Pote da Liberdade Financeira: lição 14 da Mente Milionária
24/11/2016
Como Vencer o Medo: Uma Verdade Libertadora
25/11/2016

Estamos quase na reta final, no estudo das lições do livro O Segredo da Mente Milionária, de T. Harv Eker. Hoje vamos para a antepenúltima, a décima quinta lição, que fala sobre a relação entre você e seu dinheiro. A lição de ontem foi fundamental. Se você não leu ainda, leia a lição 14, pois ela traz o método que Harv Eker ensina à todos que fazem seus cursos, para ter Liberdade Financeira.

dinheiro-1

Antes de iniciar, deixe-me contar algo que aconteceu hoje. Diariamente eu médio os posts que meus alunos publicam nos grupos secretos de meus cursos. Estes grupos tem a intenção de manter os alunos motivados a continuarem, e conectados com o que há de melhor. Algumas vezes não permito algum post por estar baixando a vibração do grupo, como comentários vitimistas ou negativos. Nestes casos chamo o aluno inbox para orientá-lo.

Foi o que ocorreu hoje. Uma aluna havia postado que se sentia muito mal por ter amigos ricos, bem de vida. Quando estes a convidavam para sair, sentia-se constrangida, por não ter dinheiro para frequentar os lugares caros aonde eles vão. Ela estava com foco no obstáculo, e não no lado bom da coisa.

Ela poderia agradecer pelos amigos milionários que tem, simplesmente. Poderia convidá-los para ir à sua casa ao invés de saírem. Isto resultaria no convite posterior para ir à casa deles. Ela não estaria gastando dinheiro, percebe? Mas estaria aprendendo como é o mindset de um milionário, ao observar seu modo de viver, agir e pensar, e modelar isto.

6fd2fb765473347f231f463663276b020b0ebd8c4b99527c79pimgpsh_fullsize_distr

Desta forma, ela poderia mudar seu padrão de pensamento através do exemplo dos amigos, começaria a enxergar oportunidades de fazer dinheiro, e mudaria sua condição financeira. Poderia até frequentar os mesmos lugares que eles!

Portanto,  aprenda a não se autosabotar. Vamos então à lição de hoje.

 

Verdade número 15

Pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas.

Pessoas de Mentalidade Pobre dão duro pelo seu dinheiro.

Os ricos trabalham, e muito. Enquanto seus funcionários estão curtindo o final de semana, ele normalmente está trabalhando para o seu negócio. O olho do dono engorda o gado, sim. Mas ele terá esta carga horária extensa até que consiga seu primeiro milhão, e o dinheiro comece a trabalhar para ele.

Já a pessoa de mentalidade pobre considera sagrado o final de semana, o horário depois do trabalho, e não quer nem pensar em aumentar a sua jornada. Em contrapartida, reclama que não tem dinheiro e que o salário não dá, enquanto poderia estar gerando alguma renda extra em algum horário alternado ao seu emprego.

dinheiro-2

Quanto mais o seu dinheiro trabalha, menos você terá que trabalhar.

Os ricos entendem que é necessário suar a camisa somente até que o seu dinheiro comece a trabalhar duro o bastante para ocupar o seu lugar.

A meta é tornar-se financeiramente livre, tão rápido quanto possível.

Liberdade Financeira: capacidade de viver o estilo de vida que você deseja sem precisar trabalhar nem depender do dinheiro de ninguém.

Por exemplo, digamos que você precise de dez mil reais/mês para viver num bom padrão. Quando você atingirá sua liberdade financeira? Quando o seu dinheiro, aplicado, render estes dez mil reais/mês, sem que você tenha que depender de ninguém.

Ou seja, você tem ações no banco, imóveis ou negócios, cujos rendimentos  lhe dão este padrão de vida. Não importa a sua idade, busque sua liberdade financeira. Se você tem 30, 40 ou 50 anos, seguindo estas lições poderá construir em breve um futuro aonde poderá trabalhar de onde quiser, quando quiser, pois já tem o dinheiro trabalhando você!

O dinheiro trabalha para você, e você trabalha se quiser

Ao se construir a própria Liberdade Financeira, a pessoa não precisa necessariamente se aposentar. Ela pode, agora, trabalhar se quiser, fazendo o que gosta. Ou seja, ela trabalha por prazer, e não por necessidade.

Isto, repito, só acontecerá se você conseguir ser financeiramente livre. Para isto, você precisa ter o que chamamos de rendimento passivo.

O rendimento sem trabalho é chamado de rendimento passivo.

Você é financeiramente livre quando seu rendimento passivo é maior que suas despesas.

Exemplos de fontes de rendimento passivo:

  • Dinheiro que trabalha para você: ganhos de investimentos.
  • Negócio que trabalha para você: aluguel de imóveis, franquias, royalties de livros etc

Substitua o arquivo mental de gratificação material pelo arquivo de liberdade financeira.

dinheiro

Gratificar-se ou aplicar o dinheiro?

Os ricos tem muito dinheiro e gastam pouco, e as pessoas de mentalidade pobre tem pouco e gastam muito.

Pessoas de mentalidade pobre tem o péssimo costume de se gratificarem a todo o instante. Repare que gratificar-se quando as coisas dão certo, ou quando você deu duro para conseguir alguma coisa não é o problema. Mas se esta gratificação é constante, torna-se um empecilho para você economizar seu dinheiro.

“Trabalhei muito esta semana, mereço um sapato/ uma blusa/ um cosmético novos”.

“Vendi muito este semestre, mereço um carro novo!”

Olhe bem para o que você tem e avalie se precisa mesmo se “premiar” com uma peça de roupa, por exemplo, que ficará lá encostada no armário. Ou se precisa mesmo trocar seu carro. Lembre-se: se não comprou, vai para o pote da Liberdade Financeira. E quanto mais rápido você chegar ao seu primeiro milhão, mais rápido você poderá desfrutar de seus rendimentos passivos.

O rico não troca de carro para se premiar, quando não tem sua Liberdade Financeira construída. Ele só vai se dar ao luxo quando sua renda passiva bancar este luxo. Antes disso ele vai trabalhar muito e gastar pouco, guardando e investindo cada centavo, para construir seu patrimônio.

dinheiro-5

E pelo amor de todos os anjinhos, pare de fazer carnê e se encher de prestação! Junte o dinheiro, pague a vista e negocie um desconto com vendedor. Pare de trocar celular cada vez que sai modelo novo. Rico não troca de aparelho, não. Ele usa até acabar. Pega o dinheiro que seria gasto e investe. Aprenda!

Dinheiro guardado é como uma semente

Os ricos consideram cada real que possuem como uma semente, a ser plantada para render outros 100. Estes podem ser replantados para renderem outros 1000, e assim por diante.

Quem tem mentalidade pobre esbanja o dinheiro que ganha, sem pensar no amanhã. Embalado pelo refrão “aproveita hoje, que a vida é uma só”, acha bonito encher a casa de gente todo final de semana, gastando com carne e cervejinha. Quando chega a conta do cartão de crédito, paga o mínimo porque estourou de novo o orçamento.

Já o rico pega o dinheiro do churrasco e da cerveja e aplica. Vai à evento social, sim. Lá ele não gasta nada e ainda como de graça. Ele sabe que cada real que guardar vai lhe proporcionar um futuro sem dor de cabeça. Já o pobre, não sabe se terá como comer, ou aonde cair morto.

Não estou falando para não se reunir com amigos e família. Absolutamente. Mas se o motivo é se encontrar porque se amam, estoura uma pipoca e joga conversa fora. E aproveita e conta para eles, como quem não quer nada, as mudanças que precisam fazer em suas vidas financeiras.

 

Trabalhe duro mas poupe seu dinheiro

As pessoas que pensam pequeno dão duro, gastam  tudo e precisam trabalhar muito para sempre.

Quem é rico trabalha duro, poupa e investe o dinheiro, para nunca mais ter que trabalhar.

Mude o seu modelo mental, ou sua vida nunca irá mudar.

6fd2fb765473347f231f463663276b020b0ebd8c4b99527c79pimgpsh_fullsize_distr

Exercícios de hoje

  • escolha uma área de investimento para se especializar e comece a investir nela.
  • Anote 3 estratégias para obter dinheiro sem trabalhar.
  • Compre imóveis e espere valorizar.

Vá aprender a investir. Há cursos de graça pela internet. Não tem desculpa.

Pense em três estratégias que podem render dinheiro sem você trabalhar. Marketing multinível, por exemplo, é uma opção interessante.

dinheiro-6

Óbvio que, para comprar imóveis, talvez você tenha que guardar seu dinheiro. Nada é da noite para o dia. Mas foque nisto, e tenho certeza que logo terá um belo patrimônio.

Pense grande. Se você ainda não tem condições, vá experimentar a Riqueza. Faça o test drive que sugeri nas primeiras aulas, para começar a sentir que você pode ter aquilo na tua vida. Vá ver casas, para saber que pode ter várias delas.

 

Frases do dia

O meu dinheiro trabalha para mim e se multiplica.

Eu tenho uma MENTE MILIONÁRIA!

Repita estas frases em voz alta, por pelo menos três vezes. Falar é ensinar ao seu subconsciente o que você quer.

Agora assista ao vídeo sobre esta lição, para reforçar os ensinamentos.

Compartilhe este conteúdo para ajudar a outras pessoas. Se quiser acelerar seu crescimento, ficarei muito feliz de ter você em meus cursos. E assine a newsletter clicando no botão abaixo, para receber mais artigos relevantes como este. Até a próxima lição!

 bt_receber

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.