades na comunidade. Mas nunca davam o primeiro passo.

declare-3

O que sugeri foi simples. Que postassem em seus perfis sociais frases assim:

-“aguardem, vem novidade por aí!”

-“toda terça-feira (por exemplo) tem novidade no (meu blog, canal de youtube, na minha loja…)”

-“Vocês não imaginam a surpresa que estou preparando para (a comunidade, o grupo da igreja, para meus clientes…)”

Com estas declarações públicas, eles tinham que se mexer e realizar algo, pois haviam criado expectativa nas pessoas de seu perfil.

Comigo não foi diferente. Este ano me desafiaram a colocar um vídeo por dia em meu canal do youtube. Quando pensei no trabalho que isto envolveria, me deu um frio na barriga. Mas resolvi rapidinho: declarei para todo mundo o que iria fazer, para meus alunos e na minha fanpage. Daí por diante, fui para a ação.

 

Declare e se comprometa

Quando declarar seu objetivo para amigos e familiares, lembre-se sempre que está buscando aliados para cumprir suas metas. Pessoas que vão, sim, te cobrar ou chamar a atenção.

declare-2

Quando chamar um grupo de amigos para o “bolão”, lembre-se que esta interação é divertida, mas há mais do que sua promessa e dinheiro em jogo. Há a sua reputação e a sensação que você vai levar consigo, se não cumprir novamente a meta estabelecida.

Com isso, criamos estímulos para você parar de adiar. Ou vai doer no bolso ou vai passar vergonha. Declare publicamente, não buscando a cobrança de todos, mas tendo a certeza de que terá muita gente te apoiando.

Pense de que maneira pode fazer isso. Opções agora não faltam! Assista ao vídeo sobre o assunto,  e depois diga o que achou das dicas, se as colocou em prática e qual foi a experiência.

 

Fique de olho nas próximas dicas, compartilhe com os amigos, e assine nossa newsletter para receber mais artigos como este!

bt_receber

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top