Dra Marcia Luz Blog Gratidão Como estimular a gratidão na família
Gratidão Relacionamentos

Como estimular a gratidão na família

Estamos vivendo num mundo onde a pressa é a rainha, sabia? Ninguém quer esperar, todo mundo quer as coisas ontem. Às vezes, essa mentalidade faz a gente achar que merece tudo instantaneamente, fica meio confuso diferenciar o que a gente realmente quer do que a gente precisa de verdade. E olha, isso é sério, especialmente para os pais que estão moldando a próxima geração.

 

Como estimular a gratidão na família?

 

Então, antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro uma coisa: nossos filhos merecem nosso amor, sempre. Isso é incondicional, não tem preço. Mas, privilégios, esses a galera tem que batalhar pra conquistar, não é de graça.

 

Você sabe qual é a chave? o exemplo! Se somos gratos, as crianças vão seguir na mesma linha e se tornar adultos responsáveis. E o bom é que dá para ensinar gratidão, é como uma receita para deixar a casa mais tranquila. Os pais são o exemplo mais real que os filhos tem, então, vou te dar algumas dicas para criar esse clima de gratidão na família.

 

Pensa assim, você pode começar de uma forma mais leve, não precisa complicar. Um caderno da gratidão é uma ideia legal, ou então escrever em um papel as coisas que você aprecia e colocar num potinho. Depois, de vez em quando, tira um papel e lê para a galera. Depois de começar, chama a família toda para participar. Quanto mais cedo, melhor, quando os pequenos estão começando a entender as coisas.

Gostou da ideia? Clique aqui e saiba como fazer um caderno da gratidão, ou clique aqui e aprenda a fazer o pote da gratidão

 

Gratidão é a chave!

E tem outras sugestões para promover a gratidão, como surpreender os filhos de vez em quando, porque assim é mais fácil valorizar as coisas. Contar algumas histórias da família, mostrar as dificuldades que você enfrentou, isso ajuda a agradecer pelo que tem e a correr atrás do que quer.

 

Se você tem filhos mais velhos, dê a eles a chance de cuidar dos mais novos! Isso ajuda a entender as necessidades dos outros. E agradeça em voz alta quando for agradecer por alguma coisa, para os pequenos ouvirem, como agradecer aos professores, ao pessoal que serve na mesa, aos caras que retiram o lixo, todo mundo…

 

E uma dica importante, fique de olho no que seus filhos estão assistindo na TV. Às vezes, a mídia só empurra essa ideia de querer mais, mais, mais. Então, tente equilibrar, coloque alguns programas que ensinam coisas legais, valores!

 

Lembre-se, o melhor jeito de ensinar é dando o exemplo. Vai por mim, aos poucos, a molecada vai pegando o jeito, vai reclamar menos e agradecer mais. E você vai ver como é legal curtir os momentos em que seus filhos estão numa boa e agradecendo pelas coisas na vida.

Quer saber mais sobre esse assunto? Leia também Como ensinar crianças a praticar a gratidão

Você gostou do artigo “Como estimular a gratidão na família”? Deixe sua opinião nos comentários!

Não esqueça de me seguir no Instagram clicando aqui

Sair da versão mobile