Por que você não consegue sentir e expressar gratidão?
05/09/2017
consome
[Marcia Luz Tv]   Você é o que você consome
12/09/2017

Sabia que a sua autoconfiança depende do amor que você sente por si mesmo?

autoconfiança

Como a falta de autoconfiança pode ser prejudicial

Muitos dos meus alunos e alunas, e pessoas que me procuram para desabafar, possuem um problema muito sério ligado a autoestima. Geralmente, esses conflitos estão relacionados com situações que ocorreram na infância, ou na adolescência. Pessoas que não confiam em si mesmas nunca se acham boas o bastante. Estão inseguras em seus relacionamentos, no âmbito profissional, e não se sentem capacitadas para assumir determinados papeis.

A insegurança está diretamente relacionada como a percepção que temos da imagem que achamos projetar nos outros. Se por algum motivo você foi ferido emocionalmente pelo seu jeito de agir, vestir ou até mesmo pelos seus princípios, pode se ver de uma forma deturpada.

Não crer na sua capacidade é a mesma coisa que abrir uma porta para que os outros administrem a sua vida. Pessoas inseguras tendem a perguntar a opinião de um batalhão de gente antes de tomar uma decisão.

“Você acha que eu devo comprar essa blusa?”, “Será que esse corte combina com meu rosto?”, “Eu devo mudar de trabalho?”, “Você acha que eu sou bonita? Seja sincero!”. Pergunte a si mesmo quantas vezes já fez essas colocações aos seus familiares, amigos ou até pessoas que com quem nem ao menos possui um laço afetivo.

É claro que é bom ter uma segunda opinião, só que não ao ponto de passar do limite ao querer que os outros façam escolhas que são responsabilidades suas. Temos só uma chance de viver e colocar essa oportunidade maravilhosa nas mãos de terceiros não é a escolha mais sábia.

Pessoas inseguras também…

acreditam verdadeiramente que precisam seguir um determinado padrão, seja de beleza ou de comportamento. Elas se comparam constantemente, e possuem medo de serem julgadas por se sentirem inferiores.

autoconfiança

A falta de confiança possui vários níveis.  O pior deles é quando essa falta de amor próprio gera amargura, rancor, ódio e inveja. É como se as outras pessoas tivessem uma vida maravilhosa, enquanto a sua é cheia de problemas e defeitos. Você se coloca o tempo todo para baixo, vive achando defeito onde não tem.

Imagino o quanto isso deva ser cansativo. Olha a energia e o esforço que é preciso para manter essa visão de si mesmo.

Você também está exausto disso? Dessa cobrança diária? Quer experimentar a liberdade e assumir a personalidade que está embaixo de toda a autocrítica e medo?

Então, chegou o momento de dar uma reviravolta e mudar esse sentimento que aflige a sua alma constantemente. Eu quero te ajudar e a dica do dia é um exercício que deve ser colocado em prática logo após você terminar a leitura desse texto.

Exercício do Espelho – fortaleça sua autoconfiança

autoconfiança

Essa dica vai exigir muita coragem da sua parte. Como eu disse lá no início, vou precisar do seu voto de confiança de que esse exercício vai te libertar do vício da aprovação.

Vamos precisar apenas de um espelho. Isso mesmo! Pode ser um pequenininho, um grande, pode ser o do banheiro, pode ser o deu trabalho, do carro, não importa.  Agora, eu quero você se posicione na frente dele e olhe no fundo dos seus olhos.

Já posso te adiantar que não é uma tarefa muito simples.

A maioria das pessoas não gosta de manter contato visual por muito tempo com outras pessoas, o que dirá consigo mesmo. O olho é o espelho da alma, e quando vemos o nosso reflexo, de certa forma, estamos vendo além da nossa aparência. Quando não gostamos de quem somos, temos uma tendência a não nos olharmos com cuidados. Afinal, a gente só cuida do que gosta, não é mesmo?

Se faz tempo que você não se olha, ou que não separa um tempo para si mesmo, talvez seja ainda mais difícil cumprir essa atividade. Só que eu preciso que você dê esse passo de coragem.

Costumeiramente nós nos olhamos no espelho para arrumar o cabelo, a roupa, coisas ligadas a aparência. Mas de fato nunca damos uma pausa para observarmos além dos adornos e enfeites que carregamos. E é por isso que essa dica é tão importante.

No instante que você ver os seus olhos no reflexo do espelho, vai repetir pausadamente e em voz alta:

“EU me amo e EU me aceito e do jeito que EU sou!”, três vezes.

Talvez, a sua mente comece a disparar pensamentos negativos, do tipo: “Ama nada!”, “Quem é que pode amar alguém como você?”, “Olha para si mesmo, ninguém te ama!”, “Ama nada, olha essas rugas e esse peso sobrando!”.

“Eu me amo e  eu me aceito como eu sou!”

autoconfiança

Quando essas frases passarem pela sua cabeça quero que você use o exercício da terceira dica dessa semana. Você vai dizer para a sua consciência: “Mente, obrigada por compartilhar”. E em seguida vai repetir novamente: “EU me amo e EU me aceito do jeito que EU sou!”.

Você está aprendendo a se aceitar e a valorizar as suas qualidades. Isso não quer dizer que você precisa se contentar com tudo que possui, que não é mais preciso progredir. Eu sempre digo que todos os dias temos que dar o melhor de nós, e amar e aceitar quem somos também faz parte disso.

Ame-se como você é hoje, porque é esse “eu” que vai te permitir aperfeiçoar e crescer emocionalmente, tendo mais confiança e fé no seu potencial. Faça o exercício, se olhe! Acredite, a sua alma está precisando ouvir essas palavras de afirmação.

“Marcia, quantas vezes ao dia eu devo fazer isso?”.

Quantas vezes você achar necessário. Isso, dependerá exclusivamente de como anda a sua autoestima e o seu amor próprio. Se sentir que sua autoconfiança está muito abalada então repita 10, 20 ou 30 vezes.

Faça por alguns dias e depois me conte como anda esse amor próprio. Aprenda a se valorizar e entre nesse fluxo com você mesmo e com a energia do universo. Fortaleça sua autoconfiança e conquiste um mundo de oportunidades!

Quer saber mais sobre o Exercício do Espelho que ajuda a fortalecer a autoconfiança? Então clique no vídeo abaixo:

Você deseja aprender novas técnicas para melhorar a sua autoconfiança? Então clique aqui:

EU QUERO!

 

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos? Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp:  48 99944-8609

 

 

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.