Gratidão No artigo de hoje vamos conversar sobre como A gratidão pode mudar seu cérebro.
Até bem pouco tempo os efeitos da gratidão pareciam ser papo de profissional da autoajuda, mas agora a ciência tem constatado que acontecem mudanças físicas cerebrais a partir da utilização da gratidão na sua vida e hoje você vai entender como se chegou a essa conclusão.
Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa com 43 voluntários, pessoas que estavam participando de um tratamento para depressão e ansiedade. Parte desse grupo, 22 pessoas, foram separadas para participar além do tratamento de depressão e ansiedade, também de um laboratório com exercícios de gratidão. No que consistia esse experimento? Ocorriam três encontros, nos quais aqueles 22 participantes deveriam escrever cartas de gratidão para amigos, familiares ou para quem eles quisessem e as mesmas poderiam ser entregues ou não, isso pouco importava, eles só precisavam fazê-las. Três meses depois dessa etapa, os 43 voluntários foram chamados novamente, tanto aqueles que tinham participado só da etapa de combate à depressão e ansiedade, quanto os outros 22 que também tinham feito o exercício de escrever as cartas de gratidão.
Durante essa etapa do experimento, os pesquisadores escanearam o cérebro dos 43 pesquisados para registrar suas reações. Durante o escaneamento eles deram a a notícia para os pesquisados de que alguns investidores tinham topado colocar uma quantidade de dinheiro significativa na pesquisa que estava sendo realizada e que estavam apoiando a Universidade de Indiana, o que era muito bom para todos os pesquisados. O que se observou no escaneamento cerebral dessas 22 pessoas que participaram da etapa da gratidão, foi que o movimento cerebral, a reação da massa cinzenta do cérebro foi infinitamente maior do que aqueles outros voluntários que não tinham realizado a etapa da gratidão, ou seja, fisicamente o cérebro reagiu de uma maneira muito mais potente, como se de alguma maneira tivesse passado por exercícios que fortaleceram a massa cinzenta, mais ou menos o que acontece quando vamos para uma academia de ginástica e fazemos exercícios de musculação. Foi como se os “músculos cerebrais” tivessem sido fortalecidos a partir da realização da etapa da gratidão.
E o que isso gerou? Ajudou a diminuir a depressão e fazer com que a sensação de felicidade durasse por mais tempo. Isto quer dizer que o experimento da gratidão comprovadamente trouxe mais recursos para as pessoas saírem da depressão e se sentirem felizes.
Agora não é mais uma questão de crença; é uma questão de ciência. Seu cérebro reage positivamente aos estímulos que a gratidão proporciona e restabelece a saúde e o bem-estar.
E você já agradeceu a alguém, ao Universo, a sua vida no dia de hoje? Se não fez isso, faça agora.
Aproveite para assistir o vídeo que preparei para você.
E compartilhe com alguém que está precisando de uma dose extra de saúde e felicidade.
Se você gostou, deixe seus comentários abaixo.
E cadastre-se aqui para receber novos artigos.