Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Trabalho em equipe: saiba como acelerar resultados

Você sabia que  o trabalho em equipe pode te ajudar a conquistar mais rápido seus objetivos? Antes, vou compartilhar uma historinha para exemplificar como isso pode ser possível.

 

Certa vez, em uma floresta, um grande incêndio começou como que de repente e os animais que viviam por lá entraram em pânico.  O leão urrava, os macacos pulavam de galho em galho e os coelhos saíram correndo em busca de um lugar seguro.

Os outros bichos, que ficaram para trás, decidiram se reunir e discutir qual seria o destino deles até notarem um passarinho que os sobrevoava.  Observaram que a ave ia até um córrego, pegava água em seu biquinho, molhava as penas e voltava até onde o fogo estava.

Entre inúmeras idas e vindas, um elefante, que participava da reunião, resolveu matar a curiosidade dele e dos outros bichos. Então, se aproximou do passarinho e disse:

– Passarinho, o que você está fazendo? Vem cá! Vamos pensar em um plano para nós sairmos correndo daqui.

A ave respondeu:

– Não posso! Eu preciso apagar este incêndio.

– Mas, passarinho – disse o elefante -, com esse seu biquinho super pequeno e com essas penas molhadas, você nunca conseguirá apagar esse incêndio.

E o passarinho respondeu:

– Talvez. Mas, eu estou fazendo o que eu dou conta de fazer.  Se cada um de vocês fizesse a sua parte e viesse me ajudar, o fogo poderia acabar mais rapidamente.

 

Trabalho em equipe torna a vida mais leve

 

 

Esse conto te diz alguma coisa? Eu não vou entrar na questão se o mais inteligente nessa situação seria escapar da floresta ou apagar o incêndio. A história é meramente ilustrativa.

Mas, o que nós realmente devemos refletir aqui é sobre a importância e o valor de enfrentar uma dificuldade com a ajuda de outras pessoas. Como fazer a nossa parte é um exemplo para que os outros façam a deles e juntos, os resultados sejam conquistados.

Pare um pouquinho, respire e pense: quantas vezes você já carregou um fardo sozinho? Quantas vezes você ficou com medo e achou que daria conta de resolver tudo? No entanto, a situação piorou e com ela veio o estresse, a angústia e o cansaço físico e mental não é mesmo?

Eu imagino que talvez isso já aconteceu ou esteja acontecendo na sua vida. É perfeitamente normal. Mas, o que eu quero te dizer é que todos os problemas e dificuldades podem ser resolvidos de uma maneira mais simples, sem todo esse drama e sofrimento.

Sozinhos, muitas vezes, nós não conseguimos lidar com um determinado tipo de obstáculo.

Nessas horas, eu imagino uma pessoa tentando mover uma rocha gigantesca e pesada. Agora, visualize como seria se aparecesse outra pessoa, e mais outra, e mais outra e de repente há váaarias outras. A rocha torna-se imediatamente mais leve e surpreendente mais fácil de carregar. Isso, porque o peso dela foi distribuindo exatamente igual para todos os envolvidos. E assim, juntos, conseguiram movê-la sem dificuldades.

Quando aprendemos a trabalhar em conjunto, e quando cada um faz a sua parte bem feita, com empenho e dedicação, os resultados são alcançados. E se, essas mesmas pessoas perceberem que trabalhando juntas podem conquistar aquilo que desejam, então, os resultados que poderão ser alcançados são inimagináveis.

 

Mas, como eu trabalho em equipe?

 

 

Nos dias de hoje estamos cada vez mais desconfiados e incrédulos As amizades parecem superficiais. É como um vírus do medo onde todo mundo pisa em ovos com receio de compartilhar alegrias e tristezas. A primeira é temível porque há o medo de “olho gordo” e inveja alheia. A segunda, porque sabemos que cada um tem suas próprias dificuldades, então pensamos: “porque dizer se ninguém vai me ouvir” Ou pior ainda, “por que dizer se vão falar mal de mim e fofocar sobre a minha vida”?

Eu te entendo.  Bate um sentimento de solidão e parece que você é mero ouvinte. Mas, não se engane!  Ouvir as pessoas e tentar ajudar os outros é algo que todos nós podemos e deveríamos fazer. Mas, também é necessário que a gente possa falar e ter alguém para desabafar. Um cúmplice para todos os momentos. Alguém que te ajude nesse trabalho em equipe.

Olhe ao redor. Pense nos familiares, colegas de faculdade ou de trabalho, amigos antigos, namorado (a), esposo (a). Como é o seu círculo social? Você pode contar com alguém que faça parte dele? Muitas vezes, essa PESSOA em questão está aí, implorando pra estar ao seu lado e te ajudar, mas você não consegue vê-la.

Agora, olhe para si mesmo. Você sabe como pedir ajuda? Você sabe como trabalhar em equipe? Se sim, ótimo!! É isso mesmo. Caso contrário, está na hora de mudar e eu vou te dizer como:

 

1 – Faça a sua parte, ainda que ela pareça pequena

Parece que um esforço pequeno é minimalista perto de grandes ações. Mas o seu exemplo poderá contagiar todos as sua volta. Imagine um ambiente de trabalho onde todo mundo consome muitos copinhos de plástico para beber água. Todos os dias são centenas e centenas de copinhos, porque toda ida ao bebedouro é um novo copo. A situação passa a te incomodar ao notar que tudo é jogado no lixo, sem a chance de ir para um destino melhor, como a reciclagem.

Com o objetivo de mudar isso, você passa a usar uma caneca. Assim, toda vez que precisar tomar água precisará apenas dela. Economizará copinhos e de quebra terá um objeto decorativo para enfeitar a mesa. O pessoal da sua equipe nota a atitude. Elogiam a idéia e passam a fazer a mesma coisa. No início, era só você, mas agora, o uso da caneca virou uma campanha contra o desperdício e todo mundo quer fazer parte.

O problema estava ali. A solução partiu de você, mas o seu exemplo incentivou a todos e o trabalho em equipe foi fundamental para acabar com o problema.

 

2 – Não faça sozinho. Busque pessoas para a mesma causa e que topem o desafio de trabalhar com você 

A frase “juntos, somos mais fortes” é a pura verdade. Se você deseja passar por um problema, se deseja obter um resultado específico encontre pessoas que queiram o mesmo. Mas diga isso em voz alta, porque ninguém sabe ler pensamentos. Muitas vezes, no nosso íntimo, a gente quer que os outros adivinhem o que queremos. Só que eu preciso te dizer que isso não vai acontecer.

 

Pra que a situação mude você precisa falar. Dizer com todas as letras o que deseja. Sem medo! DIGA, mas o mais importante além de dizer é agir. A sua atitude será referência, então comece agora!

 

Dicas para que o trabalho em equipe seja um sucesso

 

                           

                                                     

Agora que você já entendeu a importância do trabalho em conjunto, vou deixar algumas dicas de como obter melhores resultados a partir disso. Então, pegue papel, caneta e tome nota:

 

SEJA PACIENTE –  Não é fácil lidar com as opiniões das pessoas. Mas, é preciso respeitar as diferenças, afinal cada um pensa de um jeito. Pense antes de falar e aprenda a ouvir  e compreender o que os outros desejam comunicar.

DIALOGUE – A comunicação é o melhor jeito de resolver um problema. Saber expressar seu ponto de vista sem ofender as pessoas é a chave para que a conversa flua e ninguém interprete errado suas intenções.

ACEITE A IDEIA DE ERRAR – Todos nós podemos errar. Essa possibilidade existe e quanto mais cedo você entender isso, menos frustrante será lá na frente. Só não esqueça que com os erros vêm o aprendizado. Então, saiba extrair o melhor dessas situações e agradeça por elas.

APROVEITE – O trabalho em conjunto mostra muito de nós e de nossas colegas. Aproveite para conhecer mais sobre os outros e sobre você mesmo.

Agora assista o Marcia Luz TV de hoje:

 

Se você gostou, deixe seus comentários aqui abaixo, compartilhe este artigo e inscreva-se no site para ficar por dentro das novidades:

 

 

Quer participar da minha lista VIP no WhatsApp e receber conteúdos exclusivos?

Envie seu NOME e SOBRENOME para o meu WhatsApp: 48 99135-1146 

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top