Alunos de Mato Grosso são motivados por educadores a exercerem a gratidão
09/06/2017
seminário vida
Marcia Luz abre inscrições para Seminário Vida em SP
14/06/2017

Não deixe seu relacionamento esfriar. Confira algumas dicas para reaquecer o amor entre vocês

relacionamento

relacionamento

Amar alguém é uma escolha que fazemos todos os dias ao acordarmos. Eu faço isso há 19 anos, desde que optei por estar em um relacionamento com meu marido, Sérgio Reis. Nesse Dia dos Namorados, eu e ele decidimos viajar, geralmente tentamos fazer um passeio diferente todos os anos. Dessa vez, nossa aventura foi na cidade dos Cassinos, Las Vegas.

Você pode até se espantar ao ler que apesar de tantos anos ainda amo meu marido, afinal, o ditado popular diz que com o passar do tempo o amor esfria e certas coisas tornam-se banalidades. Algumas pessoas dizem que o sentimento é passageiro e que resta apenas uma grande amizade. Eu discordo com todas as minhas forças de qualquer uma dessas afirmações.

Primeiramente, porque a amizade é fundamental em qualquer relacionamento amoroso. É através dela que nasce a cumplicidade, a parceria, o respeito e a paixão, que ajudam a construir o relacionamento de qualquer casal.  Segundo porque ano após ano não deixamos o tempo nos distanciar.

Não deixe o tempo desgastar seu relacionamento

relacionamento

 Os dias passam, nasce o primeiro filho, o trabalho exige mais atenção, as contas não param de chegar, e parece que um grande buraco foi aberto entre você e o seu esposo. Realmente, essa é a fórmula perfeita e tradicionalmente conhecida para acabar com qualquer relacionamento.

Leia mais: 10 motivos pelos quais as pessoas não têm ótimos relacionamentos 

Eu e o Sérgio temos uma mentalidade completamente diferente do que foi descrito acima. Desde que estamos juntos, comemorar o Dia dos Namorados é algo que já faz parte do nosso calendário. Nunca deixamos passar em branco. Gostamos de viajar, temos um ótimo diálogo, respeitamos as diferenças um dos outros, e o principal, somos companheiros.

Nos apoiamos mutuamente, e vibramos pelas conquistas um do outro.

Na verdade, não é o tempo que acaba esfriando ou desgastando o sentimento de um casal, mas sim as atitudes de um para com o outro. Sabe quando o início do namoro é sempre gostoso? São flores, declarações e presentes quase que constantemente. E aí passa um tempo, e um dos dois, ou ambos, acham que não é necessário sair da mesmice. O pior que você pode fazer para o seu relacionamento é achar que já conquistou a pessoa amada e por isso não precisa mais mostrar o quanto a ama.

Saia da zona de conforto meu amigo (a). Converse mais com a pessoa que você tanta gosta. Busque agir de forma diferente e não sinta vergonha de mostrar o quanto ela é importante na sua vida. Saia dessa rotina de trabalho – casa. Busquem se divertir, sair com os amigos, jantar fora, praticar algum esporte juntos. Invista no seu sentimento, afinal, dificilmente temos a sorte de encontrar um amor verdadeiro na vida, será que é justo deixar ele terminar por algo tão bobo?

Dicas para ter um relacionamento feliz, repleto de amor e duradouro

relacionamento3

1 – Busque ser a pessoa com que gostaria de se relacionar

Parece clichê, mas a maioria das pessoas exige mudança no comportamento do outro antes de olhar para as suas próprias atitudes. Será que a transformação não deve começar por você primeiro?

2 – Surpreenda o seu amor

Faça o jantar que ele gosta. Arrume a casa para a sua esposa sem ela ter que te implorar para ajudar. Reserve um restaurante diferente ou viagem para um lugar diferente. Busque sair da rotina.

3 – Seja companheiro

Nada pior do que ter alguém que não faz o mínimo de esforço para estar ao seu lado. Ás vezes é preciso ceder em um relacionamento. Ela quer ir em determinado lugar que você detesta? O que custa ir e aproveitar o momento por ela? É preciso aprender a dizer sim em um namoro ou casamento, mesmo se nossa vontade for dizer que não. Isso não é passar por cima de suas escolhas, mas sim fazer um pequeno gesto em prol da felicidade do outro.

4 – Vibre com as conquistas da pessoa que você ama

Ela ganhou uma super promoção no trabalho? Ele ganhou aumento no salário? Ela foi elogiada por ser uma pessoa dedicada e pontual? Ele marcou 2 gols no jogo de ontem? Não importa! Busque vibrar na mesma frequência da pessoa que está ao seu lado. Chega de ser a pessoa negativa que coloca defeito em tudo. Seja o melhor amigo ou amiga do seu parceiro. Alguém que estará sempre ali para ficar feliz por ele (a).

relacionamento4

5 – Conversem sobre tudo. Sejam empáticos 

Vários relacionamentos chegam ao fim pela falta de diálogo entre o casal. Tem alguma coisa te incomodando? Que tal falar abertamente sobre isso? Seja sincero, e não guarde para você nenhum tipo de sentimento. Quando acumulamos muitas decepções acabamos despejando tudo de uma vez em cima do nosso companheiro (a), e não é muito justo, afinal, ninguém pode ler pensamentos. Fale com jeitinho, não precisa partir para grosseria, apenas diga o que sente. E se o seu parceiro chegar em você para conversar, que tal fazer um esforço para ser compreensível. Coloque-se no lugar do outro, só assim você vai entender como ele se sente.

Quer conhecer mais algumas dicas de como dar essa “manutenção” no seu relacionamento? Confira o vídeo abaixo que gravei com meu esposo:

 

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos? Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp:  48 99944-8609

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.