Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Telejornais e novelas: fábrica de neuroses e fobias em massa.

Hoje tenho uma conversa bem importante para ter com você sobre: telejornais e novelas.
telejornais-e-novelas 3

Não sei se você já se deu conta disso ou se até procura alertar outras pessoas, mas vivo afirmando que telejornais, novelas e várias outras coisas que a televisão nos oferece são uma verdadeira fábrica de neurose e fobia em massa.

Do que estou falando?

Pode ter certeza que por mais problemas que você tenha em sua vida, não passa nem perto dos desastres dos noticiários das 8 da noite, das 7 da manhã ou do meio dia, para citar os horários mais nobres, mas na verdade o que não falta é noticiário sensacionalista tem vários horários e em todos os canais. Se quiser ficar assistindo noticiário é só ir trocando de canal e poderá acompanhar o dia todo.

banner_a gratidao transforma

Não sei se você tem conhecimento disso, mas existe uma regra no jornalismo onde 80% das notícias que vão ao ar precisam ser trágicas. Isso ocorre porque elas dão mais audiência. E porque será que estas notícias chamam mais a atenção? Isso está correlacionado com nosso lado sombra. Todo ser humano, sem exceção, tem um lado podre, que se conecta com a tragédia ou porque gosta de ver o sangue alheio ou porque no fundo existe um certo alívio de saber que o infortúnio aconteceu com o outro e não comigo. Existe uma tendência muito forte do ser humano querer ver outro se dando mal, os problemas acontecendo, morte, destruição, suicídio, politicagem, roubo, assassinato, sequestro. O jornalista que faz a pauta e vê que 50% das notícias são positivas, precisa tratar de recheá-la de tragédias, pois elas dão mais ibope.

No entanto, o mundo não é o que está aparecendo na telinha da TV. Parece óbvio, mas muita gente considera sagrado o que vê na televisão. É o caso da minha mãe, por exemplo. Quando tento explicar algo diferente para ela, alguma coisa que ensino para minha audiência em meus treinamentos, ela responde: “Ah, mas na TV falou tal coisa” e se na TV falou tal coisa não tem quem tire da cabeça dela, que passa a ter certeza absoluta de que aquilo é verdade, e ai de mim se tentar convencê-la do contrário!

Aí quando tenho uma entrevista agendada com alguma emissora de TV peço para que ela me assista, pois, “dando na TV” meu ensinamento adquire outra relevância e aí sim consigo seu crédito. Acontece que não é só a minha mãe que faz isso; a TV é quase um altar na maioria das casas, e durante os programas preferidos dos membros da família não se pode conversar sob pena de ser repreendido da seguinte forma: “Quieto porque começou a novela. Quieto porque começou o noticiário.” e assim por diante.

telejornais e novelas

Assim como na TV a internet também é recheada de muito lixo, inclusive no Facebook, onde amigos ou pessoas que você segue adoram falar das tragédias do mundo, mostrando tudo de ruim que acontece sempre pelo pior ângulo, passando por politicagens, roubos, violências.

Mas você pode me dizer: “Marcia nós temos que nos manter informados, ler jornal, escutar rádio, ver no Facebook o que as pessoas estão postando, ou ficaremos alienados da realidade”. Algumas pessoas não começam o dia sem ver o telejornal, ligam a TV antes de tomar café, ou escovar os dentes, para saber o que está acontecendo no mundo.

Não é verdade que esta medida é essencial; se você buscar se informar das tragédias que estão ocorrendo no mundo, vai começar o dia vibrando naquela freqüência e é exatamente esse tipo de coisa que vai atrair para a sua vida.

Quando estou viajando e dando palestras pelo Brasil inteiro, vou tomar o café da manhã no hotel e é comum a TV estar ligada no noticiário. Se o restaurante ainda está vazio, sem mais nenhum hóspede, peço para o garçom desligar a televisão; agora se tem mais gente e está todo mundo hipnotizado e sem piscar escutando que hoje morreram tantos, que o assassino tal foi pego, procuro sentar o mais longe possível, mais distante que eu der conta, para não ouvir e me contaminar.

E você pode me perguntar novamente: “Marcia, mas você quer ficar alienada sem saber o que está acontecendo no mundo? Garanto a você que isso não ocorrerá, porque quando chego ao meu treinamento, nos primeiros dois minutos, se for uma notícia importante, antes da pessoa me dar bom dia já está contando o que viu no noticiário e vou ficar informada do mesmo jeito. A notícia realmente importante e relevante vai chegar para mim.

Lembra que “A vida dá mais do mesmo”, se ficar assistindo tragédia, vai acontecer mais tragédia na sua vida, se está vendo violência, mais violência, se está vendo corrupção, mais corrupção, então é isso que você quer atrair para a sua vida?

telejornais e novelas-

Desligue a televisão, e no lugar leia um livro, veja um filme na netflix ou pegue na locadora algo que você tenha o poder de escolher o conteúdo, que saiba em qual freqüência aquele filme vibra e se é o tipo de coisa que você quer para a sua história.

Cuidado, não vá atrás da grande massa, de todos os outros, não faça o que todo mundo faz.

“Mas Marcia, a novela é meu momento de relaxar, quando vejo a minha novela, mergulho no drama do ator e da atriz, esqueço dos meus problemas e vivo a vida deles. Como vou abrir mão disso? ”

E você já se perguntou quantos valores distorcidos uma novela passa? “Ah, mas não me deixo influenciar por isso.” Mentira, você não é imune às armadilhas dos meios de comunicação pois tudo é feito em linguagem subliminar para falar direto com o seu subconsciente, você nem sabe que está influenciando a sua vida e dos teus filhos que estão assistindo junto.

Que tipo de vida você quer ter? É aquele tipo de valor da novela das 9 que você quer trazer para a sua vida, aqueles comportamentos do bandido da novela, onde as coisas dão certo pra ele o tempo todo, mas no final ele se da mal, porém, por quanto tempo você alimentou o teu cérebro com a sacanagem e os maus exemplos?

Agora vamos falar de novo dos telejornais. Quando acontece uma catástrofe, como por exemplo enchente em algum lugar, ou um louco entra numa escola e mata não sei quantas crianças, isso vira documentário por horas na televisão e algumas pessoas ficam vendo aquilo e sabem cada detalhe, nome de cada criança que foi morta, o que aconteceu, o nome do bandido, quem era a mãe dele.telejornais e novelas 2

Você pode ajudar de alguma maneira no que aconteceu? Pode oferecer algum tipo de suporte para as famílias das crianças que foram assassinadas? Existe alguma conta aberta que está arrecadando donativos para ajudar aquelas pessoas que foram vítimas da enchente? Se sim, anote o número da conta, de que maneira você pode ajudar e é o suficiente que você precisa saber.

Depois disso desligue a televisão e pare de se contaminar. Eu juro para você que se ficar na frente da TV ouvindo os detalhes sórdidos trouxesse de volta à vida uma única criança ou diminuísse a dor da perda de seus pais, eu assistiria sem pestanejar, mas como isso não ocorrerá sinceramente não preciso alimentar meu lado sombra com os detalhes sórdidos. Ocupe esse seu tempo fazendo um trabalho voluntário numa entidade que precisa de sua ajuda.

Lembre-se, você é o que você assiste e se você não seleciona bem o que está acompanhando nos meios de comunicação, está construindo uma vida tão podre quanto os programas que deixa entrar em seu lar.

banner_a gratidao transforma

Escolha melhor a maneira como você utiliza o seu tempo e a sua vida vai dar um grande salto, eu te garanto.

Agora confira tudo isso no vídeo:

E se você gostou, compartilhe com os noveleiros e com os fanáticos por telejornal. Lembre-se de deixar seus comentários aqui abaixo e de se cadastrar no site para receber os próximos artigos.

botao-blog

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top