Aproveitando que hoje, 12 de outubro, é considerado como dia das crianças, eu vou te mostrar o poder da gratidão nas crianças.
Se você tem alguma criança na sua vida, seja filho, sobrinho, irmão, afilhado… tenho certeza de que essa criança é muito amada. Mas apenas o amor não basta para o desenvolvimento dos pequeninos, é necessário educa-los e orienta-los da melhor maneira possível.
A gratidão é uma prática que não tem contra indicação, todos podem praticar, e quanto mais cedo começar, melhores serão os resultados.
Dê exemplos simples para a criança
Dependendo da idade da criança, pode ser que a mente dela ainda não compreenda o que a gratidão realmente significa, então aqui vão alguns exemplos de como aplicar a gratidão na vida dessa criança:
1. No momento da alimentação, oriente a sua criança a agradecer pelos alimentos.
2. Mesmo que você possa dar outros brinquedos, faça com que a criança agradeça pelos brinquedos que ela já tem.
3. Mostre a importância da interação e gentileza com os amiguinhos, irmãos e outras crianças.
4. Diga para a criança listar motivos, pessoas, objetos e outras coisas que ela fica feliz em ter na vida dela
Veja como isso funciona na prática
O caso a seguir aconteceu em Cascavel, no Paraná. O pequeno Murilo José Rossi Vilas Boas, de 7 anos, recebeu uma tarefa escolar: durante uma semana, o menino deveria agradecer pelas coisas que ele considera mais importantes.
Logo no primeiro dia do exercício, Murilo não hesitou, ele fez um agradecimento especial para os garis que trabalham coletando o lixo onde ele mora com a família, e que são chamados carinhosamente de “amigos” pelo pequeno.
Em entrevista ao site G1, Murilo disse:
Eu acho muito importante o trabalho dos amigos. Eles deixam nossa cidade limpinha. Eu gosto de esperar eles passarem porque fizemos uma super bagunça.