mensagem-marcia-luz
Envie uma mensagem para alguém que você não fala há muito tempo
16/05/2017
agradecimento
Faça um agradecimento para uma pessoa da sua família
17/05/2017
inteligência

Poucas pessoas param para pensar sobre isso, mas há uma sutil diferença entre inteligência conhecimento. Refleti a respeito ao notar a competitividade que incentivamos em nossos filhos.

inteligência

Nós, pais, estamos sempre à procura de ocupações para os eles. Queremos que  falem mais de um idioma, que escolham uma boa profissão e que sejam independentes. A intenção é força-los a ir além, para que não sofram as mesmas dificuldades enfrentadas por nós quando tínhamos a idade deles. Instigamos o extinto competidor para que eles sejam os melhores naquilo que se proporem a fazer.

Só que há um segredo que nós esquecemos de contar: não adianta reter todo o conhecimento do mundo, se por trás dele, não há inteligência na hora de utilizá-lo. Uma pessoa sábia não nasce através da leitura de muitos livros e estudo. Ela é alguém atenta, que aprende através das situações e dos exemplos a sua volta.

inteligência

Estamos vivendo na era da sociedade da informação. Podemos acessar dados e fazer pesquisas em tempo recorde.  No entanto, vejo por vários analfabetos quando o assunto é esperteza, e aliás, não confunda ser esperto com ser malandro, aí já são dois assuntos diferentes.

Leia a história abaixo que você entenderá do que estou falando.

Inteligência x Conhecimento

inteligência

Toda semana, um velho fazendeiro tomava um trem para ir à cidade depositar em um banco o produto da colheita. Ele procedia assim havia muitos anos e no final da tarde retornava no mesmo trem.

Na viagem de volta, também era rotineira a presença de um professor universitário, que aproveitava a viagem para ler um livro, corrigir provas ou preparar algum teste para aplicar em aula. Com isso, ele se distraía e não sentia o tempo passar.

Numa dessas viagens, o professor esqueceu sua pasta na escola e ficou sem ter com que se distrair. Resolveu então puxar conversa com o velho fazendeiro que ele sempre via no trem.

– Boa tarde – cumprimentou o professor. Depois de dizer seu nome, acrescentou: – Sou professor universitário, tenho cinco diplomas, falo seis idiomas e sou muito viajado, conheço todos os continentes. E o senhor, quem é?

inteligência

Após também dizer seu nome, o velho acrescentou: – Mas eu não completei nem o primário…

O professor, vendo que entre eles não seria possível uma longa conversa pela disparidade de conhecimento que tinham, sugeriu uma brincadeira para passar o tempo:

– Eu lhe faço uma pergunta e o senhor me faz uma pergunta. Quem errar paga um real para o outro.

– Ah, não acho justo – disse o velho. – Como eu tenho pouco conhecimento, se eu errar eu lhe pago um real. Mas se o senhor, que tem muito conhecimento, errar, aí o senhor me paga dez reais.

Assim acertaram e o velho pediu para fazer a primeira pergunta:

inteligência

– O que é, o que é que tem dez metros de comprimento, pesa dez quilos, tem capacidade para transportar dez pessoas e dá a volta ao mundo em dez dias?

O professor pensou, pensou, mas não teve jeito de achar a resposta.

– Não sei – admitiu.

– Então me pague os dez reais – disse o velho estendendo à mão.

O professor pagou e, percebendo a perspicácia do velho, disse:

– Sendo a minha vez de perguntar, eu devolvo a mesma pergunta ao senhor: o que é essa coisa que o senhor me perguntou?

inteligência

– Eu também não sei – respondeu o velho e, estendendo a mão, disse: – Aqui está o seu um real.

O que vale não é a quantidade de conhecimento que temos, mas o que somos capazes de fazer com o pouco de conhecimento que tivemos a oportunidade de receber.

Quer saber mais sobre essa história? Clique no link abaixo que eu falo mais a respeito:

Se  você curtiu o desafio de hoje deixe o seu comentário para sabermos a sua opinião. Não esqueça de compartilhar com seus amigos. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo.

 

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99944-8609

Quer participar da minha lista VIP no WhatsAppe receber conteúdos exclusivos?

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.