É possível viver de Magic!
19/04/2016
Você sabe mesmo o significado da gratidão?
20/04/2016

Hoje vamos conhecer o quarto e último princípio que é FAÇA-SE PRESENTE.

faça-se presente 1

Nos últimos dias estou apresentando para você a Filosofia do Peixe; trata-se de quatro princípios que são os principais ensinamentos do livro Peixe! Como motivar e gerar resultados, de autoria de Stephen LUNDIN.

A história é baseada em um lugar que verdadeiramente existe, o Mercado de Peixe de Pike Place de Seattle, EUA. Esse mercado já virou ponto turístico e a maneira com que os peixeiros trabalham lá dentro é revolucionária e emocionante; eles criaram a filosofia do peixe a partir dos quatro princípios que você deve utilizar para que sua vida seja muito melhor e as pessoas a sua volta também.

Quais são esses quatro princípios?

1 – Escolha a sua atitude

2 – Brinque

3 – Alegre o dia das pessoas

4 – Faça-se presente

Para você saber um pouquinho mais dos outros três princípios, procure os artigos e vídeos anteriores.

Agora vou falar do quarto e último princípio que é FAÇA-SE PRESENTE.

O Mercado de Peixe de Seattle funciona de forma diferente porque os peixeiros brincam o tempo inteiro entre eles, com os clientes ou com qualquer turista que esteja passando por ali. E o livro Peixe conta a narrativa de uma gerente fictícia que está tendo problemas com sua equipe de trabalho, conhecida como depósito de lixo tóxico, e acredite: o lixo tóxico são as pessoas, tamanha a agressividade e postura inadequada de cada um deles. Acontece que a gerente descobre por acaso esse mercado e um peixeiro começa a ensinar os quatro princípios para ela. Seu raciocínio é simples: “se funciona em uma peixaria onde o local é tão desagradável, fedorento, com tripas, escamas para todos os lados é claro que vai funcionar também com a minha equipe”.

O grande desafio é aprender esses princípios para poder implementar em sua empresa também.

Agora vamos falar do Faça-se Presente. Estamos numa era onde as relações virtuais ficaram cada vez mais fortes. Nada contra isso, até mesmo porque se não fosse o mundo virtual eu não estaria com você agora e não poderia ajudá-lo através de meus artigos e vídeos; nada contra todas as redes sociais, que, aliás, utilizo para poder ajudar os meus clientes e a minha audiência, tais como: Facebook, Periscope, Linkedin e vários outros mecanismos.

faça-se presente 2

Acontece que insistimos tanto nas relações virtuais que acabamos esquecendo e deixando de lado os vínculos reais, não temos mais tempo para os amigos, a vida está tão corrida e a internet disponível no celular e que te mantém conectado 24 horas por dia, toma conta de todos os caminhos, de todas as possibilidades, de todos os momentos e isso fica tão forte que não temos mais tempo para ligar para um amigo, tomar um choppinho junto, um sorvete ou qualquer coisa onde você possa olhar nos olhos e trocar energia com as pessoas.

Se isso já tem acontecido em relação aos amigos, familiares imagina como fica o contato com o cliente, mesmo quando é cara a cara, frente a frente. Este contato está cada vez mais frio, distante, perdemos a nossa humanidade, esquecemos que é através do olhar que acessamos a alma do outro. Quando você se faz presente de fato, tem como ajudar o seu cliente e fazer com que ele saia feliz do atendimento que está recebendo.

Pequenos detalhes num atendimento podem fazer toda a diferença. Quer ver? Quantas vezes você comprou um produto simplesmente porque a vendedora te tratou como gente e não como mais um número? Lembra daquela história: próximo, seguinte, mais um… Quando, no lugar desse tratamento em série, a vendedora enxergou o ser humano que você é, aposto que te conquistou e isso fez toda a diferença no resultado.

O que precisamos fazer então?

Fazer-se presente, simples assim. Faça-se presente na vida do seu cliente, de seus colegas de trabalho, de seus amigos, de sua família; esteja inteiro, mesmo que seja por poucos minutos.

Com esses quatro princípios: ESCOLHA A SUA ATITUDE, BRINQUE, ALEGRE O DIA DAS PESSOAS e FAÇA-SE PRESENTE, você pode transformar o mundo.

Foi o que a nossa gerente fictícia aplicou e com isso conseguiu transformar a equipe que era chamada de depósito de lixo tóxico na melhor equipe da empresa, que inclusive ganhou o prêmio de melhor equipe no final do ano.

faça-se presente 3

A história é fictícia, mas o Mercado de Peixes de Pike Place, em Seattle é real, você pode conhecer assim que programar umas férias para os Estados Unidos e independentemente de conhecê-lo pessoalmente ou não, esse é o desafio para você: de que maneira vai implementar esses quatro princípios em sua vida e contagiar todas as pessoas que tiverem a sorte de passar por perto de você.

Vamos lá então aplicar os quatro princípios da Filosofia do Peixe?

E agora confira tudo isso no vídeo:

E para continuar tendo acesso a meus artigos e vídeos, inscreva-se agora na área vip de meu site.

botao-blog

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.