Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Patrimônio e escolhas: lições 12 e 13 da mente milionária

Vamos continuar neste artigo o estudo sobre o livro A Mente Milionária, de T. Harv Eker. Hoje estudaremos as verdades 12 e 13 do livro, que explica como a mente milionária entende a distribuição de riqueza, e também como aumentar seu patrimônio líquido. Mesmo quem já estudou o livro sozinho, se ainda não alcançou sua independência financeira, deve estudar e aplicar tudo o que estudamos aqui.

patrimonio-2

Se você torce o nariz quando escutar falar em tornar-se milionário, pare agora. Isto é uma crença limitante, que está impedindo você de prosperar. Você pode falar: “Ah, mas estou bem assim!”

Pode estar bem, mas você consegue ajudar muita gente? Quando a gente é classe média, a vida está bem, mas você não tem condições financeiras de ajudar as pessoas, instituições etc como gostaria. Quem é próspero espalha prosperidade, pense nisso.

Eu sei disso porque meus alunos tem conseguido deslanchar em suas carreiras, na vida financeira e em todas as áreas. Eles aprendem a entrar na sintonia certa, da prosperidade e da gratidão, e se mantém conectados devido ao grupo secreto de cada curso. Lá dentro os alunos se apoiam, contam suas conquistas e tem todo o meu apoio e de minha equipe.

 

Relembrando

Sempre é bom relembrar algumas lições básicas da aula um:

não se coloque no papel de vítima – não reclame, não dê justificativas, não culpe os outros ou outras situações.

– repita diariamente: “eu construí a vida que tenho hoje!”

– tua frase de cabeceira: “Eu tenho uma mente milionária”

6fd2fb765473347f231f463663276b020b0ebd8c4b99527c79pimgpsh_fullsize_distr

Vamos agora para as duas lições de hoje.

 

 

Verdade número 12:

Pessoas ricas pensam: “posso ter as duas coisas.”

Pessoas de Mentalidade Pobre pensam: “posso ter uma coisa ou outra.”

 

Estamos falando de qualquer “duas coisas”. Seja um bem material, carreira, viagem… tudo é questão de programação mental. Você fica no “ou…ou” e se limita a vida inteira, privando-se de alcançar ou seu potencial. Ou pode usar o “e também…” somando possibilidades e oportunidades.

Uma pergunta que sempre vem à cabeça durante esta lição:

Você quer dinheiro ou felicidade?

Esta pergunta aparece porque você escutou uma vida inteira:

-dinheiro não compra felicidade.

-Não dá para se ter tudo na vida.

-Ninguém pode ser rico e feliz.

Mas eu quero te apresentar outra possibilidade: que tal os dois? Dinheiro e felicidade podem caminhar juntos sim. Veja a frase de Eker, sobre como cada tipo de pessoa entende isso.

“As pessoas ricas acreditam que se pode comer o bolo e ter o bolo.

As pessoas de classe média creem que o bolo é doce demais, por isso só devem comer um pedacinho.

As pessoas de mentalidade pobre, por acreditarem que não merecem bolo, pedem uma rosquinha, se concentram no furo e se perguntam porque elas não tem nada.”

patrimonio-4

Vamos entender isto. As pessoas ricas entendem que podem ter o bolo, comer dele, guardar para depois, dar pedaços do bolo para outras pessoas. As de classe média acham que só merecem um pedaço do bolo, porque não entendem que podem alegrar outras pessoas se distribuir as fatias. Elas acham que o bolo todo é muito, e se contentam com a fatia que lhes cabe…

Já as de mentalidade pobre não acham que merecem nem o bolo. Já pedem para o universo uma rosquinha. E com a rosquinha na mão, ao invés de agradecerem pela rosquinha, reclamam do furo no meio, porque não tem nada!

 

Riqueza distribui riqueza

Quanto mais rico é um indivíduo, mais dinheiro ele pode colocar em circulação, permitindo que outras pessoas tenham mais dinheiro para trocar por mais valor.

Ou seja, quanto mais dinheiro você tiver, mais gente você vai ajudar.

Acreditar que o dinheiro tem o poder de torná-lo bom ou mau é uma consequência do modo de pensar “ou uma coisa, ou outra”.

O dinheiro só vai acentuar aquilo que a pessoa já é.

Seja um exemplo para o mundo, mostrando que é possível ser bondoso, generoso, afetuoso e rico ao mesmo tempo.

Esta frase é muito poderosa. Vamos quebrar essas ideias antiquadas e engessadas? Isto é transformador.

 

Exercícios de hoje da aula 12

  • Sempre que se encontrar frente a duas alternativas, pergunte-se: como posso ter as duas coisas?
  • Sempre que você gastar dinheiro, diga: “este dinheiro passará por centenas de indivíduos e criará valor para todos.”

Ou seja, mande para o Universo a mensagem que você quer as duas coisas. Não precisamos escolher, podemos ter os dois. Esta é a diferença entre a mentalidade da escassez ou da abundância.

banner_a-gratidao-transforma-1

 

 

Frases do dia, aula 12

Eu sempre penso: “posso ter as duas coisas.”

Eu tenho uma MENTE MILIONÁRIA!

Portanto, a mensagem desta aula 12 é: você pode conectar-se com a abundância, sem ter que escolher entre riqueza ou felicidade. Vamos agora para a lição 13.

 

patrimonio-1

Verdade número 13

Pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido.

Pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.

Rendimento mensal é o salário ou o quanto você fatura todo mês, no caso de quem tem seu próprio negócio ou é autônomo. Mas mesmo quem tem seu próprio negócio precisa pensar além do faturamento mensal.

Temos que pensar de maneira grande, englobando tudo o que você tem. Veja a definição de Eker:

Patrimônio líquido é o valor de tudo o eu uma pessoa tem: dinheiro + ações +títulos +imóveis + o seu negócio atual+ a sua casa – tudo o que você deve.

Some tudo o que tem e subtraia o que você deve. Como a gente sabe que está enriquecendo?

– quando seu patrimônio líquido é positivo.

– quando este patrimônio líquido aumenta a cada ano.

Ou seja, seu patrimônio líquido de 2016 tem que ser menor do que o de 2017. O que interessa não é o seu rendimento, mas o que você guarda mensalmente para constituir o patrimônio líquido.

 

 

patrimonio-3

Origens do patrimônio líquido

Segundo Eker, existem quatro fatores determinantes do Patrimônio Líquido:

  • Rendimentos: é com ele que enchemos nosso funil financeiro.
  • Poupança: se ganhar e gastar tudo, não fará fortuna.
  • Investimentos: é o dinheiro trabalhando para você.
  • Simplificação: viva bem com menos.

Rendimento pode ser teu salário, a renda de aluguel que você recebe,  uma pensão, um seguro de vida, ou do seu negócio. Estes rendimentos são importantes porque com eles você consegue pagar suas contas. E é a partir destes rendimentos que se começa a guardar para o patrimônio líquido aumentar.

Porém estes rendimentos só vão conseguir constituir seu patrimônio líquido se você conseguir guardar pelo menos 10% de seu rendimento mensal, mensalmente. Se não está sobrando dinheiro neste momento, pense em novas fontes de renda, que podem gerar condições de você guardar uma quantia mensal.

Começando a receber esta renda a mais, você terá que poupar os 10% do dinheiro. De início pode guardar até em casa, mas tem que saber que este dinheiro não pode ser usado. Quando juntar um bom montante, você colocará este dinheiro num investimento que fará seu dinheiro render.

Investimentos são necessários para que seu dinheiro comece a crescer. Ele começa a trabalhar para você. CDI, CDB, são boas opções, pois rendem acima da inflação.

6fd2fb765473347f231f463663276b020b0ebd8c4b99527c79pimgpsh_fullsize_distr

E o que é simplificar a vida? Se você está ganhando mais, não significa que precisa aumentar seus gastos e “torrar” todo o dinheiro. Você pode aumentar seus rendimentos e continuar vivendo a sua vida normalmente.

Aproveite para mapear o que você gasta com supérfluos: vive comprando roupa, sapato, roupa de cama, trocando móvel de casa, quando tudo ainda está bem para ser usado? Come fora todo dia, fuma? Se diminuir alguns gastos, você já verá a diferença.

 

Entenda um pouco mais o simplificar a vida

Diminuir gastos para aumentar os rendimentos. É isto o que você tem que pensar. Quanto custa um maço de cigarro, a cerveja, o refrigerante ou o café diário? Multiplique por 30 e verá a diferença.

De que adianta você ter dez jogos de lençol, cinquenta camisetas ou pares de sapato, se a fatura do cartão vem lá nas alturas, e você nunca consegue guardar um centavo? Você não é uma centopeia, nem tem um hotel ou abriga um time de futebol, salvo raras exceções.

“Ah, Marcia! Mas então eu vou ter que me privar de tudo? A vida é uma só! Só existe o presente, e se eu morrer amanhã?”

Deixa eu te explicar: você não precisa cortar tudo e viver à luz de velas. Não é para se tornar avarento! Mas pode seguir o meio termo: um sapato ficou velho, aí compra o outro. A moda deste ano é listra, compra uma peça da estação, não a loja toda. Teus móveis ainda estão bons, para que trocar?

Agora você põe teu dinheiro para poupar, depois para render. Daqui a três ou quatro anos, se você fizer tudo direito, este dinheiro começará a te trazer rendimentos sem você ter que trabalhar para isto.

patrimonio-5

Esta é a renda passiva. Quando um rico compra seu carro novo, ele não tira do seu rendimento mensal. Ele tira de sua renda passiva. Ou seja, aprenda a poupar hoje, e daqui há algum tempo poderá ter sua casa, móveis novos. E verá que pode ser rico e viver de forma simples.

 

Exercícios da aula 13

  • Aumente seus rendimentos, engorde sua poupança, eleve o retorno dos investimentos, simplifique a vida para diminuir gastos.
  • Crie um extrato de seu patrimônio líquido (o que tem – o que deve) e atualize trimestralmente.
  • Contrate um consultor financeiro para te orientar.

 

Seu desafio hoje é anotar ideias de como irá aumentar seus rendimentos. Em seguida, definir o quanto você irá guardar mensalmente. Pesquise no google formas de fazer investimentos. E anote também o que você pode diminuir nos seus gastos habituais.

Faça um levantamento de tudo o que tem hoje e anote num papel. A cada três meses, faça o levantamento do teu patrimônio líquido, pro um ano.

Para que serve um consultor financeiro? Para te ensinar como lidar om seu dinheiro. Há profissionais que te orientam com uma só sessão e outros com uma série de sessões.

 

Frases do dia, lição 13

Estou concentrado na construção do meu patrimônio líquido.

Eu tenho uma MENTE MILIONÁRIA!

Sei que hoje eu devo ter mexido em muitos de seus sabotadores. Alguns vão pensar que não tem patrimônio líquido; outros, que não tem como guardar dinheiro; outro que tem dívida. E todos que são uns coitados por estas e outras razões, que não tem jeito mesmo.

Pode parar, combinado? Já sabemos que ninguém é vítima, a não ser que escolha. Que cada um constrói o seu futuro, como até hoje veio construindo. Se você fez tudo errado, ou meio errado até o momento, está na hora de consertar. Tome fôlego, leia de novo as lições e mãos à obra! Não é deixando de ver que os problemas desaparecem. Enfrente, reaja, trabalhe diferente para ter resultados diferentes!

Assista agora o meu vídeo sobre o que aprendemos hoje.

Tenho certeza que você estará aqui para a próxima aula! Para não perder os próximos artigos, clique no botão abaixo para receber as notificações assim que forem publicados. Compartilhe com os amigos, ok? Vamos multiplicar as mentes milionárias por este Brasil!

bt_receber

 

E se quiser receber meus conteúdos exclusivos em primeira mão, envie seu nome e sobrenome para o meu whatsapp: whatsapp48-99135-1146.

 

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top