Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Gratidão como Parceira na busca do Perdão

Entender que a gratidão está ligada diretamente a busca do perdão é algo que irá mudar a forma de encarar a vida. Nos últimos tempos, venho tratando desse assunto de modo bastante especial, pois tenho podido comprovar que a aplicação da gratidão em nossas vidas tem um peso muito importante para o sucesso.

perdao 1

 

Despir-se dos conceitos comuns aplicados à gratidão é bastante complexo, pois eles são cultivados em nossas raízes e crescem conosco na nossa formação de caráter. E com toda a certeza, não estão errados, mas precisam ser lapidados com base em informações atualizadas da ciência.

Ligação entre o perdão e a gratidão

Você pode até não estar conseguindo fazer a ligação exata entre a gratidão e o perdão, julgando até que um termo é antagônico ao outro, porém no desenvolvimento desse material, irei te provar que um está ligado ao outro sim de uma forma tão imponente, que não tem como aplicar um, sem indiretamente, usar também o outro.

banner_a gratidao transforma

Você há de concordar comigo quando afirmo que a arte de retribuir favores é colocada em nossas vidas como um hábito desde muito cedo. Lá na escola primária, as “tias” já ensinavam que quando um coleguinha nos dá um pouquinho da merenda ou algum doce, temos que ser agradecidos e também dar algo a ele, como se fosse uma espécie de troca pela atitude boa.

Como aprendemos tudo isso muito pequenos, trazemos para as demais fases da vida esse conceito, logo nos sentimos na obrigação de retribuir todo e qualquer ato de gentiliza que alguém tem conosco. Alguma coisa dentro de nós não nos deixa em paz, até que tenhamos cumprido com a obrigação de retribuir.  E quando se trata de homens a questão é ainda mais complexa. Todd Kashdan, professor adjunto de psicologia da Universidade George Mason (EUA), mostrou que a gratidão pode se manifestar de maneira diversa em homens e mulheres. Em um estudo, ele solicitou a estudantes do nível médio e adultos mais velhos que descrevessem e avaliassem um episódio recente no qual haviam recebido um presente. Kashdan notou que, na comparação com os homens, as mulheres participantes descreveram ter sentido uma carga e uma obrigação menores e níveis de gratidão mais elevados quando ganharam o presente. Os homens mais velhos apresentaram um dado adicional relevante: relataram emoções negativas mais intensas quando o presenteador era outro homem.

“A maneira pela qual fomos socializados quando crianças afeta o que fazemos com nossas emoções quando adultos”, afirma Kashdan. “Como os homens são em geral ensinados a controlar e a ocultar suas emoções mais suaves, isso pode estar limitando seu bem-estar.”

A necessidade de retribuir

Basicamente, se para todos nós a sensação de precisar retribuir um favor é intensa, no caso dos homens isso fica ainda mais evidente.

perdao 2

Trazemos esse conceito para a vida adulta, com nossos familiares, na vida corporativa e em nossa postura profissional. Ah, com você isso não acontece? Vejamos então: Um dia você chega ao trabalho e em sua mesa existe um pequeno pacote embrulhado para presente, a surpresa em seu rosto fica estampada e antes que você consiga sair daquele estado de felicidade, seu chefe vem até você informando que se lembrou e comprou uma lembrança para agradecer toda a dedicação que tem tido.

De primeiro momento, sente-se uma pessoa importante e motivada a continuar agindo dentro dos conceitos que sempre pregou. No entanto, em algum lugar dentro da sua cabeça, algo lhe diz que você precisa retribuir esse gesto de alguma forma…

Mas o que dar de presente ao meu chefe?

Ele tem tudo que o dinheiro pode comprar…

Ficamos então, incomodados quando não conseguimos fazer essa retribuição, como se nos sentíssemos pessoas ruins ou fora da curva por não ter tido um gesto tão gentil. Mas espera aí, quem foi que disse que teria que ser assim?

Vamos procurar onde está o erro, se é que existe algum?

Por que obrigação e não gratidão?

Dividir algo com outra pessoa ser solícito, ajudar é uma atitude louvável e precisa ser muito praticada entre nós humanos. No entanto, quando feito por obrigação não terá o mesmo impacto positivo em sua vida.

Falo isso por tudo o que venho estudando e já vi ocorrer; a gratidão é algo que parte do coração; é um sentimento pleno que não pode ser atribuído á ninguém de uma maneira imposta.

perdao 3

Se você:

  • ajuda o próximo pelo que os outros vão achar de você;
  • se você toma uma atitude com medo do julgamento do universo ou;
  • se você agrada o outro por obrigação.

Posso afirma que não está nem de longe praticando a gratidão, você está tentando ser politicamente correto.

Retribuir uma atitude ou um presente pelo peso da obrigação é algo tão inadequado que não pode, nem deve ser caraterizado como gratidão.

Agora me deixe dar um exemplo hipotético para ajudar a entender como essas questões de gratidão e perdão se correlacionam. Imagine uma determinada situação onde  uma mãe acaba de dar a luz a um bebê e toma a decisão de abandoná-lo , pois não fazia parte de seus planos criá-lo. A criança é amparada e aceita por outra família, adotiva, porém depois de grande a mãe biológica reaparece e quer construir uma relação com esse filho. Ainda por hipótese imagine que o filho se recusa a aceitar isso, pois além de não sentir gratidão em relação à progenitora, guarda mágoas em relação a sua decisão.

Responda-me o seguinte: O que você faria no lugar desse garoto? Você acha que essa mãe merece gratidão por ter sido a progenitora e ter te trazido ao mundo?

A maioria das pessoas tende a dizer que não, já que eles não têm qualquer vinculo com a mãe biológica, porém também existe uma boa parte que irá confirmar que sim, pois seus conceitos religiosos dizem que é preciso honrar a mãe, e que ela merece uma oportunidade de se explicar.

Não quero entrar o mérito dos preceitos morais, pois esse não é meu objetivo com esse exemplo, mas acredito que esta situação ajuda a deixar claro quando o ato da gratidão é cometido por obrigação e quando é praticado de coração. Não existe certo ou errado; tudo depende de suas escolhas a partir do que acontece com seus sentimentos e pensamentos.

A verdadeira gratidão vem de dentro

perdao 4

 

A partir de tudo isso que explanei até o presente momento, espero que você entenda que a gratidão precisa ser praticada de forma serena, transparente e interna, pois ela só ocorre de fato quando a atitude vier de dentro para fora e não por um posicionamento ou imagem social.

E onde o perdão entra nessa história?

O perdão faz parte da gratidão

Continuando com nosso exemplo da história da mãe e do filho, vamos mudar um pouco o contexto da situação e imaginar o seguinte: Digamos então, que ao crescer a pessoa resolve que quer sim conhecer quem é sua mãe biológica e quem sabe, criar uma relação afetiva.

Ao encontrar-se com a mãe, ele entende os motivos pelos quais a fizeram tomar aquela atitude extrema do abandono e a perdoa de coração, deixando para trás as mágoas do passado e recomeçando uma nova história.

Pode ser que daqui há 10 ou 20 anos, essa pessoa crie um laço tão afetivo com sua mãe biológica que todo o desgaste do passado não seja nem lembrado e ela se torne grata pela oportunidade que a vida lhe deu de ter duas mães, uma biológica e uma adotiva.

Entenda que neste exemplo ninguém foi forçado a ser grato, muito pelo contrario, essa pessoa hipotética aceitou que o seu passado não poderia ser mudado, no entanto, poderia fazer do seu futuro um lugar melhor com experiência boas. Sendo assim, a questão de desavença foi resolvida e o que sobrou foram apenas sentimentos positivos.

Mude a frequência do pensamento para atrair coisas boas

Mudando a frequência de seu pensamento é possível atrair para a sua vida coisas boas e até mesmo passar pelas situações difíceis de uma forma mais leve. Quando falamos que somos um reflexo do meio em que vivemos é a mais pura verdade, pois se trabalharmos em uma atmosfera positiva, tudo em nosso redor tende a ser positivo. No entanto, se o que frisarmos em nossas vidas forem os pontos negativos com uma forma pessimista de ver a vida, o universo nos mandará de volta exatamente essa mesma informação.

perdao 5

O perdão, assim como a gratidão são sentimentos que são alimentados em nosso interior, e que podem ser desenvolvidos em maior ou menor grau, da maneira que julgarmos necessário. O importante é que nosso corpo sempre esteja alinhado com a nossa mente, ou seja, é preciso deixar que o coração nos guie.

O difícil ato de perdoar

Perdoar é um ato nobre, mas bastante complicado dependendo da situação. Por muitas vezes, perdoamos, porém ficamos com o pé atrás para que tal situação não ocorra de novo. Devemos então, nos questionar se foi o momento certo de afirmar ao outro que ele estava perdoado, pois perdoar é entender, é aceitar e por muitas vezes, esquecer o que foi feito, não que você vá apagar da memória, mas quando o perdão de fato ocorreu você consegue recordar a situação sem que com ela venha à tona a carga de emoção que antes estava presente. Literaturas sobre o assunto dizem que o verdadeiro perdão é como virar a página para um novo recomeço e de fato é, pois perdoar e seguir se martirizando pelo ocorrido é o mesmo de não ter perdoado.

banner_a gratidao transforma

Ser grato com a vida é entender que todos nós temos defeitos e que vamos errar, assim como os outros também vão; sendo assim, o razoável é que estejamos prontos para perdoar da mesma forma que queremos que nossos erros sejam compreendidos. A maioria das pessoas cobra muito e dá bem pouco, o que faz com que o elo de relacionamento se enfraqueça e quebre.

Cultive o perdão, porque ele deixa seu coração livre para praticar  a gratidão, que por sua vez é a porta para uma vida mais feliz e harmônica!

E para continuar recebendo artigos e vídeos de qualidade cadastre-se em nosso site aqui:

botão laranja call to action blog

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top