Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Dica cinco: o hábito contra a procrastinação

venho com a dica número cinco contra a procrastinação: faça o comportamento que você quer ter virar um hábito. Se você perdeu as dicas anteriores, acesse abaixo:

-dica 1: inevitabilidade

-dica 2: dividir tarefas

-dica 3: planeje seu tempo

-dica 4: declare publicamente

habito-1

 

Parece muito complicado colocar em prática atitudes que tendemos a procrastinar. Comumente elas nos incomodam:

–  por achar muito difícil,

– por achar chato,

– por achar monótono,

– por achar complexo.

 

A força de vontade e o hábito

A força de vontade é aquele ímpeto que todos nós temos para iniciar algumas ações. Quem nunca iniciou um regime cheio de força de vontade e um mês depois já estava “enfiando o pé na jaca”?

Depender da força de vontade não ajuda. Ela tem limite, e este começa quando se impõe em nossa frente a privação de algo agradável, ou uma série de atividades que soem desagradáveis, monótonas, chatas, difíceis. Ou seja, quando saímos de nossa rotina, ou da nossa querida e amada zona de conforto, esquecemos imediatamente de como estávamos animados com nossas resoluções de mudanças.

Se você precisa frequentar uma academia, por exemplo, não pode ficar com desculpas como: “amanhã/semana que vem/ mês que vem eu vou”. A sua força de vontade vai acabar ou outras coisas mais interessantes vão aparecer no caminho. Como fazer para que não se render no meio do caminho?

banner_a-gratidao-transforma-1

Construindo o hábito

Hábitos são ações repetidas inúmeras vezes. Dentro de nossa zona de conforto, temos muitos hábitos, o que significa que você tem capacidade de construir um novo. Quer ver?

-Escovar os dentes

-tomar banho

-acordar no mesmo horário para o trabalho

-tomar café da manhã

-dar um beijo no filho antes de dormir…

 

Para desenvolvermos hábitos, precisamos criar uma rotina. É esta rotina de comportamentos repetidos que fará nossa zona de conforto ampliar-se, e incorporar a nova ação necessária. Mas como fazer isto?

 

Estabeleça horários e dias

A primeira providência é estabelecer um horário e dias certos para que a atividade ocorra. Se puder ser um horário fixo, melhor ainda.

habito-3

Marque em sua agenda, junto com os compromissos do dia. Se quiser, coloque alarme no celular como um lembrete.

Quando for delimitar dias e horários, escolha dentro do que é humanamente possível. Não adianta estabelecer que a partir de amanhã você irá todos os dias na academia malhar, por exemplo. Veja em sua agenda quais são seus horários livres, duas ou três vezes na semana. Ajuste a nova rotina para que caiba na sua vida.

 

Prepare-se para a tarefa- o ritual

Para iniciar qualquer ação é preciso de um preparo. Quando eu começo a escrever, por exemplo, tenho que ter ao meu lado uma garrafinha de água comigo, deixo meu celular no mudo e coloco uma música para me concentrar. Este é o meu preparo, meu ritual.

habito-5

Logo, se você estabelecer um “ritual” para o que precisa fazer, ele se torna um hábito. Voltando ao exemplo da academia. Digamos que você estabeleceu que consegue ir segunda, quarta e sexta feira de manhã, antes de entrar no trabalho.

Antes de dormir, no dia anterior, você pode já deixar arrumada sua roupa de ginástica para vestir logo cedo. Também  pode preparar uma mochila com sua roupa de troca, kit de banho, garrafa de água e uma barra de cereal. Deixe a mochila junto com sua bolsa ou carteira, já ao lado da porta de saída. No dia seguinte não tem desculpa.

 

Arrume parceiros

Muitas coisas que protelamos podem se tornar hábitos com mais facilidade se temos alguém conosco na atividade. Pode ser caminhar com um filho ou com o marido; ir à academia no mesmo horário que a amiga; fazer um curso de inglês com o colega do escritório…

habito-4

Se você arrumar alguém com o mesmo objetivo ou necessidade, um pode ajudar o outro a criar o hábito necessário. Algo que parece difícil torna-se divertido se temos companhia. Parceiros muitas vezes são fundamentais para firmarmos um comportamento de forma a que ele se torne um hábito.

 

Crie uma rotina de execução

Quando finalmente você está frente a frente com a atividade que precisa executar, também pode ter uma rotina. Por exemplo, quando escrevo coloco um alarme me avisando quando se passam 50 minutos, para que eu possa levantar da cadeira, me alongar etc.

 

Premie-se

Digamos que você ame “tacos” com guacamole, e perto de seu serviço tem uns tacos geniais. Você pode estabelecer que se comparecer segunda, quarta e sexta-feira na academia, sua tarde de sexta-feira termina no tal restaurante.

6fd2fb765473347f231f463663276b020b0ebd8c4b99527c79pimgpsh_fullsize_distr

Estabeleça pequenos prêmios que você se dará somente se cumprir seu objetivo, ou algo agradável que valha a pena fazer, que esteja ligado ao hábito a ser criado. Um exemplo disto é uma amiga minha, que sempre prepara um delicioso expresso cada vez que tem que preencher sua planilha semanal de gastos. Como controlar as finanças da casa é uma rotina necessária, mas que ela não gosta muito, ela se dá de presente um expresso no capricho!

 

Um novo hábito aumenta sua zona de ação

Quando você finalmente estabelece a rotina de preparação, um horário e como executará a tarefa, se tem um parceiro ou se há um prêmio estabelecido, finalmente o comportamento se torna um novo hábito.

habito-2

Quando realizar a tarefa proposta não for mais um horror, e fizer parte do seu dia a dia, você terá aumentado sua zona de ação. E sabe o que é mais interessante: terá aumentado sua zona de conforto, porque agora este hábito não te agride mais.

Portanto, execute as ações de modo a que o seu cérebro  consiga entender que aquilo é bom, necessário, prazeroso. Só assim estes comportamentos e ações tornam-se hábitos.

E quando chegar neste ponto, não pare. Pegue a próxima atividade que está procrastinando e mãos à obra!

Agora assista ao vídeo sobre o assunto.

Fique por dentro das próximas dicas assinando a nossa newsletter, e compartilhe este artigo para ajudar outras pessoas!

bt_receber

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top