Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Gratidão: 10 Atitudes que Vão Mudar sua Vida

Nesse artigo irei te apresentar 10 atitudes para ser grato de uma vez por todas.

foto1.1
10 atitudes para ser grato de uma vez por todas

Ultimamente venho trabalhando com insistência o tema gratidão porque ele tem trazido excelentes benefícios e vantagens para a vida de muita gente da minha audiência; recebo todos os dias emails e recadinhos dizendo que várias coisas aconteceram na vida delas em função da gratidão. Então, por isso, tenho trazido várias informações e conteúdos para colaborar com a sua vida e para que você possa utilizar essa ferramenta a seu favor.

Se você já faz isso, vai fazer ainda melhor, da maneira certa e com a metodologia correta sobre gratidão.

Hoje vou te oferecer uma sequência de dez passos que estou chamando de 10 atitudes para ser grato de uma vez por todas.

banner_a gratidao transforma

Tem pessoas que tentam ser gratas e não conseguem; tenho recebido muitos recados perguntando: “Marcia adianta ser grato só da boca pra fora? Adianta agradecer sem estar sentindo no coração de verdade a gratidão?”.

Vou responder essa questão e ensinar 10 atitudes para você realmente ser grato, para quem ainda não está conseguindo ter gratidão como gostaria ou para quem já é, mas acredita que pode ser ainda mais. Vou dar algumas dicas poderosas e super práticas.

Porque estou falando sobre isso?

Porque é muito fácil ter gratidão quando tudo está funcionando na sua vida:

– Acabou de receber uma promoção no seu emprego;

– Tem um negocio próprio e conseguiu vários clientes novos e o negócio está te dando resultados financeiros maravilhosos;

– Descobriu o amor da sua vida e está apaixonado;

– Acabou de adquirir a sua casa própria ou comprar o seu carrão;

– Tudo está dando certo e até a saúde está em dia.

foto2
Porque é muito fácil ser grato quando tudo está funcionando na sua vida

Como é bom agradecer, como a gente se sente feliz e grato ao Universo, ao mundo, a vida nessas situações. Mas e quando a tristeza bater a sua porta? E quando as coisas dão errado? Quando seu marido está desempregado? E se você está com um problema seríssimo de saúde? Se o seu filho não engrena na vida de jeito nenhum? Se as coisas não andam por mais que você insista? Como é que a gente faz para agradecer?

Adianta agradecer da boca para fora? Falar: “Meu Deus eu sou grato pelo meu emprego.” e pensar: “Sou grato coisa nenhuma, aquele emprego é uma droga.”; Ou dizer: “Tenho gratidão pela minha saúde.”, e lá por dentro uma voz desmentir falando: “Que piada! Estou cada vez mais doente.”

Então por isso hoje você vai conhecer as 10 atitudes para ser grato de uma vez por todas, mesmo quando o panorama a sua volta não for o melhor de todos, mesmo em épocas de vacas magras, mesmo quando há mais motivos para chorar do que para sorrir.

E porque fazer isso? Porque se você contraria os acontecimentos à sua volta que insistem em te puxar para baixo e ainda assim consegue sorrir, você muda o seu campo eletromagnético e começa a atrair coisas boas novamente.

Vamos lá então?

Primeira atitude: Entenda que coisas ruins também acontecem para pessoas boas

 

foto3

Não adianta você dizer assim: “Marcia, mas eu me empenho, me esforço, faço tudo direitinho, pago meus impostos, sou uma pessoa honesta, íntegra, ajudo todo mundo, faço o bem, faço trabalho voluntário, ajudo na caridade, participo da minha igreja, rezo, sou uma pessoa boa de verdade. Pode perguntar para a minha família, para os meus amigos e ainda assim acontecem problemas em minha vida que eu não merecia que ocorresse.”

Entenda: todo mundo tem ou vai ter problemas na vida

Acredito que você é uma pessoa boa, que se perguntar para sua família e amigos eles vão confirmar e ainda assim preciso te informar que vão acontecer problemas na sua vida, que você vai ficar triste e que a vida vai te puxar o tapete de vez em quando.

Mas como posso conseguir, apesar dos problemas, continuar a ser grato?

Quero contar uma pequena história. Uma vez um monge, sábio, tinha muitos seguidores e um deles falou:

“Mestre porque em algumas ocasiões acontecem problemas na minha vida que parecem enormes e acabam comigo, enquanto um problema até maior, em outra situação, não me abala nada?”

E então o sábio respondeu:

“Traga-me um copo com água e uma colher com sal”, e o rapaz fez isso.

“Agora ponha esse sal dentro da água e mexa”, e o garoto obedeceu.

“Agora tome essa água” e ele tomou, o gosto era horrível, mas não se atreveu a contrariar o mestre.

“Então que tal a água?”, o sábio perguntou.

“Muito ruim mestre”, disse o rapaz.

“Então agora pegue uma colher de sal e um copo vazio e me acompanhe.”, falou o sábio.

foto4

O rapaz fez isso e ambos foram caminhar até onde havia um lago tranqüilo de águas cristalinas.

Então o sábio falou: “Jogue essa colherinha de sal dentro do lago e mexa.”, o rapaz não entendeu nada, achou meio esquisito, mas fez.

E o sábio falou novamente: “Agora pegue esse copo vazio, encha com essa água do lago e tome.”, o rapaz tomou e a água estava deliciosa.

O sábio perguntou: “E a água como estava?”

O rapaz respondeu: “Estava muito boa, matou a minha sede.”

O sábio perguntou: “Você sentiu o gosto do sal?”

O rapaz garantiu: “Não mestre, de forma alguma.”

E então o sábio completou: “Pois assim é a sua vida, o sal são os problemas; se você for um copo, o problema ou sal vai ter um gosto terrível e vai ser muito concentrado para o tamanho do copo; se você for um lago, não vai nem sentir o gosto do sal.”

A quantidade de sal é a mesma, mas dependendo de você ser copo ou lago isso muda tudo. Eu sei que você é uma pessoa boa e terá problemas na vida, mas se aprender a ser grato e olhar o lago de possibilidades a sua volta no lugar de se concentrar só no sal de dentro de um copo vai ficar tudo mais leve.

Então a grande pergunta é: Você é copo ou lago?

Problemas acontecerão na sua vida, mas de que maneira você vai lidar com eles, onde está seu foco? Nos problemas ou nas bênçãos?

Assista ao vídeo: 10 atitudes para ser grato de uma vez por todas

 

Segunda atitude: Não imponha condições para ser feliz e ter gratidão

 

foto5

Gratidão e felicidade caminham lado a lado, de mãos dadas. Se você é grato, é feliz e se é feliz, também é grato.

Contudo existem pessoas que precisam da condição ideal de temperatura e pressão para serem felizes, funciona mais ou menos assim:

– O dia que eu me aposentar vou fazer todas aquelas coisas que quero e finalmente vou ser feliz;

– Quando conseguir a minha casa própria vou me sentir mais seguro, sem tanto medo do futuro, podendo inclusive deixar um patrimônio para os meus filhos, então vou ser feliz;

– Quando casar com a pessoa certa, minha cara metade, encontrar o homem ideal, a mulher maravilhosa, aí sim vou ser muito feliz;

– O dia que tiver o emprego ideal, porque como é que vou ser feliz com esse empreguinho sem graça, horroroso que tenho aqui. Quando encontrar aquele que eu adoro o serviço e ainda ser super bem remunerado ou se eu montar o negócio ideal que eu tenha muitos clientes e que me dê muitos lucros, aí sim eu serei feliz.

Não deixe a felicidade para depois

Se você se encaixou em alguma dessas condições, preciso te dar uma notícia: a hora de ser feliz e o momento ideal não é lá e então, mas sim aqui e agora. Trabalhe a sua energia para usufruir da felicidade agora.

Se você aprender a curtir os pequenos momentos, os bons sentimentos e os prazeres da vida, concentrar a sua atenção no que está dando certo e não no que ainda não deu, se começar a valorizar o momento presente e as coisas que já estão acontecendo a sua volta, você vai ser muito feliz, vai aprender a ser grato, porque olhando para as coisas que estão dando certo, não tem jeito de deixar de agradecer.

Coloque essa dica em prática começando por hoje

Procure o que existe a sua volta, no momento presente que você já pode agradecer porque está dando certo agora. Você merece ser feliz nesse momento, pare de adiar a sua felicidade para o futuro.

Assista ao vídeo: Não imponha condições para ser feliz

 

Terceira atitude: Saiba que a vida é feita de altos e baixos

 

foto6

 

Seja grato não só quando a vida vai bem, mas quando as coisas não estão funcionando também. Porque ter altos e baixos faz parte e não tem jeito. O sofrimento faz parte da vida de todos.

Conseguir ter gratidão apenas quando tudo está funcionando da maneira como você gostaria é a receita certa para ter uma vida empobrecida; lembre-se que muitas vezes os problemas aparecem para que possamos ser lapidados e se você precisa que tudo funcione bem para ser feliz, está correndo um risco muito sério.

Haverá problemas, dias escuros, dificuldades acontecendo e coisas tristes, existem momentos em que está tudo bem e outros nem tanto.

As coisas não são permanentes

Aprendi com meus queridos alunos da Justiça Federal, uma frase muito curiosa; como lá os cargos comissionados são atribuídos de tempos em tempos, dependendo de quem for o diretor do Foro ou Vara naquele momento, a pessoa vira chefe, ou seja, ela não é chefe, simplesmente está chefe. Assim existem alguns líderes que são maravilhosos e é muito bom tê-los no comando, e outros nem tanto e chegam a ser um grande problema para equipe. Por isso, os colaboradores da empresa criaram a seguinte frase: “As coisas estão ruins agora, mas fique tranquilo, pois vão melhorar. As coisas estão boas agora, mas não se acomode, pois vão piorar.”.

Essa é uma grande verdade; quem passa por situações cíclicas na vida sabe que é assim: existem momentos em que você está no fundo do poço, mas fique tranquilo, pois não vai descer mais e deve melhorar, porém em outros instantes está tudo muito bem encaixado, não fique achando que é para sempre, senão vai ter problemas, porque isso faz parte da vida e ela é feita de altos e baixos.

Isso significa que não existe arco íris sem chuva, pois ele precisou da chuva para existir. Não existe mel sem abelha; tem pessoas que adoram mel e tudo que é feito com ele, mas não suportam abelhas, só de ver já começam a se coçar, mas elas são necessárias. Não existem rosas sem espinhos; é muito bom ganhar uma rosa, mas é possível que você espete o dedo em algum momento.

O que eu estou te falando é que só há dia, porque existe noite, há frio porque existe calor, há alegria porque existe tristeza, há amor porque existe raiva; a vida é feita de altos e baixos, portanto aprenda a aceitar e lidar com os dois.

Para as coisas boas você vai olhar para o Universo e dizer: “O que mais de bom que vai acontecer hoje?” e para as coisas ruins: “O que é que eu posso aprender com essa situação?” E como a vida é feita de altos e baixos aprenda a ser grato em todos os momentos, até mesmo porque eles vão continuar oscilando e se transformando na tônica da sua vida.

Assista ao vídeo: Saiba que a vida é feita de altos e baixos

 

Quarta atitude: Planeje e trabalhe para um futuro melhor

 

foto7

É importante que você entenda porque nós temos que ser gratos quando as coisas não estão muito boas. O que acontece é que mudamos o nosso campo eletromagnético e a nossa vibração, e assim começamos a atrair coisas boas novamente para nossa vida. Por isso é bem importante que você saiba como lidar com as polaridades da vida.

É possível que o seu momento presente não esteja do jeito que sonhou, não seja a vida que quer ou dos seus sonhos, não possua toda a abundância financeira, toda a saúde, os excelentes relacionamentos, que se olhe no espelho e não se sinta a pessoa mais maravilhosa do mundo, que tenha que fortalecer várias áreas da sua vida, agora isso não te impede de planejar o futuro e trabalhar pelo que quer.

Então o que você vai fazer?

Você vai ter clareza de que é grato pela vida que tem hoje, mas isso não significa ser acomodado. É importante querer modificar algumas coisas em sua vida, desejar um futuro diferente do que tem agora, e para isso precisa planejar e trabalhar para mudar o seu destino.

Você vive hoje uma determinada realidade que pode ser diferente amanhã; então agradeça, mas com olhos no que quer ter e nas coisas que vai construir futuramente.

Isso significa o seguinte: você vai viver um dia de cada vez, apreciar o momento e não ficar com a cabeça no “Ah quando eu chegar lá eu vou ser feliz.”

Viva o momento e seja feliz. Aprenda a utilizar o Carpe Diem, que significa usufrua o dia, aproveite.

Se você assistiu ao filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” viu que o professor repetia sempre essa expressão: Carpe Diem. Aliás, sugiro que assista ou até reveja, pois existem grandes aprendizagens naquele filme.

Aproveite o momento, porém sem deixar de planejar o seu futuro. Seja grato pela vida que tem hoje, viva intensamente, no entanto planeje e trabalhe para ter um futuro ainda melhor do que o presente. Sendo assim, não tem jeito de não ser grato, porque você vai agradecer pelo que está acontecendo agora e por tudo que a vida vai trazer no futuro em função das sementes que está plantando hoje. Simples assim.

Assista o vídeo: Planeje e trabalhe por um futuro melhor

 

Quinta atitude: Liberte-se da amargura e do rancor

 

foto8

Enquanto tiver amargura, rancor, dificuldade para perdoar é muito complicado focar no sentimento de gratidão, porque em um coração agradecido não cabe nada disso: sofrimento, apego ao passado e às coisas que não foram muito legais lá atrás.

É preciso se libertar desses sentimentos que estão lhe fazendo escravo e sempre achamos que quando seguramos essa emoção de falta de perdão, estamos nos protegendo para não sermos machucados. Grande ilusão, na verdade estamos nos envenenando e atraindo a negatividade para a nossa vida.

Perdoar é desistir de ressentimentos quando prejudicado.

Então você pode me dizer: “Mas Marcia, eu não perdôo, comigo a pessoa apronta uma vez só, não existe a segunda, não admito que me apronte de novo.” Não estou dizendo que você tem que ser bobo, deixar que o outro faça o que bem quer, não é isso. A questão é que a dificuldade de perdoar está prejudicando apenas a você; primeiro está provocando úlcera, gastrite que nada mais é do que raiva engolida.

Não perdoar equivale a você tomar uma dose de veneno todos os dias, e achar que assim vai se vingar do outro e que ele vai morrer envenenado. Pois saiba que não vai e quem está perdendo é você e isto não está te trazendo benefícios.

Perdoe e livre-se da amargura

Enquanto você se corrói com amargura, rancor e falta de perdão, só está conseguindo adoecer, puxar sua vida para traz, e com isso não consegue conectar com a gratidão e como a mesma anda de mãos dadas com a felicidade, fica infeliz e vibra em uma frequência eletromagnética muito negativa.

E a vida te dá mais do mesmo, então você vai ter mais pessoas te magoando, provocando rancor e isso vai fazer com que você tenha uma leitura de que o mundo não presta, as pessoas são horrorosas e nada dá certo. Quando você muda essa frequência, começa a conectar com pessoas do bem e a sua vida fica mais leve.

A grande questão é: Perdoar vai ser bom para quem vai receber o perdão?

Claro que sim, porém será 100 vezes melhor para você.

“Marcia, mas não consigo perdoar, passar uma borracha em cima do que aconteceu, já tentei, mas não dá, pois é mais forte do que eu.”

Costumo sugerir nesses casos a Oração de 30 dias para o perdão.

Essa oração vai ser útil independentemente de você ter fé ou não, “Ah, mas eu não acredito em Deus.”, pois faça a oração mesmo assim.  “Mas vou orar pra quem se não acredito em Deus?”. Para sua mente, para você mesmo, para as forças do Universo, pouco importa o nome que você vai dar para o centro polarizador de seus pensamentos, mas tome uma atitude para mudar a situação.

Como funciona a Oração da Gratidão

Durante 30 dias, a começar de hoje, antes de dormir você vai pensar naquela pessoa que não consegue perdoar e vai desejar que ela tenha uma vida muito feliz e que tudo dê certo para ela. Sei que é difícil e só de ler isso deve ter gente que até se arrepiou, mas isso tem um poder libertador, acredite. Experimente e depois me conte.

Assista ao vídeo: Liberte-se da amargura e do rancor

 

Sexta atitude: Quando estiver difícil ser grato sozinho, peça ajuda

 

foto9

Vai ter um momento em que a tempestade será grande, em que você vai se sentir arrasado, em que você terá a sensação que puxaram o seu tapete, que você vai pensar: “Meu Deus do céu, não sei se vou conseguir sair desse buraco”. Também vai ter momentos que você vai pensar que sua vida ruiu, e nessas horas vai se sentir enfraquecido, e talvez você olhe em volta e diga: “E agora? Como consigo forças para seguir adiante? Como consigo forças para ser grato? Como consigo forças para por minha vida de volta os eixos?”

E não tem nenhum problema você se sentir assim, faz parte da vida; já vimos que ela é feita de altos e baixos, e nesses momentos onde tudo parece pesado demais, você não tem que conseguir sozinho.

Busque ajuda para melhorar a sua vida

Acredite: você não está sozinho, existem possibilidades a sua volta e você vai conseguir ter a vida que deseja. Pergunte-se: pra quem eu posso pedir ajuda? Você pode, por exemplo, pedir ajuda para um guia espiritual, um padre, pastor, orientador de meditação, um mestre espiritual.

Cada um tem a sua fé, os seus caminhos e seus guias espirituais, o seu Deus,  lembre-se qual o seu e procure ajuda. Talvez ele vá te dar uma bênção, talvez ele fale algumas palavras, talvez ele dê alguma orientação, e isso vai fazer com que você se sinta fortalecido, e ai vai voltar a encaixar a sua vida e conseguirá novamente ser grato.

É possível que você busque ajuda com familiares. Deve ter alguém em sua família que você admira; alguém que você sabe que pode contar no momento difícil, e você vai procurar uma dessas pessoas para desabafar, pedir ajuda, e dizer: “Olha eu preciso me sentir apoiado, voltar a me sentir feliz, eu quero ser grato novamente”. Nenhum problema em procurar alguém da família nesse momento para pedir um colo.

Talvez quem vá te oferecer essa ajuda seja algum amigo especial, que terá um ombro disponível; às vezes a gente acha que o outro está muito ocupado, que não tem disponibilidade para ajudar, que ele não quer ouvir os seus problemas. Principalmente os homens têm essa tendência de não querer compartilhar as dificuldades, porque acham que o amigo tem os problemas dele e não tem tempo para você. E muitas vezes a gente se surpreende; o teu amigo pode ficar extremamente feliz, pela confiança que você teve nele, e por você ter compartilhado, por ter deixado que ele te ajudasse. Ou seja, você achando que estava levando um problema para ele, e na verdade ele vai se sentir extremante feliz pela confiança que você depositou.

grato-1

Olhe em volta, você deve ter um amigo que está disposto a te ajudar, que vai querer fazer isso por você, e só não fez ainda porque não tem um letreiro em sua testa dizendo: “estou com problema, por favor, me ajude”. Busque ajuda em um amigo, e talvez você tenha gratas surpresas.

Você pode também pedir ajuda especializada para um coach ou terapeuta, alguém que você vai pagar pela hora de trabalho, e ele vai te dar alguns caminhos possíveis, para colocar de volta a sua vida no eixo, e com isso voltar a crer no sentimento de felicidade e grato.

Não precisa resolver tudo sozinho, olhe a sua volta… Com quem é que você pode contar? Busque ajuda, tudo vai se resolver, e no momento certo você vai poder retribuir e também ajudar essas pessoas.

Assista ao vídeo: Quando estiver difícil ser grato sozinho, peça ajuda

 

Sétima atitude: Você possui toda força de que precisa dentro de si mesmo

 

foto10

Muitas vezes a nossa autoestima está rebaixada e a gente se sente muito menor do que somos verdadeiramente, o que nos causa sofrimento. E caso você não saiba, o problema de autoestima é o hoje o problema que mais aflige a humanidade; eu trabalho com gente há 23 anos e você não faz ideia da quantidade de pessoas que me procuram falando do quanto elas não acreditam nelas mesmas, que não possuem gratidão, do quanto se sentem pequenas, enfraquecidas, de quanto a menos valia bate na vida de cada um.

Os dois grandes medos do ser humano são: o medo de não ser amado e o medo de não ser bom o suficiente, não bom no sentido de bondade, mas bom no sentido em que deixa a desejar, de que não é um bom profissional, de que falha como pai, marido e assim por diante.

Você está em constante transformação

Problemas de autoestima são completamente comuns, mas quero que você saiba que toda força que você precisa pra resolver os seus desafios, pra dar conta na tua vida, e para ser feliz, está dentro de você. Tenha clareza de que as dificuldades virão sim, a vida vai ter altos e baixos, problemas acontecem com pessoas boas também, e eles acontecem muitas vezes para que sejamos lapidados, pois nós somos diamantes, lindos diamantes, mas diamantes brutos. Nós precisamos crescer e amadurecer e nos transformarmos em uma pedra preciosa de verdade, e é exatamente os problemas que vão lapidar esse diamante, e fazer com que você se transforme num ser humano cada dia melhor. Por isso quando os problemas acontecerem, você pode até comemorar e dizer: “Problema? Oba, uma nova oportunidade para eu crescer mais e mais e me transformar em um diamante ainda mais precioso.”

E a força que você precisa pra enfrentar esse problema está dentro de você, comece a acreditar e ter mais fé nas tuas capacidades, comece a acreditar naquela pessoa que você vê todo dia no espelho, comece a amar essa pessoa. E a cada problema que você superar olhe-se no espelho e diga: “Yes, eu sou maravilhoso, eu sou fantástico, eu sou foda, eu sou muito bom”.

E aí você vai voltar a ser feliz, a ser grato, e vai aprender a agradecer inclusive pelos problemas porque terá a consciência que a cada um deles você se transforma em uma pessoa melhor – e Isso não é fabuloso?

Assista ao vídeo: Você possui toda força que precisa dentro de si

 

Oitava atitude: Seja mais flexível

 

foto11

Eu imagino que você tenha certa dose de flexibilidade; imagino também que você busca se ajustar às variáveis que acontecem em sua vida, porque não tem jeito – as variáveis acontecem mesmo o tempo todo; se existe uma constante na vida é exatamente a mudança.

As mudanças sempre vão acontecer e você precisa flexibilizar suas escolhas. Mas o quanto você é flexível? Será que é flexível de fato? Ou você luta para não ter que flexibilizar nada? Luta para as coisas acontecerem do seu jeito, da sua forma, da forma como você planejou, desejou, como você quis?

Aceite e goste da mudança

Se este é seu caso, eu quero te falar a respeito do bambu chinês. Tem muito material sobre isso na internet, mas eu quero te apresentar algumas informações importantes. O bambu chinês é uma planta extremamente peculiar porque quando você semeia o bambu chinês ele passa cinco anos debaixo da terra sem dar sinal de vida, sem se colocar para fora, simplesmente crescendo as raízes. Por cinco anos você nem sabe se o bambu está nascendo mesmo ou não, porque ele só se desenvolve para baixo.

Imagina cinco anos de raízes! Ele vai se espalhando e ficando cada vez mais firme no solo; só cinco anos depois é que ele aparece, mas quando isso ocorre, em um único ano de vida, ou seja, no seu sexto ano de existência, ele cresce 25 metros e fica altamente resistente, só que a resistência dele está baseada na flexibilidade.

Olha que coisa curiosa: imagine uma arvore frondosa com um tronco poderoso, um tronco grosso, robusto, enfrentando um temporal. E agora imagine o bambu chinês, fininho, enfrentando esse mesmo temporal. Por incrível que pareça é mais fácil a árvore quebrar, a arvore ruir, a arvore morrer, do que o bambu. Por quê? Porque a árvore frondosa, forte, poderosa, dura, fica tentando enfrentar o temporal e ai ela acaba quebrando, enquanto o bambu segue no ritmo da tempestade. Lembra-se da música do Lulu Santos? “Como uma onda no mar, como uma onda no mar”.

O vento bate e o bambu chinês vai, o vento bate e o bambu chinês vem… E aí ele não arrebenta, ele não quebra porque é mais flexível, e porque se preparou deixando as raízes muito bem sustentadas, muito bem fixas no solo durante cinco anos. Isso quer dizer que se ele colocou as raízes muito firmes no solo tornou-se duro e inflexível? Não, ele junta a sabedoria de ter base, de ter raízes, com a flexibilidade.

grato-2

Faça isso na sua vida também, desenvolva raízes profundas, não raízes no sentido de não querer mudar, mas no sentido de ter firmeza, de ter caráter, de estar preparado, de saber quem você é, de se autoconhecer, de construir uma vida consolidada, de fazer projetos e colocar em prática. Construa as raízes e depois das raízes muito bem sedimentadas, treine a flexibilidade, para estar pronto para as surpresas da vida, mesmos para as tempestades. E aí isso não vai te destruir; você vai continuar lá firme, feliz, satisfeito e cheio de gratidão.

Se você conseguir colocar a flexibilidade em prática inspirado na sabedoria do bambu chinês, a sua vida vai ser maravilhosa, e você vai ser muito grato por tudo isso. Coloque a flexibilidade em pratica e aproveite todas as bênçãos que a vida tem para você.

Assista ao vídeo: Seja mais flexível

 

Nona atitude: Aposte em seu autoconhecimento

 

foto12.1

Quanto mais você se conhece, mais está pronto para todas as coisas que a vida tem para você, tanto para as bênçãos, quanto para os problemas. Quanto mais você se conhece mais preparado você está para lidar com as situações de altos e baixos que inevitavelmente virão. Quanto mais você se conhece mais você consegue usufruir dos benefícios que a vida te dá e consegue contornar as dificuldades.

Nós somos diamantes, todos nós, sem exceção. Cada um de nós nasce perfeito; nascemos como um lindo diamante só que esse diamante precisa ser lapidado e são exatamente as lições da vida que nos lapidam. Então aproveite cada uma dessas lições, aproprie-se delas, procure se autoconhecer cada vez mais.

Não tenha medo de encarar os seus fantasmas, as suas dificuldades; admita que você tem defeitos, que você não é uma pessoa perfeita. Aliás, não se cobre perfeição, aceite seus erros. Você vai errar. E daí, errei? Corrijo e sigo adiante.

Aprenda com os momentos difíceis

Procure aprender com cada uma das dificuldades e vá se transformando em um ser humano melhor a cada dia, lapidando devagarzinho, diminua a auto cobrança, se aceite como você é, buscando, claro, melhorar e se aperfeiçoar.

Quanto mais você se conhecer, mais vai poder lidar com as situações da vida e mais grato será. Autoconhecimento e gratidão andam lado a lado; faça isso e colha os benefícios.

Assista esse vídeo: Aposte em autoconhecimento

 

Décima atitude: Pare de recriminar-se pelos seus erros

 

foto13

A gratidão e a felicidade andam de mãos dadas, portanto se você não está conseguindo ser grato, também não consegue ser feliz. Por outro lado, se embora triste, você conseguir ser grato, a felicidade vai voltar a ocorrer. Por isso é tão importante você aprender a ser grato mesmo quando as coisas não estão funcionando como você gostaria e um jeito poderoso de conseguir isso é: pare de recriminar-se pelos seus erros.

Claro que você vai cometer erros… Um? Não… Dois? Não… Muitos! Você é humano, bem-vindo ao clube dos imperfeitos. Isso acontece mesmo, você vai cometer erros, vai pisar na bola.

Aceite que todo mundo erra e você também

Porque fica o tempo todo com um chicotinho na mão se auto punindo porque não foi perfeito, porque  quer controlar tudo, tanto que a cabeça quase explode e por isso tem enxaquecas constantes. O que acontece é que ele está tentando lidar com todas as variáveis porque não pode errar – não se permite errar, afinal tem que ser perfeito e como perfeito só Deus, não tem jeito de se sentir vitorioso em nenhuma ação. Vamos cometer erros porque faz parte do nosso processo como ser humano.

E o perfeccionista sempre tem a sensação que está em débito e se sentindo assim ele olha pra vida e diz: “Que droga, eu falhei de novo”; “que droga as coisas não aconteceram como deveriam”; “que droga eu não faço nada direito”; “olha eu aqui cometendo mancada de novo”; “mas não tem jeito, eu não aprendo”.

grato-3

Ele fica o tempo todo se recriminando, e ai convenhamos, não tem jeito de ser feliz assim como a vida que se leva, não tem jeito de agradecer pelas coisas que acontecem, e ai ele vê a mancada que deu e diz: “Olha só, errei de novo”. Como ele vai ser grato por isso? Simples. Não vai.

E então o que fazer? A grande dica é: pare de se recriminar e ter sentimentos negativos. Você vai cometer erros? Claro que vai. E precisa ficar feliz pelos erros? Não, não precisa exagerar, mas vai se aceitar e dizer: “que bom, agora eu estou mais perto de acertar da próxima vez, agora eu tenho uma pista de como eu faço para da próxima oportunidade fazer certo, já testei esse caminho e já vi que não funciona, então eu já sei que tenho que testar outro, amanhã é um novo dia, vou recomeçar e dessa vez tudo vai funcionar.”

Cada novo dia, uma nova oportunidade de aprendizagem e crescimento. O erro faz parte. A auto-aceitação faz parte. E ai você vai ser grato, inclusive pelo erro, pois ele te ensinou como não fazer e agora você tem mais sabedoria para descobrir o jeito certo.

banner_a gratidao transforma

Comece já a praticar estas 10 atitudes para ser grato de uma vez por todas e conquistar a vida que merece com sentimentos positivos. Isso vai te fortalecer e diferenciá-lo das demais pessoas. Você será aquele capaz de ir adiante quando todos os outros ficaram pelo caminho. A felicidade é sua. A vitória é sua. O mundo é feito para aqueles que fazem da própria fragilidade um caminho para a força. Faça a diferença no universo.

Assista esse vídeo: Pare de recriminar-se pelos seus erros

 

E para continuar recebendo artigos e vídeos de qualidade cadastre-se em nosso site aqui.

botão laranja call to action blog

 

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top