Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

Agradecer: um remédio diário contra a depressão

Está cansando de se sentir triste e deprimido todos os dias? Eu quero te ajudar a passar por isso. Hoje, você entenderá como a gratidão pela vida e por tudo que possui pode prevenir e curar a o maior mal do século XXI: a depressão.

 

A depressão é descrita de diferentes formas pelas pessoas, mas há algo em comum presente em todas elas: o sentimento de angústia. É como um vazio que corrói o peito ou uma dor aguda que fica ali latejando. Tudo pode estar, aparentemente, ocorrendo bem na sua vida, mas em algum lugar dos seus pensamentos algo te diz que nada mais faz sentido. Se deixa levar, mergulha em uma profunda tristeza, dia após dia, até se dar conta que todas as energias foram sugadas, até sentir que não é mais o mesmo. Parece que envelheceu anos e que todos estão progredindo, menos você.

As causas podem ser as mais variáveis, como: alterações nos neurotransmissores, fatores genéticos, estresse, doenças crônicas e tantas outras. Medicamentos e outros métodos de tratamentos são utilizados no combate a essa síndrome, que muitas vezes é incompreendida pelos que não sofrem com ela.

Eu acredito que você já saiba da maioria dessas coisas, e que se chegou ao ponto de pensar que a sua própria existência é algo insignificante, também procura por respostas que aliviem a dor em seu coração.

Para começarmos, peço que pegue papel e caneta. Vamos fazer um pequeno exercício. Pense em três coisas pela qual você é grato. Coisas que te dão o mínimo de força para continuar vivendo. Quem sabe os filhos, a família, colegas, o trabalho ou até mesmo animais de estimação.

Seja honesto consigo mesmo. Acredite, tem algo aí que te faz continuar nessa caminhada.

Listou? Vamos ao próximo passo!

 

Escolha agradecer todos os dias 

 

 

O ato de agradecer é algo que infelizmente, a maioria das pessoas esquece. Você levanta, cai na rotina e nem se dá conta das coisas maravilhosas e incríveis que ocorrem ao redor. Pode ser o sorriso ou cumprimento de um estranho. Alguém que levantou no ônibus para ceder o próprio lugar. Ou até mesmo um lindo dia de sol após uma semanada de chuva. Pequenos detalhes que acabam passando despercebidos por nós e não ganham o mínimo de reconhecimento.

O seu cérebro está acostumado a reparar naquilo que não está bom o suficiente. Seja algo no seu corpo, sua maneira de ser e agir, os próprios defeitos ou o dos outros. É uma nuvem escura, repleta de negatividade.

Imagine comigo: uma pessoa acorda e logo pela manhã já acessa as redes sociais. Nem deu tempo para a cabeça se acostumar com um novo dia. Fica ali deitada, ainda no escuro, acessando Facebook, Instagram e tantas outras mídias.Nem ao menos se dá conta de que em poucos segundos abriu a própria vida para o mundo e que a partir daí já não possui mais controle sobre nada.

 

 

Então, começa a rodar a tela onde estão novidades. Percebe que fulano foi viajar, ciclano jantou em um restaurante descolado, beltrano começou a namorar, e você ficou em casa comendo miojo e assistindo TV. A autoestima despenca e você se sente um ninguém. O dia já começa com um Q de decepção. Não pelos outros estarem “felizes”, mas por você não ter nada legal para compartilhar com esses ‘alguéns’, que muitas das vezes nem conhece.

Agora, imagine se tudo fosse diferente. Você desperta e começa a refletir sobre as três coisas que listou lá em cima. E imagine se todos os dias você fizer isso, sempre falando sobre três motivos diferentes para viver.

Esses elementos serão aquilo que te darão força para continuar.

 

Pensamentos positivos são poderosos contra a depressão


Não sei se você sabe, mas a depressão é considerada o maior mal do século pela Organização Mundial da Saúde, OMS. Em pesquisas, a estatística é que em 2030 essa doença atinja mais pessoas no mundo do que o câncer e a Aids. Não importa a classe social, raça ou nem mesmo idade, todos nós estamos à mercê dessa doença que chega silenciosamente.

Você pode estar se perguntando:

“Márcia, como o simples ato de agradecer pode curar a depressão, a ansiedade e o medo que eu sinto? Como isso pode mudar minha forma de agir, de não apenas estar no mundo, mas também de participar dele?”

Antes é preciso ter em mente que a mudança pode começar hoje, tudo depende de você. Se antes pensar negativamente era um hábito constante, pare agora, e recomece pensando de maneira mais otimista e positiva.

 

Quantos de nós temos motivos para reclamar? Seja sobre os filhos, o chefe que pega no pé, o salário que não dá para nada, o marido ou a esposa que não reconhecem o nosso esforço. Poderia listar aqui milhares de itens, porque é natural do ser humano reconhecer mais as coisas ruins do que as coisas boas.

Mas, pense como é cansativo criticar tudo, falar mal das pessoas e pense mais, como é exaustivo e estressante lidar com tanta energia negativa. Pra mim, quanto mais coisas ruins você faz ou fala, mais coisas ruins atrairá para a sua vida.

Comece a blindar a sua mente contra esses pensamentos:

  • Deixe-os de lado e passe a prestar atenção aos detalhes bacanas e positivos do seu dia.
  • Valorize um elogio que receber, ao invés de ficar desconfiado. Acredite em você mesmo.
  • Fique feliz pela vitória dos outros.
  • Pratique o ato de encontrar coisas boas em situações desfavoráveis.
  • Quando algo ruim vier poluir o que você pensa de si mesmo, pare um segundo e reflita se há algum fundamento nisso!

Pegou engarrafamento no trânsito? Coloca uma música bacana pra tocar e cante junto. Está sem nada pra fazer? Leia um livro, ou assista aquele filme que você queria tanto. Não tem ninguém para ir ao cinema? Aprenda amar a sua companhia e a liberdade em poder escolher o lugar e o horário que quiser.

Trabalhe a sua mente para enxergar motivos favoráveis em situações ruins, e logo isso se tornará algo tão natural que quando menos esperar fará sem pensar que precisa fazer.

 

Os problemas virão, aprenda a superá-los 

 

Muita gente tem vontade de se esconder debaixo das cobertas ao invés de lidar com as adversidades da vida. A depressão tende a tornar isso um hábito cada vez mais constante, já que você acaba ficando apático em situações complexas.

No entanto, ninguém pode esconder cada probleminha embaixo de um tapete e sair por aí como se nada tivesse acontecido. Para o seu amadurecimento e crescimento pessoal, é preciso lidar com situações difíceis logo no começo.

Quando algum imprevisto surgir ou as coisas saírem do seu controle, respire fundo e veja o que essa situação pode te ensinar. Aprenda com os problemas para evitar que eles se repitam.

Dê voz ao que deseja expressar ao invés de guardar tudo dentro de você!

Mas, tenha sempre em mente que não há uma pílula milagrosa contra a depressão. Você precisa decidir, optar e despertar toda força que eu sei que existe aí dentro para mudar a sua realidade. Quando se perde a felicidade em viver, você passa a se questionar sobre o porquê de estar vivo. Nada mudará se você não mudar.

Agradeça por mais um dia e seja feliz em todos os outros.

 

Assista abaixo um vídeo onde eu explico mais sobre como agradecer todos os dias pode te ajudar a enfrentar a depressão:

LINK

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top