Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Aprenda 5 estratégias para melhorar sua autoconfiança

autoconfiança

A autoconfiança é o resultado da convicção que cada indivíduo possui a cerca de algum feito. Pode ser no âmbito profissional, social ou acadêmico, é o quanto você acredita e confia naquilo que se propõe a fazer. Porém, ainda vejo por aí muitas pessoas descrentes do próprio potencial e que sempre precisam da afirmação dos outros para se sentirem bem consigo mesmas.

Claro que cada caso é um caso, mas geralmente ter ou não ter uma autoconfiança elevada é algo definido na infância. Depende da educação dos pais, que muitas vezes fazem as tarefas pelos filhos assumindo a responsabilidade por eles. E quando essa criança cresce espera que outras pessoas tomem conta de suas obrigações, afinal, foi assim que ela foi ensinada a fazer.

Percebe o quanto esses pequenos detalhes podem influenciar na vida adulta de alguém? Se você possui algum problema de confiar em si mesmo, já deve ter percebido isso. Uma pessoa que crê no próprio potencial é alguém que se ama e sabe reconhecer suas conquistas. Ela pensa positivamente e está disposta a assumir riscos para alcançar objetivos.

Agora, se esse indivíduo não confia no próprio taco é porque possui um desvio de pensamentos sobre quem ele é. Geralmente, alguém assim desvirtua situações e pensa negativamente sobre as próprias atitudes. Além de colocar obstáculos para não assumir papeis de maior responsabilidade, sentindo que não é capaz de desempenhar determinada função.

 

O barco da autoconfiança

Certa vez um homem recebeu ajuda de um barqueiro para atravessar um rio. Ao entrar no barco, o homem notou que em um dos remos estava escrito a palavra AGIR e em outro a palavra ACREDITAR.

Curioso, o homem perguntou ao barqueiro a razão daqueles nomes e o mesmo pegou o remo no qual estava escrito “acreditar” e remou com toda a força. O barco começou a dar voltas, sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo em que estava escrito a palavra “agir” e remou com todo o vigor. Novamente o barco girou, sem ir adiante. Por fim, o velho barqueiro segurou os dois remos e movimentou-os ao mesmo tempo: impulsionado de ambos os lados, o barco navegou através das águas do rio e calmamente alcançou a outra margem.

Então o barqueiro disse ao viajante:

– Este barco pode ser chamado de autoconfiança. E a margem é a meta que desejamos atingir. Para que o barco da autoconfiança navegue seguro e alcance a meta pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos ao mesmo tempo e com a mesma intensidade: agir e acreditar.

 

Cinco dicas para aumentar a autoconfiança

Resultado de imagem para gif confiança

A confiança é algo que pode ser conquistado dia após dia, mesmo se você esteja nesse ciclo vicioso de autossabotagem. Gosto de pensar que é como andar de bicicleta, você pratica bastante até que pode andar sem as rodinhas que te protegem dos tombos. A confiança em si mesmo provém do equilíbrio interno que há dentro de você.

Pronta para mudar de vida? Então busque caneta e papel, ou anote no seu celular essas cinco dicas infalíveis:

 

1 – Procure estar perto de pessoas positivas

Creio muito que a energia das pessoas possa contagiar um ambiente e todos os outros que fazem parte desse meio. Por isso, se você quer começar a se olhar de uma forma diferente, pare de prestar atenção nas pessoas que transmitem sentimentos e palavras negativas. “Colegas” que sempre te colocam pra baixo ou que falam de mais sobre as próprias inseguranças faz com que você pense ainda mais nos seus problemas.

Conecte-se com pessoas que acrescentem na sua vida e que transmitam alegria e amor.

 

2 – Identifique seus talentos e qualidades

Para fortalecer a sua autoestima e confiança passe a anotar em um caderninho todas as suas conquistas e qualidades. Todos nós somos bons em alguma coisa, descubra o seu talento e saiba reconhecer o quão bom você é naquilo que faz. Concentre-se no que há de bom na sua vida, e nas suas habilidades. Todos nós temos algum defeito, mas ele é tão mínimo que não merece a nossa atenção. Foque no seu lado bom!

 

3 – Tenha algum hobby

autoconfiança4

Quando participamos de atividades que realmente gostamos, nossa autoestima vai parar nas alturas. Pode ser a prática de algum esporte, ler um livro, conversar com os amigos, cozinhar, não importa. A questão é que quando estamos imersos em algo que nos faz felizes procuramos dar o nosso melhor, e nos sentimentos bem com isso. Que tal separar algumas horas do dia para se inebriar nesse sentimento de felicidade? Afinal, alegria nunca é demais.

4 – Espante as ideias negativas

Os pensamentos ruins sobre nós mesmos são como um bicho de pelúcia, quanto mais você os alimenta, mais ele cresce e ocupa espaço dentro de você. Para de dar comida a esse bicho, e nesse caso, essa comida são as suas ideias negativas. “Estou velha demais”, “sou gorda demais”, “não tenho talento nenhum”, “tudo que eu faço dá errado”, só de pensar nessas frases já me sinto mal. Imagina se ficasse mentalizando isso a respeito de quem eu sou? Não me acharia capaz de nada. Pare de encher a sua cabeça com defeitos que muitas vezes são irreais. CONCENTRE-SE no que há de bom em você.

5 – Enfrente o medo

Resultado de imagem para gif medo

Sentir medo todos nós sentimos. A diferença de uma pessoa para outra é a importância que ela dá ao sentimento. Pessoas autoconfiantes também sentem medo, mas elas sabem como encará-los. Não desista por sentir uma pontinha de dúvida sobre quem você é, dê um passo à frente e fique firma na sua decisão. Isso te dará mais força e você ficara muito mais animado em continuar tentando.

Abandone o medo!

Confira mais sobre o tema de hoje clicando no vídeo abaixo:

 

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos? Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp:  48 99944-8609

 

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top