[24ª Lição]  A Melhor maneira de aprender é fazendo
24/08/2017
Estresse Emocional: Conheça os Sintomas e Tratamentos
29/08/2017

Os 10 principais sintomas de ansiedade que merecem a sua atenção  

A ansiedade, quando mal administrada, pode prejudicar a sua saúde física e mental. Quer saber se você tem lidado bem com as aflições diárias? Então hoje, você vai aprender quais são os 10 principais sintomas de ansiedade e como tratá-los.

banner_a gratidao transforma

 

Você sente as suas mãos suarem e seu coração bater mais rápido sempre que precisa tratar de um assunto importante? Marca compromissos e desiste de última hora por medo de encarar novos ambientes e pessoas? Ou você é do tipo que finge uma cólica ou dor de barriga só para evitar desafios? Se a resposta for sim para qualquer uma dessas questões, não se preocupe. Pode ter certeza que você não está sozinha nesse barco.

 

A ansiedade nada mais é do uma preocupação mental que se manifesta fisicamente através das suas atitudes.

Por exemplo: você vai dirigir. Pega as chaves do carro, abre a porta, ajusta o banco e o volante para que toda a aparelhagem fique mais confortável e aí dá partida na ignição. Para muitos, isso é rotineiro. Tem gente que dirige no piloto automático e então nem processa mais essas ações. Mas para muitos, olhar para o carro já o motivo o suficiente para sair correndo.  Se você se sente dessa forma não só com relação ao volante, mas também em outras áreas da sua vida, então veja quais sintomas de ansiedade listados abaixo fazem parte do seu cotidiano.

 

Os 10 principais sintomas de ansiedade são:

  1. Batimento cardíaco acelerado Parece que o coração vai rasgar e sair pulando do seu peito.
  2. Dificuldade de concentração –  A mente vagueia até na mosca que pousou na janela, menos na atividade que requer sua total atenção.
  3. Preocupação frequente –  Você nunca consegue relaxar. Sai de casa, vai trabalhar, vai pra academia, decide fazer uma janta, e em todas essas situações, aquela preocupaçãozinha infernal está ali presente em meios aos seus pensamentos.
  4. Inquietação  Assim como a preocupação, a aquietação também se manifesta em diversas situações diferente, sendo a mesma desencadeada pelo mesmo problema.
  5. Tensão muscular – Vish.. sabe aquela dor nas costas? Parece que seu corpo está todo duro e cheio de nós. Isso é apenas o reflexo do estresse que você vem sentido nos últimos dias, quem sabe meses ou anos. Assim como no ponto 3, você nunca consegue relaxar de verdade.  
  6. Irritabilidade – Perder a paciência com facilidade virou rotina para você. Parece que todo mundo quer te irritar propositalmente, mas na verdade, é você que está com raiva de tudo e todos.
  7. Medo de situações irreais – É como o exemplo que eu citei acima. Você pega as chaves do carro e já imagina a cena de um acidente. São situações perturbadoras criadas pela sua mente para que você tenha medo de agir, e assim, evitar POSSÍVEIS danos a sua vida.banner_a gratidao transforma
  8. Espasmos musculares –  Já sentiu aquelas contrações que ocorrem nas pálpebras? Ou uma dor HORROROSA na ‘batata da perna’? Esses são apenas alguns exemplos de fenômenos neurológicos que afetam os músculos do seu corpo. Geralmente desencadeados por estresse.
  9. Problemas estomacais –  Segundo um artigo publicado em um jornal de gastroenterologia, pessoas que sofrem com ansiedade relatam que sofrem com sintomas gastrointestinais. Essas queixas geralmente estão relacionadas com a combinação do estilo de vida do indivíduo e com fatores comportamentais, como hábitos cultivados ao longo da vida, sono, e níveis de ansiedade e estresse.
  10. Roer unhas – parece simples, mas roer as unhas é uma das manifestações mais automáticas do corpo quando você está passando por algo que lhe causa grande aflição. Tem pessoas que chegam a arrancar até a pele em volta das unhas.

Leia mais: Após 32 anos, aluna do curso Fluxo Total vence vício de roer unhas  

 

Os sintomas de ansiedade são como um bicho…

sintomas de ansiedade - marcia luz

.. que surge em etapas. Têm dias que você acorda e se sente bem, feliz, despreocupado. Em outros, ao abrir os olhos, a ansiedade está sentada bem em cima do seu corpo. Você se sente para baixo, deprimido, insuficiente e incapaz.

Para as pessoas que não sabem como contorna-la, ela pode ser paralisante. O corpo pode se mexer, fazer as coisas já esperadas pela rotina. Só que a mente está navegando cada vez mais fundo em uma onda de ideias aterrorizantes.

Você pode até desabafar com seus familiares e melhores amigos, e por mais que saiba, não consegue evitar de se preocupar o sentir medo.

 

Como tratar os principais sintomas de ansiedade?

 

O que você pensa é refletido diretamente no seu modo de levar a vida. A ansiedade excessiva mostra apenas que a sua cabeça está à espera de retorno mais negativos do que positivos. A boa notícia é que esse hábito faz parte do seu processamento mental e assim ele pode ser superado. Como? É preciso aprender a treinar a sua mente de maneira que você controle os seus pensamentos para que veja as situações sob outras perspectivas.

Passo 1 – Mentalize coisas boas

Parece fácil falando, só que grande parte das pessoas tendem a pensar em situações negativas o tempo todo, e dessa forma, alimentam o bichinho da ansiedade sem perceber. O primeiro passo para tratar os sintomas de ansiedade é: desenvolver a capacidade de ver o lado bom da vida cultivando a GRATIDÃO.

 Observe seus problemas e tente extrair o lado bom de cada um deles.

Eu também vivo conflitos diários, mas aprendi que se quero ter uma vida feliz não posso me afundar junto com cada preocupação que vier. Entendi que as dificuldades são necessárias, e que elas nos fazem valorizar mais o que temos. Compreendi também que não sou dona do tempo, não posso controlar as pessoas e as situações. Eu vivo em fluxo com o universo e um dia de cada vez.

Tratar a ansiedade vai muito além de tomar algum medicamento e fazer terapia. Controlá-la é algo que começa dentro da sua própria cabeça de forma muito mais preventiva.  Você precisa aprender a dar um chega pra lá nesses pensamentos ruins que surgem inesperadamente. Não deixe que a ansiedade o domine. Lute pelo poder de controlar a sua própria vida

E se você conhece alguém que sofre com esse transtorno, aprenda a ser mais paciente e seja empático. Coloque-se no lugar dessa pessoa. Pode ter certeza que o sofrimento dela é tão real quanto você imagina que seja.

Permita que ela fale sobre o que sente e se permita entender esses sentimentos. Quando alguém não se sente sozinho é muito mais fácil enfrentar pequenos obstáculos.

sintomas de ansiedade

Agora que você aprendeu qual é o primeiro passo para tratar os 10 principais sintomas de ansiedade, está na hora de conhecer o segundo.

 

 

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos? Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp:  48 99944-8609

 

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.