Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas sobre SUCESSO e PROSPERIDADE

100 passos da gratidão: mude com esta prática!

Você acreditaria se eu dissesse que dar somente 100 passos, proferindo uma palavra pode mudar sua vida? Pois eu quero te apresentar hoje um exercício muito simples, que eu proponho aos meus alunos do curso “A Gratidão Transforma”. Não leva muito tempo, e este e mais outros exercícios vem auxiliando mais de 3 mil alunos a se conectarem com a energia da gratidão. Desta forma eles vem transformando suas vidas e a de pessoas ao seu redor.

A experiência de quem já praticou

Muitos alunos relatam sobre suas experiências, e gostaria de contar um destes relatos. Esta aluna minha estava num momento de vida crítico. Havia se separado, estava com um novo parceiro e não sabia o que fazer a respeito; buscava um novo emprego ou uma nova profissão, e não conseguia escolher; tinha filhos adolescentes, e não sabia se precisava ser mais rígida ou maleável no trato com eles.

Ela iniciou o curso a Gratidão Transforma, e fez o exercício proposto dos 100 passos da gratidão. Sempre que possível, ao sair para caminhar, ela repetia o exercício. O que aconteceu a seguir foi incrível: nas semanas seguintes, todos os seus questionamentos foram sendo resolvidos um a um, desde seu relacionamento afetivo, sua vida profissional e o relacionamento com os filhos, que começou a fluir naturalmente e sem brigas.

banner_a-gratidao-transforma

 

Os 100 passos da gratidão

O exercício dos 100 passos da gratidão é rápido. Vou te passar o passo a passo:

  • escolha um lugar no qual você queira caminhar. Pode ser um lugar bonito e agradável, como uma praça, ou parque; pode em frente à sua casa, dentro do seu condomínio. E se estiver chovendo, até mesmo dentro da sua casa.
  • escolha o ponto de partida do seu trajeto, e conte 100 passos. Se o trajeto for curto, não há problema em fazer ida e volta.
  • Ao terminar o trajeto, volte o início dele.
  • E aqui o diferencial de nossa caminhada: a cada passo, conte e diga: gratidão, obrigado(a), sou grato(a). Pode escolher uma das expressões, ou alterná-las.

 

Concentre-se em seus passos, na contagem e na palavra proferida. Se quiser ritmar seus passos com sua respiração, isto irá te ajudar a se concentrar. E se você ainda não se convenceu, e acha que deve ser monótono, vou te explicar o motivo deste exercício ser benéfico.

 

Cem passos e a meditação ativa

Você sabe o que é meditação ativa? Quem já ouviu falar sobre meditação imagina uma pessoa sentada, quieta, em silêncio, “entrando em alfa”. De preferência num jardim oriental e vestido de monge, não é verdade?

Mas meditar não precisa de jardim oriental e muito menos aspirar ser monge. Meditar é para todos, e faz muito bem para nossa mente e corpo. Existe a forma tradicional de meditação, aonde é aconselhado que você realmente esteja num local silencioso, quieto, se concentre em sua respiração e aquiete a mente.

O objetivo de qualquer meditação é entrar em contato com o nosso “mundo interno”, ou nossa sabedoria interna.  A prática regular de meditação traz mais foco, capacidade de resolução de problemas, e diminui a ansiedade do dia a dia. Você permanece centrado mesmo em situações difíceis ou desagradáveis.

100-passos-4

Os 100 passos, que proponho aqui, são um tipo de meditação ativa. Esta forma de meditação é proposta em várias linhas de caminhos espirituais, tanto quanto a meditação passiva.

Por exemplo, o budismo prega que devemos fazer toda e qualquer ação nos concentrando somente nela, naquele momento. Desta forma estamos inteiros no que fazemos. Exemplo simples: se estiver lavando louça, não pense em mais nada. Concentre-se na ação de lavar a louça. Faça seu melhor. Perceba o objeto que está lavando, a espuma, a água. Esta já é uma forma de meditar, pois você não deixa seus pensamentos soltos.

Um outro exemplo, os Sufis, usam um tipo de meditação ativa através do Giro Dervixe. Eles creem na união da matéria com o espírito, e através da prática de giros consecutivos, buscam conectar-se com sua essência divina, através do movimento.

Também existem outras técnicas de meditação ativa, como a de Osho, que buscam quebrar velhos padrões enraizados na pessoa, através de movimentos novos, que ela não está acostumada. Mexendo no corpo, atingimos a mente. E este é o princípio dos nossos 100 passos.

 

 

Qual o motivo de repetir a palavra gratidão durante os 100 passos?

Já é conhecido desde a antiguidade a importância da palavra para focar e direcionar a mente. Os budistas, por exemplo, chamam estas palavras de mantras, e servem  como “instrumento da representação e concentração mentais”.

Muitas outras linhas de pensamento e espiritualidade também falam da importância da palavra. Na Bíblia, a história do mundo começa através do poder da Palavra, do Verbo. Na sabedoria indiana, também se repetem mantras, palavras que conectam a pessoa com determinadas energias, de criatividade, amorosidade, força, por exemplo.

E atualmente, a neurociência mostra que organizamos e reorganizamos o nosso mundo interno através do que ouvimos, pensamos e expressamos, através da palavra. Criamos “caminhos neuronais”, ou conexões cerebrais, desde a mais tenra idade, através, inicialmente, do que ouvimos de nossos pais e outras figuras de autoridade.

Depois, reproduzimos não só comportamentos, mas frases e expressões que recebemos, e que muitas vezes acabam por nos definir. Quer ver uma? “Não existe crescimento sem sofrimento”. Ou: “pobre só vai pra frente quando tropeça.” Já pensou no significado destas frases, e como elas podem ter moldado o que você acredita ser e poder se transformar? Se não foi o suficiente, tem uma antiga: “quem nasceu para tostão nunca chega  milhão.”

100-passos-3

O que eu proponho, falando a palavra “gratidão” ou as expressões “sou grato” e “muito obrigado”,  ao caminhar, é exatamente começar a mexer nestes padrões mentais. Vamos substituir padrões como: “tudo é difícil”, “ser uma pessoa melhor é quase impossível”, ter sucesso é para poucos”. Será que agora você está mais animado para começar esta prática simples?

 

A força da energia da gratidão

O que te ensinei hoje pode mudar a sua vida e o seu foco de atenção. Ao focar na energia da gratidão, você começa a perceber o lado positivo de todos os acontecimentos, bons e ruins. Também analisa as situações por diversos ângulos e consegue entender as lições por trás das situações difíceis que venha a vivenciar. Ao entrar na vibração da gratidão, percebe que  pode aprender com coisas boas que acontecem também, e isto lhe abre caminhos para que mais eventos positivos ocorram em sua vida.

Espero que tenha gostado da dica de hoje. Experimente, e depois conte como foi, nos comentários do blog, ou no vídeo que disponibilizo abaixo para você.

Sinceramente, espero você fazendo parte da nossa comunidade do bem,  pois temos conseguido transformar muitas vidas, através da Gratidão e do apoio mútuo entre os mais de 3000 alunos.

Se quiser receber mais dicas e artigos como este, inscreva-se na nossa fanpage, e compartilhe com amigos que precisam de uma ajudinha! Gratidão!

BT_RECEBER

 

QUER SALTAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SUA VIDA?

Eu vou te mostrar que SUCESSO não é uma questão de sorte ou azar. A grande sacada do sucesso profissional e pessoal é que ele pode ser construído com o auxílio de uma metodologia específica, que atua sobre as crenças limitantes e os sabotadores, eliminando-os de vez. E isso vai te fazer saltar para novos patamares de resultados, atraindo prosperidade e realização para sua vida.

SAIBA MAIS

© 2016 Marcia Luz. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Termos de Uso. Desenvolvido por Blueberry Marketing.

Top