Você que está lendo esse texto já deve ter me ouvido falar na importância de entrarmos em estado de flow, ou de fluxo total. Parece algo bem aleatório, mas o estado de flow é quando estamos conectados e sintonizados com a energia do universo. É entrar no ritmo dele.

Basicamente, é  deixar a vida fluir.

O criador desse conceito é o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihaly. O foco das pesquisas de Mihaly é descobrir os elementos que nos levam encontrar a excelência em nossa vida diária. Através de estudos realizados com centenas de pessoas, ele descobriu que o estado de fluidez é a chave para que os seres humanos possam viver em estado de harmonia, tranquilidade e paz.

Você pode estar até pensando: “afinal que ritmo é esse que o universo possui e que nunca me contaram”?

estado de flow

Entrando em estado de flow, ou de fluxo total

Não é incomum acontecer da gente achar que é o centro do universo. Ás vezes esses pensamentos doidos passam pela nossa cabeça. Achamos que mundo gira por nossa causa, que os planetas estão aqui para nos servir, ou ainda acreditamos que todo o cosmos foi criado porque nós existimos.

Infelizmente, preciso te contar que isso é uma mentira.

Eu e você somos apenas mais um elemento em meio a milhares de outros. Somos a imagem e a semelhança de Deus, mas ainda assim, somos apenas um elemento que complementa tudo que já havia sido feito antes da nossa existência.

Já deve ter acontecido com você pensar em uma pessoa especial que não via há anos. Ficar lembrando das boas conversas, dos encontros e toda a falta que essa pessoa faz. E por um acaso, ao final do dia, você recebe a ligação ou a mensagem dessa colega, sem nem ao menos ter tentado entrar em contato.

Ou quando você vai ao shopping lotado e uma vaga é desocupada bem na hora que você passa. É incrível quando pensamos em determinada situação e ela simplesmente se materializa a nossa volta.

estado de flow

Coincidência?

Não. É como se a sua vida se encaixasse no ritmo do universo e de repente tudo começa a engrenar, a dar certo. Mas, isso também pode acontecer do outro lado, quando situações difíceis começam a aparecer uma atrás da outra.

Tem coisas que você gostaria muito que saíssem do campo dos sonhos para o mundo real, mas por mais que tente e deseja nada se concretiza, aliás, tudo começa a desandar. Nem percebe que talvez não seja o momento para determinado acontecimento, força a barra até ter prejuízos.

A partir daí, um efeito dominó começa, parece que todas as portas se fecham e você fica sem entender o que fez de errado para tudo dar errado.

estado de flow

E sabe por quê essas coisas acontecem?

Porque você está lutando contra maré. Indo de encontro ao ritmo oposto do universo.

Seguir a favor desse ritmo é como quando a gente sai de casa, pega o carro e passa por uma sequência de semáforos verdes. Você se sente com sorte, confiante, e feliz. Ou quando acorda disposto e animado, corre pra pegar o ônibus que vive lotado, mas que nesse dia em especial há uma assento te esperando.

Agora, sabe aquele dia que você acorda chateado, de mau humor e reclamando de tudo? Perde a hora, fica irritado, sai de casa na pressa, volta porque esqueceu a carteira, sai de novo, pega fila e encontra todos os semáforos vermelhos. É um filme de terror em sequência. Tudo parece fora do eixo.

Estar em estado de flow, é saber reconhecer o fluxo da vida.

Mas, cuidado!!

Não vai achando que quando algo deu errado significa que seja uma mensagem do universo para você dizendo que não é para ser, ou que Deus não quis.

Não é assim que funciona!

Você precisa fazer a sua parte da maneira correta. Se você perde a hora para uma entrevista de emprego importante, não quer dizer que isso significa uma mensagem subliminar do cosmos dizendo: “ó, melhor não ir que é furada”. Não deu certo porque não houve a organização, dedicação e o preparo necessário para determinado encontro.

Temos essa mania horrorosa de querer culpar as situações desfavoráveis e as pessoas ao nosso redor por coisas ruins que acontecem conosco. Se você está indo por esse caminho, é melhor fazer o retorno e começar a se responsabilizar pelas atitudes que possui.

estado de flow

Quer saber quando reconhecer um sinal do universo?

Imagina um dia que você tem um encontro. Você se programa para poder chegar mais cedo em casa, estende a roupa que escolheu cuidadosamente na cama, e faz até alguns exercícios físicos para se sentir mais confiante. E depois de tanto trabalho e de tanto planejar, pega o maior temporal e a maior fila da história das filas. Tenta avisar de qualquer jeito que vai atrasar, mas parece que o telefone não quer funcionar. Você se sente impotente.

Simplesmente tudo, mas tudo dá errado. Mesmo assim, por ser uma pessoa persistente, que não desiste nunca, você vai até o local e até que vocês têm um encontro bacana. Marcam de novo, e tudo dá errado mais uma vez. E depois de um tempo você descobre o fulaninho (a) é um tremendo 171.

Quando essas situações acontecem é um sinal do universo GRITANDO pra você fugir enquanto ainda pode. É como um: “corra, antes que você entre em uma fria”. Só que infelizmente, por queremos tanto uma coisa nós ficamos cegos e surdos, e fingimos não notar esses avisos.

estado de flow

Por que é importante estarmos em estado de flow?

O estado de flow é essencial para que você possa perceber e identificar os sinais positivos que o universo te dá. Muitas vezes, há oportunidades maravilhosas ao alcance das suas mãos, mas por ter crenças limitantes e por dar ao ouvido aos seus sabotadores internos, você perde a chance de ter a oportunidade que merece.

Semana da Reprogramação Mental

E por querer te ajudar a encontrar o seu fluxo, daremos início mais uma vez a Semana de Reprogramação Mental. Nas edições anteriores ela foi um sucesso e ajudou centenas de pessoas, e tenho absoluta certeza que dessa vez não será diferente.

estado de flow

Como faremos isso?

Serão cinco dicas, dois estudos de caso de alunos meus que entraram em estado de flow e vivem a alegria de estarem em estado de fluxo. Quero você acompanhe esses meus alunos para que entenda como tudo o que eu estou te ensinando aqui realmente funciona. Se você deseja se inscrever é só clicar no link abaixo: gh

Quero me inscrever na Semana de Reprogramação Mental

Além do mais, também vou liberar gratuitamente quatro aulas a respeito do fluxo total. É como um mini curso para você aprender sobre o que estou falando hoje e como você pode aplicar todas as minhas dicas para melhorar de vida. E ao final de tudo isso, se você gostar e ver que realmente funciona, e que não é historinha, eu vou abrir as inscrições para o meu curso Fluxo Total.

Embarque em mais essa jornada comigo e aprenda a levar a vida mais leve e tranquila!

Um beijo, e até o nosso próximo encontro.

Assista o primeiro vídeo da semana de reprogramação mental:

Curtiu o conteúdo de hoje? Então deixe um comentário para a gente saber a sua opinião e compartilhe com seus amigos. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo.

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99135-1146

 

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.