Dra Marcia Luz Blog Gratidão Motivos pelos quais você pode se sentir grato
Gratidão

Motivos pelos quais você pode se sentir grato

Trabalho com a metodologia da gratidão há muito tempo e depois que entrei no mundo digital passei acompanhar a transformação na vida dos meus alunos quase que diariamente. São mulheres e homens, de todas as idades, cores e profissões que passaram a cultivar o hábito de agradecer e hoje colhem os frutos saborosos dessa mudança.

Para ajudá-los a alcançar esse estado de espírito, eu proponho que eles realizem um exercício que eu mesma pratico que é  a criação de um “Caderno da Gratidão, aonde você tem a tarefa de anotar todo dia 10 motivos pelos quais é grato. Você pode pensar: ’10 motivos? Não é muito?’.  Bem, para quem já se acostumou a agradecer diariamente e a todo minuto pelas bênçãos que vem colhendo, como eu e muitos alunos meus fazem, garanto que não!

Por que a gratidão é importante?

Ser grato é mais do que ser bonzinho, falar obrigado e ser educado. A explicação, embasada por pesquisadores e profissionais renomados no mundo todo, diz que a gratidão pode te auxiliar enormemente a alcançar teus sonhos e objetivos.
A Neurociência estuda o funcionamento do cérebro. Normalmente estamos pensando no que queremos ser e fazer. Fazemos listas intermináveis, tanto mentalmente quanto no papel, de coisas que queremos. Quantas vezes reclamamos por não conseguirmos o que queremos, quantas vezes nos frustramos e ficamos com raiva de Deus e do mundo à nossa volta pelo que não conseguimos?
Na contramão destes sentimentos de raiva e frustração vem a nossa lista da gratidão. Ela deve ser feita diariamente, a cada vez que nos sentirmos satisfeitos com algo que fizemos, recebemos ou conseguimos, ou com alguma interação agradável com alguém.
Veja o que acontece com nosso cérebro neste momento:

  • Ativamos o sistema de recompensa do cérebro através da liberação do neurotransmissor chamado DOPAMINA, aumentando a sensação de prazer.
  • Por outra via neural a glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e liberar a OCITOCINA na corrente sanguínea.

 

Quer saber mais sobre os benefícios da prática da gratidão? Clique AQUI e assista um vídeo sobre o assunto.

Me siga nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile