Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Gratidão não é só uma questão de crença.

Quando você escuta a palavra gratidão, o que te vem à cabeça?
Acredito que você deve pensar que esse é um sentimento que todos nós devemos ter por situações que a vida faz acontecer, não é mesmo?
Bom, eu quero que você deixe o senso comum um pouco de lado e pense na palavra gratidão… Quando o termo vem em sua mente, o que ela te faz lembrar?
Muitos vão falar de religião, de livros de autoajuda, terapias, entre outras possibilidades. E é verdade, a palavra gratidão também aparece nesses segmentos, no entanto, o meu foco não é falar de gratidão nessas bases, apesar de respeitar muito cada religião e acreditar que a crença em algo é muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal.
Os livros de autoajuda também são bastante interessantes e já tiveram o poder de mudar a vida de inúmeras pessoas, mas também não é bem o meu foco hoje.

banner-convite-gratidao-blog

Eu quero falar de gratidão de uma forma científica, com base em estudos que venho fazendo há muitos anos. Esse assunto é extremamente interessante e você vai ficar maravilhado quando começar a descobrir os efeitos da gratidão no cérebro humano.
Nesse artigo, vamos explorar alguns pontos bastante inusitados sobre a gratidão para que assim, você possa fazer uso de algo cientificamente comprovado e não, daquele “achismo” que tanto se pratica na internet nos dias de hoje.

Gratidão X Crença
Gratidão não está ligada somente a crença em algo; ela é capaz de interferir em suas ondas eletromagnéticas, que por sua vez têm o poder de atrair para perto tudo o que você deseja.
O termo gratidão ainda está muito ligado à religião ou a assuntos da área de autoajuda e isso se dá por conta de um comportamento cultural que foi criado há anos; no entanto ela não se limita, somente, a esse aspecto. Isso porque, diversos cientistas já vêm estudando o poder da gratidão na vida humana e os resultados são inacreditáveis.
O que os estudos afirmam é que se você conseguir praticar a gratidão da forma certa notará mudanças consideráveis em sua vida profissional e pessoal.

gratidao

Pesquisas cientificas sobre a gratidão
Existem várias pesquisas finalizadas e tantas outras em andamento sobre esse tema,  todas muito interessantes e esclarecedoras, no entanto, uma em especial me chamou a atenção e eu gostaria de dividi-la com você que me acompanha.
Robert A. Emmons é, atualmente, professor da Universidade da Califórnia, situada nos Estados Unidos. Desde os anos 80, ele vem estudando assuntos ligados ao comportamento humano, as emoções e o bem estar emocional, através da psicologia positiva.
Para quem nunca ouviu falar de psicologia positiva, ela é uma vertente da ciência que visa a busca da felicidade usando o bem estar humano, ou seja, incentiva os profissionais a encontrarem soluções para seus problemas, como a cura de doenças, por exemplo, através de sentimentos e pensamentos positivos.
Você pode me questionar:
– “Márcia, você está falando em milagre? Em cura de doenças através do pensamento?”.
Cada um chama do que julgar mais atraente, porém o que estou falando é de um método cientificamente comprovado. Tudo o que te passo é real, foi comprovado ou está em vias de, pois têm páginas e páginas de estudo sobre o assunto, entende?
Bom, vamos voltar à pesquisa de Robert A. Emmons. Inicialmente, o estudo focou suas forças na felicidade em sua forma mais plena, porém na última década, o pesquisador ficou encantado ao se deparar com a gratidão definida por ele como: “A virtude mais agradável e o prazer mais virtuoso”.
Robert A. Emmons decidiu fazer uma parceria com Michael McCullough, um psicólogo da Universidade de Miami, e desenvolver uma pesquisa científica com o objetivo de entender um pouco melhor a gratidão que sempre foi um fenômeno deixado de lado pela ciência.
Com o caminhar dos estudos, a gratidão mostrou-se muito mais complexa e profunda do que ambos imaginaram e precisaram aprofundar-se em outros setores co-ligados ao termo.
Ao avançar das pesquisas com estudos empíricos sobre a gratidão, os dois cientistas descobriram que a prática em nossas vidas gera diversos benefícios comportamentais, físicos, psicológicos e interpessoais e entre eles podemos citar:
•       Melhor humor;
•       Sono mais calmo;
•       Otimismo Constante;
•       Felicidade nas pequenas coisas;
•       Relacionamento mais aberto com as pessoas;
•       Mais coragem na tomada de decisões;
•       Desenvolvimento avançado na vida pessoal

gratidao 2
Esses são apenas alguns ganhos que o estudo apontou, porém já sabemos que existem muitas outras possibilidades e podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, as próprias famílias das pessoas estudadas relataram terem sido impactadas pela gratidão, pois a qualidade de vida de todos muda no ambiente.
Michael McCullough, afirma que nós não podemos ser extremamente plenos se não colocarmos para fora toda a gratidão que temos pelo que nos rodeia, pois a gratidão é uma das expressões necessárias para a vida. E mais, não é apenas em momentos de alegria que a gratidão deve ser praticada, mas também em momentos de tristeza, onde a vida nos apresenta uma oportunidade à reflexão das perspectivas.

banner-convite-gratidao-blog

Apesar da afirmação do parceiro, Emmons fez questão de pontuar que existe um paradoxo em aberto sobre a gratidão que precisa ser salientado, pois apesar de já estar confirmado que fazer a prática da atitude de gratidão todos os dias traz inúmeros benefícios, essa não é uma tarefa fácil e pode, até mesmo, se tornar bastante árdua dependendo da forma com que a vida for olhada.
Podemos comparar suas considerações com situações que vivemos. Há dias em que estamos gratos pelo sol, pelas conquistas e até mesmo por aquele engarrafamento no trânsito que nos dá tempo de pensar melhor nas atitudes que vamos tomar ao chegar a um determinado compromisso. No entanto, também existem dias que tudo o que a gente quer é se jogar no sofá, pegar um pote de sorvete e ficar ali tentando esquecer os problemas e quando tal situação ocorre, a última coisa que pensamos é na gratidão.

Praticando a gratidão
A gratidão mexe com áreas de seu cérebro que só são ativadas com aquele “calorzinho” da alegria, sabe? Lembra aquela sensação de conquista? De finalmente alcançar um objetivo tão esperado?
Nosso cérebro grava sensações boas de situações que passamos, sendo assim, ao colocar a gratidão em prática, você notará que começará a vibrar numa nova freqüência, e por conseqüência, começará a atrair coisas boas e positivas com mais constância do que antes.
Não é nenhum mistério ou milagre, simplesmente a vida te dá mais do mesmo, por isso somos capazes de atrair exatamente o que damos ao mundo. Logo, se dermos coisas negativas, iremos receber também coisas negativas. No entanto, se forem atitudes positivas, atrairemos mais energia positiva.
Gratidão não é um status e sim um estado! Você precisa acreditar que tudo que está ocorrendo em sua vida tem um por que, e uma oportunidade de aprendizado . Não fale só em gratidão, pratique internamente também.
Como o próprio Emmons cita em sua pesquisa, a gratidão não é algo imaginado, é algo real, baseada em estudos empíricos de comportamento tendo um impacto considerável na vida das pessoas, porém praticar é uma escolha de cada um; pode ser ensinado, mas não tem como ser forçado.
Entendo que, nos dias corridos e complicados que vivemos hoje, é difícil praticar a gratidão. São tantos problemas, tantas notícias ruins de nossa política, tanta violência e até mesmo problemas familiares que afetam o nosso humor, não é mesmo?

gratidao 3Por outro lado, acredito que existe um jeito de começar a colocar a gratidão em prática. Você sabe qual é? Transformá-la em hábito! Por muito tempo se afirmou que basta inserir uma atividade ou rotina em 21 dias consecutivos na sua vida para que ela se torne um hábito. Hoje já se sabe que não é bem assim. O estudo de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, afirma que para transformar um novo objetivo ou atividade em algo automático, de tal forma que não tenhamos de ter força de vontade, precisamos de 66 dias para comportamentos mais complexos, e 33 dias para comportamentos mais fáceis de serem automatizados, onde se encaixa a gratidão.
E então, que você acha de tentar? ?
O desafio é praticar a gratidão por 33 dias seguidos em sua vida. É bem simples, você não vai precisar perder horas fazendo profundas reflexões .
Vamos começar assim: quero que todo dia ao acordar pela manhã você agradeça por 3 coisas que aconteceram no dia anterior. Pode fazer isso se arrumando para o trabalho ou até mesmo, escovando os dentes. O importante é que você esteja prestando atenção em suas palavras;. o ambiente pouco importa se você tem foco na sua ação.
Ao passar os 33 dias consecutivos, vou querer saber como está a sua vida e o que mudou nela. Ah, claro! É preciso lembrar que, se você pular algum dia, deve iniciar a contagem no primeiro novamente, tudo bem? Mande-me um email para [email protected]relatando seus progressos.
Estou ansiosa para ouvir quais as novidades você tem para me contar!
Se você gostou desse conteúdo, dá um ‘coraçãozinho’ aqui no blog para que eu continue escrevendo materiais novos sobre o assunto. E não deixe de se inscrever no meu canal, Marcia Luz TV, pois sempre tem vídeos novos para você.
Até a próxima!

botao-blog

Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top