dividr
Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos – aprenda a dividir
15/06/2017
Desapegue do Velho e Experimente o Novo
20/06/2017

Empresa de SP utiliza ‘gratidão’ como pré-requisito para contratar funcionários

gratidão

Equipe Cunzolo

Prestes a completar 50 anos desde a fundação, a empresa Cunzolo Rental, localizada em Campinas, São Paulo, adotou um pré-requisito diferenciado para contratar novos funcionários. Agora, quem deseja integrar no time da instituição precisa contar com uma característica bem particular: ser uma pessoa grata.

A ideia partiu de uma das donas, Valéria Cunzolo, que trabalha ao lado do irmão Fábio, na parte de administração da companhia que é uma locadora de guindastes.

“Agradecer mudou a minha vida, a do meu filho e agora, a da minha empresa”

gratidão

Na foto: Leo Sisloc Jr., Tomás Cunzolo, Valéria Cunzolo, Fábio Cunzolo

Tudo começou quando o casamento de 10 anos de Valéria chegou ao fim, isso há quase um ano. Tendo um filho de sete, ela decidiu começar o curso ‘A Gratidão Transforma’, desenvolvido pela psicóloga, coach e palestrante, Marcia Luz.

“Eu estava em busca de novos conhecimentos que ajudassem a melhorar minha autoestima. Queria me sentir bem comigo mesma e foi aí que encontrei o curso da Marcia. Aos poucos, percebi que praticando a gratidão comecei a enxergar o mundo com outros olhos”, comenta.

Ela diz que ao invés de focar na tristeza e nos pensamentos negativos, o seu novo alvo foi notar apenas o que havia de bom: a saúde, o filho pequeno, a família, os amigos e o trabalho.

gratidão

Valéria e filho

Valéria conta que passou a agradecer pelas bênçãos que ocorriam na sua vida diariamente. E assim, percebeu que cada vez mais encontrava motivos para exercer a gratidão. “Me concentrei em gastar energia encontrando nos pequenos detalhes, como um dia de chuva ou de sol, ou até mesmo no cantar dos pássaros, motivos para sorrir” completa.

Mudança no comportamento dos funcionários

Quando começou a se sentir melhor e confiante, ela constatou com o tempo que dentro da própria empresa muitas pessoas estavam passando por situações difíceis.  “Notei que havia muito negatividade no ambiente. Estamos passando por uma grande crise na área da infraestrutura, onde há também bastante desemprego. Recebo inúmero pedidos de pessoas que desejam ser contratadas diariamente, mas percebi que na própria companhia os que estão empregados não se sentiam gratos por isso”, explica.

Dessa forma, Valéria decidiu que passaria a fazer todas as entrevistas de contratação pessoalmente, considerando além dos atributos técnicos,  pessoas que fossem gratas.

gratidão

Equipe Cunzolo

Durante a seleção dos futuros empregados, ela passou a fazer duas perguntas: diga o nome de duas pessoas a quem você é grata (o) na sua vida e o motivo?, e  “Na sua vida profissional, existe alguém a quem você agradece”?

“Notei que as pessoas que vieram para a entrevista se surpreenderam com essas questões. Arranquei até lágrimas de alguns. Desde então, temos acertado, e muito, nas contratações!”, complementa Valéria.

Cesto da Gratidão

gratidão

Cesto da gratidão

Como forma de despertar o sentimento de gratidão nos funcionários que trabalham na empresa há mais tempo, Valéria criou o “Cesto da Gratidão”. Em cima da mesa onde ficam as garrafas de café ela colocou um aviso e um pequeno potinho transparente.

Ali, os funcionários podem escrever bilhetes para compartilhar com os colegas os motivos pelos quais agradecem, ou pegar um bilhete de algum amigo como inspiração.

gratidão

“Tenho tido resultados incríveis através dessa atividade. Mudou completamente o perfil das pessoas. Vejo que estão mais comprometidas, trabalham mais felizes e que trazem ideias novas e criativas para o nosso dia a dia. Agora, eles se preocupam mais com os pequenos detalhes, e que fazem a diferença na vida dos outros funcionários!”, explica Valéria.

Gostou? Deixe o seu comentário para sabermos a sua opinião. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo. 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99944-8609

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.