Estresse Emocional: Conheça os Sintomas e Tratamentos
29/08/2017
Em palestra, Marcia Luz dá dicas para que mulheres elevem a autoestima
30/08/2017

[Marcia Luz TV] Quais são as histórias que você conta sobre si mesmo?

 A sua realidade é apenas o reflexo das histórias que você conta sobre si mesmo para os outros. Está cansado de viver uma vida triste, infeliz e repleta de problemas? Nesse texto eu vou te apresentar um jeito simples de escrever um novo roteiro para a sua trajetória. Você verá que o ditado “a boca tem poder”, está mais do que certo.


histórias

 

Para quem me conhece pessoalmente ou me acompanha nas redes sociais, sabe que eu gosto muito do Anthony Robbins. Ele foi um dos responsáveis por popularizar a programação neurolinguística no mundo, além de ser palestrante motivacional e autor dos livros “Poder sem limites” e “Desperte seu gigante interior”. Apesar de não ser a primeira pessoa a promover trabalhos voltados para a área do autodesenvolvimento, eu o considero um dos maiores profissionais no ramo dos últimos tempos.

Eu já tive a oportunidade de fazer alguns cursos dele, e em um desses seminário ele disse: “Nós definimos a nossa vida a partir das histórias que contamos sobre nós mesmos”.  

 

Leia mais: Mude seu ponto de vista, mude seus resultados

 Sabe quando o adolescente vai mal em uma prova e diz que a culpa foi do professor? Ou quando um colega de trabalho recebe um feedback ruim pelo trabalho que fez e coloca a culpa no supervisor? Lamento informar, mas em ambos os casos o problema está tanto no adolescente, quanto no funcionário.

Os problemas se perpetuam quando você começa a contar histórias ruins com o objetivo de fugir de si mesmo.

Qual papel você escolheu para viver?

histórias

  • Herói/mocinho

O tipo de pessoa que toma a iniciativa e que busca sempre por resultados positivos. É o que resolve tudo e sai vencedor das “batalhas’ que trava por aí.

 

  • Vítima

Aqui entra as pessoas sofredoras, que dizem serem azaradas e culpam a vida por todos os males. Para tudo há uma desculpa e um defeito. Nada vai para frente.

 

  • Dragão

Toda história de herói sempre tem um dragão, muitas vezes trajado de ser humano. Aqui se enquadra as pessoas que sempre estão de mal com a vida. Destroem tudo que tocam e são extremamente negativas.

banner_a gratidao transforma

  • Comédia

Nesse caso entram as pessoas que escolheram escrever um script de comédia para si mesmas. Apesar de ser legal por um lado, por outro há o fato de que o indivíduo não leva nada sério. Empurra tudo com a barriga e só faz as coisas quando tem vontade.

 

  • Drama

Esse aqui, com certeza, é um dos papeis mais chatos de assumir. São pessoas que se entristecem por qualquer coisa. Não sabem valorizar os pequenos detalhes e parece que estão sempre carregadas com uma grande carga negativa.

 

  • Batalha épica

 Nesse caso estão as pessoas que fazem um grande esforço para realizar qualquer tarefa. Estão sempre exaustas quando terminam grandes atividades.

 

  • Filme leve de domingo à tarde

 E chegamos ao papel das pessoas que sabem relaxar. Aqui ficam os otimistas. Os que enxergam uma luz no fim do túnel e não se deixam abalar por qualquer adversidade. São os mais invejados por manterem o sorriso no rosto e por controlarem a situação sem perder a cabeça.

 

Quais são as histórias que você conta sobre você mesmo e sobre a sua vida?

 Quando alguém te pergunta como você está, e a resposta não é um simples “ah, tudo bem” evasivo, o que é que você responde?  Quando a pergunta é “quem sou eu”? Qual é a sua resposta?

Se você não sabe responder, eu sugiro que coloque em prática esse exercício logo após de terminar a leitura desse texto.

Pegue uma caneta e um pedaço de papel. Você responderá pergunta “quem sou eu?” , escrevendo durante 10 minutos. É só deixar fluir o que vier a mente. Quando acabar, quero que você leia tudo como se fosse uma pessoa de fora da sua vida.

Ali, você terá algumas pistas de como tem se mostrado para o mundo. Senão estiver infeliz com o que leu, então escolha a partir de AGORA contar outro tipo de história sobre si mesmo.

 

Procure um script legal para viver.  Desejo que nesse momento você possa dizer: “Eu defini a minha história. E eu defini a melhor história possível”.

banner_a gratidao transforma

Aprenda como contar outras histórias sobre você.

 

Para saber mais sobre o tema desse texto, clique no vídeo abaixo:

 

 

 

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos? Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp:  48 99944-8609

 

 

 

 

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.