Sou Marcia Luz. Psicóloga, coach e palestrante, Mãe, esposa e profissional que tem como ‘missão’ ajudar as pessoas a terem vidas mais leves e felizes através da gratidão. Hoje, eu vou te apresentar o caderno da gratidão, uma prática diária que tem mudado muitas histórias de vida.
A ciência comprova que uma pessoa grata reclama menos, sorri mais e sabe celebrar as pequenas coisas que acontecem no dia a dia. Não apenas acontecimentos felizes e que trazem benefícios próprios, como também percebe que em meio ao caos é possível encontrar a oportunidade de fazer a diferença.
Meus estudos ligados à gratidão já ultrapassam 30 anos. São mais de 600 mil pessoas que trataram feridas físicas, emocionais, relacionamentos à dois, saúde, bem estar entre outras áreas. Essa experiência tão intensa e concreta foi o que me deu o empurrãozinho necessário para eu iniciar o meu doutorado com foco em pesquisas sobre os benefícios desse sentimento no comportamento humano, pela Universidade da Flórida, FCU, nos Estados Unidos.
Desejo compartilhar com você, querido leitor, mais conteúdos e exercícios ligados à prática da gratidão e decidi criar novos conteúdos para o blog com relação a esse tema. Quero que você conheça profundamente os benefícios que a gratidão pode trazer para a sua vida através de um exercício enriquecedor que é o caderno da gratidão, seu mais novo amigo ao longo dessa jornada.
Caderno da Gratidão
A gratidão faz com que a vida seja apreciada de maneira mais leve. Você encontra a paz em meio à guerra, retribui o ódio com amor, revida a inveja e a raiva com gentileza e bondade. E o mais bacana? Agradecer é um sentimento tão especial que te transforma de dentro para fora. Ele limpa a sujeira que há dentro do seu coração e da sua mente, abre espaço para uma mentalidade mais positiva que vai influenciando todas as áreas da sua vida para melhor.
Mas não basta agradecer de vez em quando. Você precisa aprender a agradecer mais do que reclamar. Se você faz 2 agradecimentos por dia e 8 reclamações pode ter certeza que seus pensamentos, ouvidos e olhos estão focados no que é negativo.
É muito fácil ter gratidão quando tudo está funcionando na sua vida: acabou de receber uma promoção no seu emprego, tem um negócio próprio e conseguiu vários clientes novos e o negócio está te dando resultados financeiros maravilhosos, encontrou o amor da sua vida e está apaixonado, acabou de adquirir a sua casa própria ou comprar o seu carrão, tudo está dando certo e até a saúde está em dia.
Como fazer o Caderno da Gratidão
Como é bom agradecer nessas situações, não é mesmo? Fica fácil ser feliz. Mas e quando a tristeza bater a sua porta? E quando as coisas derem errado? Não adianta dizer “Meu Deus eu sou grato pelo meu emprego” e pensar: “Sou grato coisa nenhuma, aquele emprego é uma droga”.
A gratidão é um estilo de vida. É um jeito diferente de enxergar as adversidades e eu posso ficar aqui escrevendo mais parágrafos de tudo que eu sei sobre os benefícios da gratidão, mas eu quero que você experimente por si mesmo.
Por isso, proponho que você faça um exercício simples chamado ‘caderno da gratidão’.
- Você vai providenciar um caderno ou bloquinho, pode escolher ou fazer a decoração da capa, e todo dia antes de dormir vai anotar 10 itens pelos quais é grato.
- Essa atividade vai ser o ponta pé inicial para que você aprenda a focar a sua mente para o que há de bom na sua vida e ao seu redor.
Me conta nos comentários se você já conhecia esse exercício ou se você já pratica o caderno da gratidão.
7 Comments