Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

A Gratidão fortalece o ambiente de trabalho

Gratidão e o ambiente de trabalho:

ambiente de trabalho 1

E então, está pronto para conhecer mais um dos benefícios que a GRATIDÃO oferece para a sua vida? Hoje nós vamos tratar do seguinte benefício: A GRATIDÃO FORTALECE O AMBIENTE DE TRABALHO.

Foi feito um estudo recentemente pela Global Workforce Survey, com 90 mil trabalhadores em 18 países, incluindo o Brasil e essa pesquisa revelou que apenas 21% das pessoas são engajadas no trabalho, ou seja, a maioria das pessoas arrasta-se todos os dias para o ambiente profissional provavelmente em troca do salário que permitirá seu próprio sustento e de sua família, sem necessariamente se sentirem comprometidas com a causa da empresa ou com sua atividade.

Agora o mais alarmante nessa pesquisa é que quando se procurou averiguar qual a causa dessa falta de engajamento, se a origem vinha do tipo de tarefa, da remuneração, do ambiente de trabalho, o que os pesquisadores contataram é que a maioria dos pesquisados respondeu o seguinte:  “Eu gosto do serviço que faço, gosto da empresa, mas o que é complicado é o relacionamento com o meu gestor. ”

banner_a gratidao transforma

Preste bem atenção nisso; o que eu estou te revelando é que quase 80% das pessoas pesquisadas sentem-se desmotivadas, não se engajam no trabalho em função da relação com o líder. Ou eu deveria dizer CHEFE???

E porque essa relação é tão complicada?

Um dos motivos principais é a falta de feedback. A grande maioria dos gestores ainda hoje tem uma extrema dificuldade para dar feedback, e quando o faz, é em situação limítrofe, quando o empregado está errando muito e precisa que lhe chame a atenção. Até lá, a maioria das pessoas fica sem nenhum retorno, precisando intuir se está acertando a direção ou não.

E perguntas como: “Será que estou indo bem, estou agradando, meu chefe gosta do meu trabalho, estou fazendo da maneira que tenho que fazer, o caminho é por aqui? ” simplesmente ficam sem resposta.

É muito comum as pessoas já estarem a uns dois anos em uma empresa e não terem a menor ideia se estão correspondendo às expectativas da empresa ou não. E o que é pior, se tiver o atrevimento de chegar para o chefe e perguntar: “E então chefe, estou aqui há dois anos e gostaria muito de saber o que o senhor pensa do meu trabalho, se está gostando ou não?”, corre o risco dele te olhar e dizer o seguinte: “Olha, veja bem, enquanto eu não te chamar, vai tocando porque está tudo bem, mas a hora que eu te chamar se prepara.”

ambiente de trabalho 2

Agora me responda se você considera que isto é jeito de lidar com a sua equipe!

Existem pessoas que acabam levando isso para dentro de casa. Pessoas casadas a dez, quinze anos, a esposa não aguenta mais a angústia do marido nunca dizer se ele gosta dela ou não, porque nunca mais ele disse o famoso “eu te amo”, então ela se enche de coragem e diz: “Meu amor, você me ama?” e ele rapidamente responde: “Mas que pergunta boba, porque isso?” e ela fala: “Porque você nunca mais disse.” E ele olha pra ela e diz “Enquanto eu não te chamar, vai tocando porque está tudo bem.”

Convenhamos, não é assim que se relaciona com o mundo.

As pessoas precisam de feedback.

Quando você elogia teu colaborador, quando você diz o quanto é grato pelo trabalho dele e o quanto é feliz por ele fazer parte da sua equipe, os resultados começam a aparecer.

Com isso a produtividade e o cumprimento das metas aumentam, as pessoas sentem vontade de trabalhar, se sentem animadas, começam a ver que está sendo útil o que elas estão fazendo, além disso torna o ambiente mais humano e muito mais agradável.

Então lembre-se de agradecer as pessoas da sua equipe, e esta mensagem não é apenas para os líderes; você, colaborador de uma equipe, pode agradecer seu colega de trabalho, seu chefe, a pessoa que serve o cafezinho, que faz a limpeza e a que segura o elevador para você entrar.

Inclua agradecimentos no ambiente de trabalho e você vai humaniza-lo, deixando-o mais amigável e todo mundo vai ser muito mais feliz.

ambiente de trabalho 3

E agora vamos para nosso exercício de hoje.

Exercício prático:

No exercício de hoje vamos elogiar, reconhecer e agradecer.

Como que é isso?

Você irá escolher um colega de trabalho, alguém que trabalha com você, pode ser quem você quiser, defina o critério que preferir para fazer essa escolha. Em seguida você terá a tarefa de elogiar, reconhecer e agradecer por algo que essa pessoa já fez por você ou por algo que ela faz muito bem feito no trabalho, algo que você admira.

É importante que o elogio seja sincero. E evite palavras vazias como dar um tapinha nas costas e dizer apenas parabéns. Faça algo mais consistente. Veja aqui um exemplo:

“Nas últimas semanas, percebi que você fez de tudo para me ajudar. Estou grato especialmente por você ter passado a incluir mais detalhes em suas notas fiscais, o que facilita meu trabalho de comparar as despesas e conseguir aprovação para fazer o pagamento. Isso poupa o meu tempo e deixa o trabalho mais agradável”.

Basicamente esse feedback positivo seguiu os 4 passos fundamentais que são:

Descreva:

  1. Um comportamento específico
  2. As consequências do comportamento
  3. Como você se sente em relação ao comportamento
  4. Por que você se sente dessa forma.

Sei que das primeiras vezes parece até meio assustador fazer isso. Não temos o hábito de elogiar; é muito mais comum criticar. Mas essa mudança de postura no ambiente de trabalho vai trazer tantos ganhos para você e o restante da equipe que realmente vale a pena o esforço de inserir esse novo hábito na rotina da empresa.

ambiente de trabalho 4

E se você for dona de casa ou trabalhar sozinho em seu computador ou celular?

Em alguns momentos o marido, a esposa ou os filhos ajudam, então eles são seus colegas de trabalho naquela ocasião; escolha um deles para elogiar, reconhecer e agradecer.

Você vai ver o quanto o ambiente de trabalho ou o seu lar vai ficar muito mais agradável e todo mundo vai sair ganhando com isso.

banner_a gratidao transforma

Portanto, comece hoje.

E agora confira tudo isso no vídeo de hoje.

E para continuar recebendo artigos e vídeos de qualidade cadastre-se em nosso site aqui:

botão laranja call to action blog

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS
Top