crise de ansiedade
Crise de ansiedade? Aprenda a controlar o pânico
21/03/2017
autocontrole
Mantenha o autocontrole: Oitava Lição do Mestre Yoda
23/03/2017
propósito de vida

Você sabe qual o seu propósito de vida? Hoje eu vou falar sobre algo que pode mudar a sua jornada até aqui drasticamente. Parece que estou sendo dramática, mas com a quantidade de pessoas que me mandam mensagens todos os dias dizendo o quanto estão infelizes em suas profissões e trabalhos, não é pouca.

propósito de vida

Muitos dizem por aí que ter estabilidade de vida e um salário que pague bem é o suficiente para que a gente tenha qualidade de vida. Você concorda com isso? Acredita verdadeiramente, do fundo do seu coração, que um trabalho qualquer que pague as suas contas é o suficiente para que você seja feliz e cumpra seu propósito na terra?Você acha que já encontrou o seu propósito de vida?

Ou muito pelo contrário, agora que te fiz esse questionamento você está pensando sobre seus propósitos, sonhos e coisas que deixou para traz a fim de cumprir uma jornada de trabalho porque foi isso que te ensinaram? Assim como todas as pessoas que me pedem ajuda dia após dia, sente que falta algo a mais no campo profissional e que tem várias correntes que estão te prendendo por todos os lados?

Bem, se a resposta é sim, leia essa historinha que eu quero te ajudar a mudar isso:

 

Três pedreiros preparavam tijolos para serem utilizados em uma construção. E aí,  um homem que passava chegou até o primeiro e perguntou:

– O que você está fazendo aqui?

– Assentando Tijolos… – respondeu secamente, com um olhar de poucos amigos e com a paciência no limite.

Dirigindo-se ao segundo pedreiro, o homem perguntou a mesma coisa.

– Estou garantindo o ganha pão, o sustendo da minha família… – respondeu meio que se arrastando, louco para que o expediente terminasse logo.

Então, chegando ao terceiro pedreiro, o passante fez a mesma pergunta:

– O que está fazendo, meu amigo?

O trabalhador deu um largo sorriso e respondeu:

– Estou construindo uma grande catedral!

propósito de vida

Deu para notar a diferença? Todos eles trabalhavam na mesma obra e com o mesmo objetivo, no entanto cada um dava um sentindo diferente a construção. O terceiro reconhecia a importância do seu esforço, ele sabia que sem a dedicação dele aquela obra demoraria muito para ficar pronta. Enquanto isso, os outros dois achavam a atividade banal, estavam ali apenas pelo salário contado no final do mês.

Você pode me dizer que trabalhar é quase que uma obrigação, afinal se a gente deseja ter casa, comida, roupa e uma família, temos que ter um ofício para sustentar tudo isso. Mas, quero que você veja nesse conto algo fundamental: a importância de ser feliz no que faz. O valor que damos ao nosso trabalho pode te levar a um patamar diferenciado.

É saber o seu objetivo aqui. O seu propósito de vida e o legado que você deseja deixar no mundo e na vida de cada pessoa a sua volta.  É encontrar sentido naquilo que faz, e não fazer apenas porque disseram que é preciso.  Sem contar que quando amamos o que fazemos o resultado é um trabalho bem feito, feito no capricho, o que te trará ainda mais reconhecimento.

 

A estabilidade financeira é a garantia de felicidade? 

propósito de vida

A maioria das pessoas trabalha de segunda a sexta-feira, oito horas por dia, 40 horas por semana. Sem contar os extras, e todos os que trabalham de segunda a segunda. Há pessoas que não descansam. Em busca de uma vida melhor, trabalha sem parar porque acredita que se tiver um salário maior poderá comprar tudo que precisa para ser feliz.

Hoje em dia, muitos jovens creem que precisam de estabilidade e sonham com a aprovação em um concurso público. Eles foram criados com essa mentalidade porque em uma geração antes deles, os pais e avós sofreram para conquistar uma boa casa e dinheiro.  Não importa se eles não atuem nem ao menos na área que se formaram, desejam apenas ver o saldo bancário chegar perto dos cinco dígitos. E isso é possível, mas também é possível alcançar a felicidade através do trabalho, se vê-lo como uma obrigação.

Eu sei como é, afinal, já fui concursada. Mas larguei meu trabalho na Caixa Econômica Federal há muitos anos, renunciando ao salário certo no final do mês em busca de realizar o meu sonho: transformar vidas.

Eu não estou dizendo que isso está errado. Estou dizendo que isso precisa ser repensando, porque se o objetivo da nossa vida fosse apenas existir para trabalhar em qualquer ofício, eu não veria tantas pessoas perdidas em busca de um propósito.

Chega de ser feliz apenas aos finais de semana

propósito de vida

É possível sim ser feliz naquilo que você já faz. Seja como empregada, advogado, costureira, pedreiro, marceneiro, médico, tosador, jardineiro, não importa. Afinal, é no trabalho que você passa a maior parte da sua vida. É lá, naquele local, que você fica mais tempo do que convivendo com sua família e amigos. Será que o justo, no mínimo, não é se sentir realizado com o seu ofício?

Como você viu no conto, todos os três pedreiros estavam trabalhando na mesma obra, fazendo a mesma coisa, ganhando o mesmo salário, mas ao mesmo tempo, cada um deles via e empregava um propósito diferenciado.

Isso vale pra você também e está completamente relacionado com a sua forma de pensar e agir.

Está na hora de parar de chorar aos domingos por ter que trabalhar na segunda. Ou de começar a semana implorando para que sexta-feira chegue logo. Chegou a hora de você deixar de ser feliz apenas aos finais de semana. Você merece acordar de bom humor e pensar em como se sente realizado pelo tempo que direciona para o seu trabalho.

E como se faz isso Márcia?

Encontrando o seu propósito de vida

propósito de vida

Você tinha um sonho de ser professora mas deixou de lado porque te disseram que o salário era ruim e o dia a dia puxado demais? Você tinha o sonho de ser médico, no entanto, pelo curso ser muito caro ou disputado demais, resolveu fazer outra coisa da vida? Seu sonho sempre foi ser secretária, mas por um motivo ou outro você fez uma faculdade que não tem nenhuma semelhança com essa profissão?

Se a resposta for sim, eu vou te entender. Muitas vezes, a gente vai deixando sonhos de uma vida para trás devido as dificuldades diárias. Falta de apoio, oportunidades, ou até preguiça e medo de encarar um desafio.

A maioria das pessoas vai vivendo dessa forma e quando chegam e determinadas idades olham para trás com tristeza. Sentem um vazio que nenhum dinheiro no mundo foi capaz de preencher.

Só se vive uma vez. E só temos o hoje e o amanhã para mudarmos a nossa história. O curso de vida que você traçou até aqui não precisa ser o mesmo que o de amanhã. Ainda há tempo de mudar o caminho e se aventurar por lugares desconhecidos mas que sempre estiveram no seu coração.

Você pode ser feliz no seu trabalho. Só é preciso enxergar nele o que pode ser feito diferente para que aí sim, a realização completa bata na sua porta. Tudo depende do sentido que você dá para ele.

Como ser coach palestrante foi a descoberta de um propósito de vida

propósito de vida

Eu já contei aqui no site como me sinto feliz, mas feliz mesmo, na minha área de atuação. Trabalho sem parar, mas simplesmente porque eu sou apaixonada pela minha carreira e por tudo que já conquistei. Tenho orgulho do que faço e sei reconhecer todo meu esforço e dedicação. Eu eu encontrei o meu propósito de vida.

Ser coach palestrante me proporciona tempo para ficar ao lado da minha família, afinal eu posso trabalhar de casa. Me proporciona tempo para viajar, porque eu também posso trabalhar de onde quiser. Ajudo centenas de pessoas e se autoconhecerem e ainda sou muito bem remunerada pelo que faço.

E sabe o que é mais bacana nisso? É que apesar de ter conquistado meu sonho eu não estagnei. Dia após dia, de hora em hora, surgem novas metas, sonhos e objetivos que quero realizar. E querer, é poder! Nesse ponto sou incansável.

Já pensou em ser coach palestrante e realizar o seu propósito de vida?

propósito de vida

Se você também sonhou ou sonha em seguir essa carreira, saiba que minha formação do coach palestrante já começou. A primeira turma fechou em mais de 200 alunos, está sendo um sucesso. Se você perdeu essa oportunidade, seja o motivo que for, mas quer ser meu aluno na próxima turma que abrir, peço que acesse esse link:   http://coachpalestrante.com.br/ , preencha os campos corretamente e aguarde na lista de espera.

Dê essa chance a si mesmo de mudar de vida e ser feliz de verdade, fazendo o que ama!

Termino nossa conversa de hoje com uma frase que me acompanha nesses meus quase 25 anos de carreira:

“Herança é o que a gente deixa para os outros. Legado é o que você faz nos outros.”

E aí, qual legado você que deixar no mundo?

Quer saber mais sobre propósito de vida? Clica no vídeo que eu vou te falar mais sobre isso:

Curtiu o conteúdo de hoje? Então deixe um comentário para a gente saber a sua opinião e compartilhe com seus amigos. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo.

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 9982-16669

 

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.