Coach Palestrante: conheça 7 benefícios da área
21/02/2017
Habilidades: potencialize as suas com a Quinta Lição do Mestre Yoda
23/02/2017

Ultimamente vejo muitas pessoas falando que estão sofrendo com transtorno de ansiedade e como isso tem afetado a vida delas negativamente. Como eu já disse em outros textos por aqui, a ansiedade faz parte dos sentimentos da nossa alma. Ela faz com que você se sinta VIVO através das expectativas, dos sonhos e desejos que estão dentro do seu coração.

– “Mas Marcia, se é algo ‘normal’, por que me sinto tão abatido? Por que sinto essa grande angustia e medo dentro de mim? Parece que eu parei no tempo e que não consigo ultrapassar essa barreira.”

Sei o quanto isso pode estar te machucando dia após dia. Por isso, eu quero que você respire fundo e entenda que não está sozinho.

Fica comigo que eu quero te ajudar a entender e acabar com o seu  transtorno de ansiedade.

Me sinto ansioso, angustiado, deprimido e não sei o motivo

É realmente agoniante quando a gente não consegue controlar os pensamentos. Eles são os nossos principais sabotadores e os principais responsáveis pelo transtorno de ansiedade. Na verdade, há muita gente por aí que responsabiliza os outros pelos problemas que enfrentam, esquecendo o fato de que elas mesmas são as protagonistas da própria história. Não adianta criar expectativas nas pessoas, não adianta culpa-las pela tristeza e decepção. Você é o capitão do seu navio, é você que delimita até ponto os outros podem afetar a sua vida. Mas, isso é papo para outro dia.

A mente de um ansioso trabalha 24h

O fato aqui, é que a cabeça de uma pessoa ansiosa fica ligada 24h. Ela cria ideais e padrões de como as coisas devem ser, cria roteiros, planos, projetos, vive no mundo das incertezas, do medo e da preocupação com o ontem, hoje e amanhã. Só de escrever já fiquei cansada. É um fardo grande demais. O descontrole emocional dos pensamentos que corre aí nos teus neurônios podem estar te prejudicando sem nem ao menos você perceber. E aí, essa angustia, medo e tristeza parecem não ter razão aparente, porque na verdade elas se originaram a partir de outros motivos. Você pensa:

– “Meu Deus, porque me sinto abatido, cansado? Parece que não tenho força para nada”.

Mas nem suspeita que sofre devido a tamanha ansiedade, e os sinais de cansaço começam a aparecer no seu corpo junto comas queixas constantes.

Eu sei, é difícil lidar com as pressões do dia a dia. As inquietações devido ao receio de perder o emprego, os filhos que estão com problemas, o casamento que não está indo bem, as contas que não param de chegar, os sonhos que foram deixados de lado, as compras do mercado que não foram feitas, a louça que está na pia, a roupa para passar que acumulou da semana passada.

Isso te enche de incertezas, receios e irritação por não conseguir resolver tudo de uma vez só. Bem, eu preciso te contar um segredo: não é possível acabar todos os problemas do mundo de uma só vez. Eu sei que isso é injusto, mas cada coisa pertence ao seu dia. Seja justo e paciente consigo mesmo e se permita fazer as coisas aos poucos.

Crise de ansiedade

A ansiedade evolui quando chega ao seu mais alto nível, e aí é o ponto de partida para as crises e ataques. Muitos desses transtornos são identificados através de algumas reações do organismo que tenta extravasar essa energia.

transtorno de ansiedade

Conheça essas reações:

 

 Síndrome do Pânico

Caracterizadas em períodos de intensa ansiedade e são acompanhados de alguns sintomas como: taquicardia, dores de cabeça, dificuldade em respirar, perda do foco visual, sensação de desmaio.

Fobia Simples

Medo irracional relacionada a um objeto ou situação específica. Como por exemplo: medo de entrar em elevadores, de aranhas, medo de caminhar na rua ou dirigir. Muitas pessoas chegam em um grau tão alto de ansiedade quando entram em contato com aquilo que lhes ‘da medo’, que acabam desencadeando um ataque de pânico. E o mais interessante nisso é que geralmente não é a coisa em si que assusta, ás vezes os motivadores são outros.

TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O TOC é marcado por um padrão de comportamento repetitivo, compulsivo e obsessivo. São pensamentos que invadem o pensamento e te levam agir de determinada forma sem controle. Exemplos: lavar a louça várias vezes, conferir de minuto a minuto se trancou as portas, tomar banho mesmo até ter acabado de sair do chuveiro, xingar, lavar as mãos várias vezes achando que não estão limpas o suficiente, e por aí vai.

Esse transtorno tem como objetivo tentar aliviar tamanha ansiedade que cresceu através das preocupações e obsessões.

Sintomas físicos do transtorno de ansiedade 

tratamento para ansiedadeO transtorno de ansiedade também pode ser identificado através de sintomas físicos que fazem parte das crises já citadas acima, como:

  • Tontura ou sensação de desmaio
  • Nervosismo e irritabilidade por coisas pequenas
  • Dificuldade de concentração, seja no trabalho, em casa ou na hora de conversar
  • Preocupação excessiva com qualquer situação
  • Palpitações no coração ou aperto no peito
  • Dor de barria que pode gerar até diarreia

Dentre esses sintomas, você pode estar sofrendo com o menos conhecido deles: a ansiedade social.  Que é quando a pessoa tem medo de estar interagindo com outras pessoas ou estar participando de atividades onde ela se torne o foco. Você pode estar achando que possui todos esses sintomas e problemas, mas é preciso ter calma e procurar ajuda para que se tenha o diagnóstico. Há várias formas de tratamento e remédios para ansiedade, desde os produzidos pela indústria farmacêutica até métodos naturais. Mas, hoje eu quero te dar uma opção diferente para que você busque uma terceira alternativa que vai te ajudar a melhorar a sua vida.

 

Como tratar o transtorno de ansiedade e melhorar a sua vida?

crise de ansiedade

O transtorno de ansiedade pode ser identificado através dos sintomas citados acima. Você já sentiu algum deles? É realmente complicado passar por situações de intensa ansiedade. Mas, é possível fazer com que ela trabalhe a seu favor. Esses transtornos podem ser trabalhados e tratados através medicamentos junto ao acompanhamento de um psicólogo. No entanto, é possível mudar pequenos aspectos da sua vida para que você seja uma pessoa mais feliz, mais segura de si e determinada.

Muitas vezes, a ansiedade em excesso gera grande dependência emocional com as pessoas mais próximas a nós, seja um familiar, namorado (a) ou amigo (a). O fato é que muitas vezes jogamos para cima dos outros a responsabilidade de nos manterem em segurança. Criamos uma falha ideia de que eles são os responsáveis pelo nosso humor e pelos sentimentos que carregamos. Os conflitos começam em casa, no trabalho, na família e parece que as coisas só pioram.

 

Passos simples para se livrar do transtorno de ansiedade 

Você precisa começar a colocar em prática algo que eu sempre menciono aqui: mantenha o controle. É difícil, parece impossível, mas se aos pouquinhos a gente for trabalhando isso juntos, logo logo, você vai aprender a reconhecer quando uma nova crise iniciar.

como acabar com a ansiedade

 

1 – Preste atenção quando surgir um pensamento negativo na sua mente. Quanto mais alimento você der, maior será esse monstro e ele vai te perseguir por todos os lados. “Marcia, me sinto feia quando meu namorado-marido não me elogia ou não repara em mim. Começo a desconfiar que ele não me ama mais, que pode estar me traindo”. Sejam realistas! Há motivo para pensar dessa forma? Valorize a pessoa maravilhosa que você é. Reverta essas ideias infelizes. Ao invés de pensar assim, reflita? “Eu sou boa, sou linda e tenho um grande potencial. Ninguém pode me fazer pensar o oposto disso”.

2 – Respire fundo. É uma ladainha que todo mundo diz, porém poucos fazem certo. Metade das pessoas não sabe respirar da forma correta. Por isso, respire com calma, devagar. Segure o ar nos pulmões por três segundos e solte aos poucos. A respiração correta pode ser muita eficaz para se controlar a ansiedade.

(Coloque em prática esses exercícios)

3 – Seja grato. Aqui no site já falei também várias vezes em como eu acredito que a gratidão pode transformar vidas. Convertas as reclamações e os medos em palavras de amor, afeto e agradecimentos. Quanto mais coisas boas você desejar para si e para os outros, tudo começará a mudar. A gratidão pode transformar a sua vida!

4 – Escreva. Senão consegue desabafar com o seu melhor amigo, pegue papel e caneta ou até mesmo no computador, e escreva sobre todos os seus sentimentos. Escreva o que está passando pela sua mente. Se for muito importante, peça para que alguém ler. Ás vezes você pode se expressar melhor através das palavras do que da fala.

Parece coisas tão mínimas perto dos teus sentimentos, não é mesmo? Mas, se aos poucos você for colocando em prática, eu tenho certeza, que se tornarão um hábito na sua vida. As mudanças começarão a aparecer. Encontre toda a paz de espírito e felicidade que você merece.

Quer saber mais como a gratidão pode transformar a sua vida e te ajudar a tratar a ansiedade e todos os seus sintomas? Eu posso te ajudar. Clique no link a seguir e conheça todos os benefícios que a gratidão diária pode oferecer para a sua vida: A Gratidão Transforma 

Se você gostou do texto de hoje, deixe seus comentários aqui abaixo, compartilhe este artigo e inscreva-se no site para receber todas as novidades que estamos sempre criando para você:

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99135-1146 

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.