presente
Surpreenda alguém com um presente – 15º Desafio
15/05/2017
mensagem-marcia-luz
Envie uma mensagem para alguém que você não fala há muito tempo
16/05/2017

Descubra quais são os 10 principais sintomas de ansiedade no artigo abaixo:

sintomas de ansiedade

A maioria das pessoas que dizem sofrer com os sintomas de ansiedade são bastante incompreendidas. Afinal, esse transtorno tão complexo não é visível fisicamente, a não ser pelos seus sinais que muitas vezes podem ser confundidos com outros problemas.

A verdade é que esse pânico é desencadeado em seu interior. Na mente de uma pessoa ansiosa, as pernas e os brações estão trêmulos, o coração está pulsando tão rápido que parece que todos podem ouvir, a visão parece turva e o rosto parece ficar pálido feito papel.

Entretanto, aparentemente ao se olhar no espelho e abrir um largo sorriso forçado, tudo está perfeitamente normal, nem parece que há um caos instalado dentro do corpo.

sintomas

E essa é justamente a questão. Quem não tem nenhum problema com excesso de ansiedade, transtorno, ou crise, não consegue compreender uma pessoa que enfrenta essa tensão diária. E por isso é tão difícil entender, já que os sintomas de ansiedade não são notáveis assim.

Por aqui, eu já citei várias vezes o comportamento de um ansioso, suas manias e sentimentos. Toda as vezes que publico uma nova postagem sobre esse tema recebo uma enxurrada de comentários e depoimentos de pessoas que sofrem com vários sintomas de ansiedade.

Na maioria dos casos, as pessoas possuem medo do que pode acontecer em suas vidas. Receio de serem mal vistas pelos outros, de não corresponderem as expectativas, de serem o alvo de humilhações e comparações.

sintomas de ansiedade

A ansiedade é sinônimo de quem quer estar no controle de tudo…

…esquecendo que nessa vida não temos controle sobre absolutamente nada.

Acredito que os ataques comecem justamente pela mente. São os pensamentos distorcido que nos fazem enxergar as situações e as pessoas por um ângulo irreal. Você cria uma cena de novela mexicana dentro do nosso cérebro, usando dos artifícios mais inimagináveis. Querendo ser o centro das atenções do motivo das piadas dos outros, sendo que na maioria das vezes, essas pessoas nem ao menos estão reparando em você.

Sabe quando temos a impressão que fulano está olhando e rindo de nós, ou reprovando a forma como nos comportamos ou vestimos? Já pensou que talvez isso seja algo criado pela nossa própria cabeça?

Uma mentira a qual você se apegou, e por isso, te desperta essa ansiedade em querer agradar o tempo todo, ou ser alguém diferente de quem você já é.

sintomas

Os sintomas de ansiedade são como um bicho..

.. que aparece em ondas. Há dias que você acorda e se sente bem, feliz, despreocupado, super de bem com a vida. Em outros, ao abrir os olhos, ela está sentada bem em cima do seu corpo. Você se sente para baixo, deprimido, insuficiente e incapaz.

Para as pessoas que não sabem como contorna-la, ela pode ser paralisante. O corpo pode se mexer, fazer as coisas já esperadas pela rotina. Só que a mente está navegando cada vez mais fundo em uma onda de ideias e preocupações. Você não sabe para onde vai, e por mais que doa não sente vontade de sair.

A pior parte disso é que eu posso vir aqui te dizer palavras de carinho e conforto. Você pode desabafar com seus familiares e melhores amigos, só que por mais que entenda que não precisa sofrer por coisas que ainda nem ao menos aconteceram. Mas a única pessoa que conseguirá sair desse limbo é você mesmo.

Mentalize coisas boas

sintomas de ansiedade

Parece fácil falando. No entanto, grande parte das pessoas tendem a pensar em situações negativas o tempo todo, e dessa forma, alimentando esse bichinho que há dentro de você.

Desenvolva a capacidade de ver o lado bom da vida. Olhe para os seus problemas e extraia o lado bom de cada um deles. Eu também vivo conflitos diários, mas aprendi que se quero ter uma vida feliz não posso me afundar junto com eles. Entendi que as dificuldades são necessárias, e que elas nos fazem valorizar mais o que temos. Compreendi também que não sou dona do tempo, não posso controlar as pessoas e as situações. Eu vivo em fluxo com o universo e um dia de cada vez.

Não permita que ela instale o pânico no seu coração. Escolha ser feliz.

Abaixo, eu separei uma lista com os 10 principais sintomas de ansiedade. Nela, estão sensações que ocorrem tanto na parte psicológica, quanto na parte sensorial do seu corpo. Confira só:

sintomas

  1. Batimento cardíaco acelerado
  2. Dificuldade de concentração
  3. Preocupação frequente
  4. Inquietação, facilmente assustável
  5. Tensão muscular
  6. Irritabilidade
  7. Nervosismo
  8. Medo de situações irreais
  9. Espasmos musculares
  10. Problemas estomacais

E então, você acha que possui alguma desses sintomas de ansiedade?

Quero que saiba que tratar a ansiedade vai muito além de tomar algum medicamento e fazer terapia. Controlá-la é algo que começa dentro da sua própria cabeça de forma muito mais preventiva.  Você precisa aprender a dar um chega pra lá nesses pensamentos negativos que surgem inesperadamente.

sintomas

Pratique mais atividades físicas, coma melhor, durma melhor, respeito o seu organismo e as suas limitações.

Não deixe que ela o domine. Lute pelo poder de controlar a sua própria vida

Agora, se você conhece alguém que sofre com esse transtorno, aprenda a ser mais paciente e seja empático. Se coloque no lugar de dessa pessoa. Pode ter certeza que o sofrimento dela é tão real quanto você acha que é de fato.

Permita que ela fale sobre o que sente e se permita entender esses sentimentos. Quando alguém não se sente sozinho é muito mais fácil enfrentar pequenos obstáculos.

Se  você curtiu o desafio de hoje deixe o seu comentário para sabermos a sua opinião. Não esqueça de compartilhar com seus amigos. Se desejar receber mais artigos como este, clique no botão abaixo.

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99944-8609

Marcia Luz
Marcia Luz
Psicóloga, pos-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestal-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Professora de Pós-graduação e palestrante. Autora dos livros: Lições Que a Vida ensina e a Arte encena, Outras Lições Que a Vida Ensina e a Arte encena , Construindo um Futuro de Sucesso e O Best Seller Agora é Pra Valer. Coach Executiva e Pessoal formada pelo ICI ( Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF ( International Coaching afederation). Sócia-Presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda. Idealizadora do CONADE - Congresso Nacinal de Autodesenvolvimento - Totalmente online, que reune os Gigantes do desenvolvimento humano no Brasil; Atingindo mais de 22.000 participantes em sua primeira versão (2014).

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário.